05/03/2012

Parceria Codesal e Ufba pretende oferecer soluções econômicas para contenção de encostas

Apresentar soluções práticas e econômicas para a estabilização das encostas da capital baiana é uma das metas dos estudantes dos últimos anos do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Na manhã desta segunda-feira (5) representantes da gestão municipal, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), participaram da aula inicial deste semestre, na Ufba, com o objetivo de estreitar ainda mais a parceria entre as instituições.

“Queremos levar para eles, um pouco mais sobre a realidade da nossa cidade, para que possam contribuir para o desenvolvimento da primeira capital do País, com o trabalho de estabilização de encostas”, diz o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

A engenheira Rita Moraes apresentou algumas situações cotidianas da cidade através de slides. “A partir daí eles vão escolher uma área para que realizem o trabalho, através de soluções econômicas e até sustentáveis para evitarmos o escorregamento de terra”.

O segundo passo é sair com os estudantes para que eles conheçam mais de perto a realidade. “Fazer uma visita a campo, que é essencial para a continuidade das atividades”, alertou Moraes.

A engenheira lembrou ainda de uma frase do professor e diretor da Escola Politécnica da Ufba, Luiz Edmundo: “Como diz o professor Luiz Edmundo eles estão acostumados a fazerem projetos para quem tem dinheiro, mas a nossa realidade é diferente, e é isso que queremos mostrar”.

O objetivo a gestão municipal é que essa parceria aconteça muitas outras vezes. “As atividades vão acontecer ao longo do semestre, mas acreditamos que é o primeiro passo para que tenhamos profissionais ainda mais preocupados com o bom desenvolvimento da nossa cidade, com soluções para todas as classes sociais”, conclui o subsecretário da Codesal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário