06/06/2012

Evento marca lançamento do Projeto Transbaião



Trem turístico cultural e gastronômico que vai percorrer 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte.

Crédito fotos: Osmar Gamma / Estefano Diaz.



Foi lançado hoje (06.06), durante almoço no Restaurante Barbacoa, o Projeto Transbaião – A Cultura Viaja Aqui”, um trem turístico cultural e gastronômico que vai percorrer durante o mês de junho 13 municípios do Recôncavo baiano,Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. O Transbaião, que está na sua segunda edição, comemora este ano os cem anos de um Rei: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos cantores populares mais amados do Brasil que divulgou para todo opaís a cultura nordestina, com os ritmos do baião e do forró.



O evento reuniu mais de cem convidados, entre eles o presidente do Sebrae Bahia, Edval Passos, o superintendente interino da Caixa Econômica Federal, Vivaldo Oliveira Neto, O diretor da Ambev, Alexandre Magno, o diretor da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Henrique Amaral, o diretor da Bahia Specialty Cellulose, Claudio Cotrim e os cantores Zelito Miranda e Del Feliz,entre outros.



O projeto foi concebido e desenvolvido pelo afilhado do cantor, o hoje deputado federal pela Bahia Luiz Argôlo, que para idealizar o projeto se inspirou no padrinho que fazia o percurso do Nordeste ao Sul apenas sob os trilhos. Nestas viagens o Rei do Baião fazia questão de dar uma parada no município de Entre Rios paravisitar o amigo e compadre Manoelito Argôlo. E foi assim, ainda menino,que Luiz Argôlo, ao lado do pai Manoelito, via seu padrinho, e se encantava comas conversas e as cantorias.



Além de homenagear o Gonzagão, o projeto pretende criar um novo e forte circuito turístico, revitalizar a riqueza cultural e gastronômica nos municípios,fomentar o desenvolvimento local sustentado com a agricultura familiar, promover a capacitação da mão de obra e gerar emprego e renda na região. A malha ferroviária por onde o Transbaião vai passar - um circuito de 272quilômetros - resgata a tradição do trem de passageiros desativada há 31 anos. Ano passado, também em caráter experimental, o projeto passou por estes municípios com vagões repletos de convidados.



“Temos nas mãos um projeto audacioso, à altura do homenageado. Buscamos impactar aeconomia regional e criar uma nova opção cultural e de transporte para a população desses municípios”, disse Argôlo. Para viabilizar a proposta, um sonho acalentado por muitos anos, ele percorreu cada quilômetro da centenária ferrovia e se surpreendeu com uma malha capaz de receber esses trens comemorativos do projeto. Através de contatos junto a Ferrovia Centro-Atlântica(FCA), responsável pela concessão do transporte ferroviário de carga no trecho em questão, conseguiu apoio as ações do projeto.

O Transbaião inicia as atividades no próximo dia 16 junho, quando será realizadaa primeira viagem entre as cidades de Dias D´Ávila e Camaçari. A programação segue envolvendo 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte, região por onde Gonzagão circulou de trem no início de sua carreira.

No dia 17.06 o projeto Transbaião segue de Camaçari para o município de Simões Filho. O trecho Conceição de Feira-Cachoeira será feito no dia 25 de junho. Já no dia 29.06, o percurso Catu-Alagoinhas vai ser contemplado. Para finalizar, nos dias 30.06 e 01 de julho, o trem turístico percorrerá o trajeto Alagoinhas-Entre Rios, até a localidade de Lagoa Redonda, terra de Lindu, do Trio Nordestino.

Ao passar por esses lugares, o Transbaião vai oferecer uma série de serviços às comunidades. Feira de saúde e cidadania (serviço médico), SAC Móvel, através do serviço de emissão de documentação, cinema na praça, biblioteca itinerante efeira da agricultura familiar. Fora as ações pontuais nos Centros de Cultura dos municípios, apresentações de grupos folclóricos locais e regionais eexposição fotográfica e o acervo de Luiz Gonzaga. O projeto conta com o apoiodo Governo do Estado da Bahia.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) participa do projeto mapeando a gastronomia das cidades por onde o trem vai passar, identificando pratos característicos de cada local e apresentando-os no projeto. O objetivo é potencializar o roteiro gastronômico com a utilização de produtos regionais oriundos da agricultura familiar dos municípios. A parceria da Abrasel compreende ainda a capacitação e treinamento da mão de obra para bares e restaurantes nos municípios do roteiro. A Ambev, também patrocinadora, vai atuar na área de capacitação de mão-de-obra local para atender a demanda gerada pelo projeto.

O projeto conta ainda com o patrocínio da Bahia Specialty Cellulose e Copener, que atuam nas regiões pelas quais o Transbaião vai passar, contribuindo com o desenvolvimento regional, econômico e cultural das localidades, principalmente ao que se referea agricultura familiar e a recuperação de áreas degradadas e matas ciliares.


Para conferir a galeria completa, acesse nosso Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3535899790762.147558.1070358601&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário