03/07/2012

Quinta tem o Quarto Capítulo de Bruno Masi na Cevicheria


CD já é considerado o melhor da carreira do artista que atribui o resultado à liberdade de criar e escolher o repertório.

Bruno Masi acaba de colocar a turnê do CD Quarto Capítulo na estrada. Os próximos encontros com o público já estão marcados para o dia 5 e 19 de julho, na Ocho Ceviche Bar. Nele, cantor e compositor baiano Bruno Masi vai apresentar o novo trabalho, que propõe um passeio pelo melhor da musicalidade brasileira. Assim, Quarto Capítulo, traz 11 faixas que vão de baladinhas ao Ijexá e Samba Reggae, sempre com um toque forte da personalidade do artista.

Idealizado em parceria com o músico Fred Pessoa, o CD combina instrumentos clássicos como violino, contra-baixo acústico e violoncelo, com a pegada moderna e cheia de ritmo, resultando no que pode ser descrito como o melhor trabalho já feito pelo artista em seus mais de 10 anos de carreira.

Isso porque, como Bruno mesmo descreve, Quarto Capítulo é o resultado de anos de amadurecimento musical e profissional. “Além disso, acho que aqui eu tive tempo e espaço para gravar o que eu acredito que é realmente bom, sem a interferência comercial imposta pela indústria fonográfica”, revela.

Assim, Quarto Capítulo chega com a proposta de oferecer acesso gratuito às suas faixas, cujo download pode ser feito através de um link disponibilizado no site do artista www.brunomasi.com.br. No mesmo endereço também é possível assistir ao clip da primeira música de trabalho do CD, a faixa Sweet Breeze, composta por Bruno, e que já atingiu quase 5 mil acessos desde o lançamento.

Um outro detalhe importante na construção desse novo trabalho de Bruno Masi foi o time de músicos de primeiríssima reunido para gravar e que tem nomes como Robson Cunha (baterista de bandas como o Camisa de Vênus e Nara Gil) o baixista Giroux Wanziler (do Araketu), Bruno Aranha (que assina trabalhos com Jau Peri) e o músico clássico da Neojibá, Gabriel Vargas.

O CD traz ainda composições próprias e inéditas, como Sem Mais e Domingo Em Sampa. Quarto Capítulo traz ainda releituras de sucessos de compositores baianos consagrados como Eu sou Negão, de Gerônimo, e Nine Out of Ten, de Caetano Veloso. “Fizemos um pré-lançamento, também no Ciranda, para experimentar o trabalho ao vivo e agora chegamos com ele redondinho para apresentar para o grande público”, detalha o artista.

Com produção de Beto Neves (que já assinou trabalhos de Ivete e Brown), o cd é o quarto da carreira solo do artista, que saiu de Salvador para conquistar fãs por todo o país há 10 anos, como vocalista da Superfly. A carreira com a banda, no entanto, acabou logo depois que Bruno chegou a São Paulo. “Eu estava em busca de novas conquistas e sonoridades. Em São Paulo, eu descobri essa vontade de conhecer melhor como artista”.

Assim, seu primeiro passo foi estudar atuação com Fátima Toledo, respeitada diretora de atores (Cidade de Deus, Tropa de Elite e Linha de Passe). De aluno, Bruno rapidamente passou a assistente e preparador de atores do estúdio, trabalhando em filmes como Nome Próprio, estrelado em 2008 com a atriz Leandra Leal.

Foi nessa época que Bruno iniciou a formatação do projeto Dendê Experience, evento que assinou a idealização e realização, no Centro Cultural Rio Verde, situado charmoso e boêmio bairro da Villa Madalena, e que chegou a ser listado pela Folha de São Paulo como uma das melhores baladas com música ao vivo da cidade.

História – A história musical de Bruno Masi começou ainda na época de colégio, quando ele montou a primeira banda com colegas. Mas foi no começo de 2000, quando Salvador foi palco de uma onda musical nova, com uma intensidade que há muito não se via na cidade, que o cantor formou a banda de rock SUPERFLY, rapidamente virando um sucesso nacional. Naquela época, a banda conseguia lotar os 15 shows mensais que fazia na capital e outras cidades.

Após dois anos de sucesso em Salvador, Bruno Masi muda-se para São Paulo com toda a banda para atender a uma demanda nacional que surgiu pelo produto. Nesse meio tempo, compôs a maioria das trilhas para os filmes que eram realizados em seu Studio.

Em 2006, gravou “Trilhos Fortes”, com participação especial de Daniela Mercury e, contratado pela EMI, sai em turnê pelo sul do país. A música título do álbum, que leva o mesmo nome da música, foi uma das mais executadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, hoje, regravada pela cantora Claudia Leitte, é um sucesso no Brasil.

Ainda em São Paulo, além de compor trilhas para cinema e filmes publicitários, Bruno Masi gravou mais dois álbuns solo (“Tempo e Melodia” e “Sertão Marfim”) e criou a Dendê Experience, uma festa que começou como o encontro dos baianos na terra da garoa e que se tornou um grande sucesso nas noites paulistanas, atraindo centenas de pessoas durante os dois anos de duração.

Após quase 10 anos, Bruno Masi retorna a Salvador em 2010 e reencontra um amigo de infância, Fred Pessoa violinista da Orquestra da Universidade Federal da Bahia e administrador que também estava retornando a Salvador, após temporada em Londres.

Decidem, juntos, criar um projeto musical diferenciado, combinando MPB com instrumentos clássicos: violino, contra-baixo acústico e violoncelo. Os amigos então chamam músicos tarimbados da Bahia e convidam Beto Neves, engenheiro de som indicado ao Grammy pelo seu último trabalho com Carlinhos Brown para gravar e mixar o trabalho.


O que: Turnê Quarto Capítulo, de Bruno Masi

Quem: Bruno Masi

Onde: Ocho Ceviche Bar, Rio Vermelho

Quando: 05 e 19/7, às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário