A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
23/01/2013
CONVERGÊNCIA MUSICAL
Fotos: Angeluci Figueiredo / Divulgação.
O regional do choro Os Ingênuos, agora capitaneado por Cacau do Pandeiro, realiza sua temporada 2013 de roda de choro, com apresentações durante todas as segundas-feiras do mês de janeiro, sempre às 19h30, na Varanda do SESI Rio Vermelho, tendo a cada noite convidados especiais.
No dia 28/01, vários gêneros musicais convergem para a Varanda do SESI em uma fusão sonora entre o choro d'Os Ingênuos, a MPB de Paulinho Boca de Cantor e o Pop-rock de Sylvia Patrícia, em uma parceria Hessel Produções, Pólo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
O couvert artístico custa R$ 15,00.
Os Ingênuos – Fundado por Edson Sete Cordas em Salvador no ano de 1973, tem como remanescente Mestre Cacau do Pandeiro, 83 anos, que dois anos mais tarde se junta ao regional do choro. A partir de então, o grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, sempre a divulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".
Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, ao lado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca (cantora), Zé da Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro (cítara), entre muitos outros.
Com 39 anos de carreira o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Cacau do Pandeiro (pandeiro), Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta), Carlito Chenaud (Violão 7 cordas), Lucas Andrade (Clarineta) e Dudu Reis (cavaquinho).
O Regional do Choro Os Ingênuos integra o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia (POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.
Paulinho Boca de Cantor - Compositor e cantor popular, um dos integrantes do grupo Novos Baianos (prêmio de melhor disco feito no Brasil em todos os tempos- Revista Rolling Stone – Out. 2007), além de se apresentar desde 1969 em shows musicais por todo Brasil é também um estudioso da origem da musicalidade Brasileira tem produzido e apresentado trabalhos musicais, resultado de pesquisas e de resgate histórico do patrimônio artístico e cultural, entre eles “DO LUNDU AO AXÉ – BAHIA DE TODAS AS MÚSICAS” (2002) através do FAZCULTURA – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e o projeto A BOSSA DO BOCA – 100 ANOS DE MÚSICA NO BRASIL (2007), através do Ministério da Cultura e 2008 pelo Fundo Estadual da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
http://paulinhobocadecantor.com.br/
Sylvia Patrícia - Natural de Salvador, Bahia, cursou Composição e Regência na Universidade Federal da Bahia. Em 1989, lançou o LP Sylvia Patricia, no qual gravou a música Marca de Amor Não Sai, versão para Is It Ok I Call You Mine?, que estourou em rádios do Norte, Nordeste e Sul do País. Por este disco recebeu, em 90, o Prêmio Sharp de Revelação Pop-rock, sendo a primeira baiana a receber o prêmio na categoria. O segundo CD, Curvas e Retas (92), teve participação de Caetano Veloso. Depois vieram os álbuns Tente Viver sem Mim (98), Purpurina 37 (2003) e No Rádio da Minha Cabeça (2006).
http://www.sylviapatricia.com.br/
Serviço:
O que: Regional do Choro Os Ingênuos & convidados
Convidados da Noite: Paulinho Boca de Cantor e Sylvia Patrícia
Quando: Dia 28/01/2013, segunda-feira
Horário: a partir das 19h30
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Couvert Artístico: R$ 15,00
Reserva de mesa: (71) 3321-5814 / 8725-4876
Realização: Hessel Produções * POMBA (Pólo de Música da Bahia) * Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário