31/01/2013

FLÁVIO VENTURINI TEM PÚBLICO FIEL EM SANTO AMARO


Fotos: Agência Kanal 00.

A emoção tomou conta do Palco Vinícius de Moraes, quando Flávio Venturini encerrou a sua apresentação com a canção Céu de Santo Amaro. A letra da música, que tem como base a obra Arioso, de Sebastian Bach, foi feita pelo artista mineiro na casa de Dona Canô, no dia 06 de janeiro, ali pertinho de onde ele estava se apresentando no quinto dia da Festa de Nossa Senhora da Purificação. Esta é uma das razões de Flavio Venturini ser amado pelos santamarenses, reunindo o maior público até agora nesta edição da festa. É o único artista nacional presente nestes dois anos de criação do palco dois, do evento.

Desta vez, Flávio Venturini trouxe para o show muitas canções inéditas, base de seu novo CD Não Se Apegue Esta Noite, como Noites com Sol e Mantra da Criação. “Quase todas foram feitas na Bahia, já que eu vivo mais aqui do que em Belo Horizonte” revelou. Mas foram nas canções conhecidas que ele ganhou coro do público. Das composições com os amigos mineiros, ela apresentou Clube da Esquina II, Espanhola, Clareia Manhã e Para Lennon e McCartney, além de outros compositores como Mais Uma Vez, de Renato Russo, e Leãozinho, de Caetano Veloso.


Após o show de Flávio Venturini, o público não arredou o pé da praça para prestigiar a santamarense Stela Mares. A cantora trouxe o mesmo repertório dos shows que transformou o seu bar Casa D´Mãe, no Rio Vermelho, na embaixada de Santo Amaro em Salvador. Stella fez um show curto, mas que encantou a plateia com as canções Calmaria, Cabeça de Nego, Bloco na Rua e Pescaria, entre outras.

A Festa de Nossa Senhora da Purificação é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, patrocinada pela Oi e Skol, conta com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Petrobrás e Projeto Dona Canô ano V, do FazCultura. A produção do evento é da Maurício Pessoa Produções e da Licia Fabio Produções.

Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. “Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de turismo e cultura do município e filho de Dona Canô.

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário