28/01/2013

Raimundo Sodré contagiou o Largo Pedro Archanjo na noite de ontem (27/01)


Fotos | André Frutuôso.

O cantor e compositor participou do projeto Carnaval Pipoca e trouxe como convidados o cantor Kalu e banda e a cantora Mariela Santiago.

Faltando um pouco mais de uma semana para o Carnaval, o Pelourinho prossegue a todo o vapor com o projeto “Carnaval Pipoca”, que conta com atrações de Axé, Rap, Reggae e mais uma grande diversidade de ritmos. A noite de ontem (27/01) foi dedicada ao Samba, com o show “Samba Chula e Outras Manhas”, comandado pelo cantor e compositor Raimundo Sodré no Largo Pedro Archanjo. Todas as bandas que compõem este projeto foram selecionadas através de edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e divulgado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.


“É muito bom trazer o Samba Chula para fazer esse aquecimento do Carnaval aqui no Pelourinho. O povo sabe da importância que este ritmo tem para a nossa história. Quando Gilberto Gil (no período em que exerceu o cargo de Ministro da Cultura) contribuiu para tornar o Samba Chula como Patrimônio Imaterial da Humanidade, houve um resgate e valorização maior dos artistas que vivem desta tradição”, explica Raimundo Sodré.

Sodré trouxe ao palco o cantor Kalu, que realizou sua segunda apresentação em público. O artista agitou o Largo com Ijexá, sambas e marchinhas de Carnaval como “Meu Coração faz um Carnaval”, de autoria própria, e sucessos em Pot-Pourri como “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso e “O Que é Que Essa Nega Quer”, do cantor e compositor baiano Luiz Caldas. “Fiquei muito feliz em participar deste projeto, pois o acesso do público é livre e eles têm contato com grandes artistas, ritmos e sons que também fazem parte do circuito comercial. O interessante é que apresentamos nosso som para diversas pessoas que não conheciam o nosso trabalho. Senti uma resposta muito positiva da galera”, diz Thiago Kalu.


Mariela Santiago foi a segunda convidada da noite. Com o seu carisma e voz marcantes, a artista cantou “Preta, Preta, Pretinha”, de Luiz Galvão e Moraes Moreira, “Alagados”, de Herbert Viana e Bi Ribeiro e brincou com o público ao cantar Imunização Racional (Que Beleza), do saudoso Tim Maia.

O Carnaval Pipoca foi idealizado para apresentar variados estilos musicais e de sons. “Este é um evento muito importante e significativo para o Carnaval da Bahia. O projeto Carnaval Pipoca reforça cada vez mais a diversidade da folia momesca, oferecendo boa música para o folião que vem ao Pelourinho e oportunizando às pessoas que não gostam ou que não têm a oportunidade de sair em blocos carnavalescos o contato com variados estilos musicais, em um ambiente sadio e familiar”, explica Arany Santana, diretora do CCPI.

Projeto Carnaval Pipoca terá mais duas atrações esta semana

Amanhã (29/01), os cantores Roberto Mendes e Juliana Ribeiro, a banda Barquinha de Bom Jesus e a Camerata Popular da Bahia apresentarão o show “Trio Raízes da Bahia”, a partir das 21h, no Largo Pedro Archanjo. No último dia de janeiro (31/01) acontecerá o “Retrofolia 2013”, tradicional baile de Carnaval da banda Retrofoguetes, que terá como convidados Morotó Slim, Paulo Chamusca e Kaverna.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

Projeto Carnaval Pipoca

Quando: do dia 04/01 até o dia 31/01 (quinta-feira) | em dias alternados, a partir das 21h

Onde: Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água.

Quanto: Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário