25/01/2013

SecultBA divulga balanço dos Espaços Culturais e publica novos procedimentos para 2013

Diretoria dos Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado apresenta balanço dos Espaços Culturais sob sua gestão e implementa novos mecanismos de gestão para 2013.

A Secretaria de Cultura do Estado, através da Diretoria de Espaços Culturais, administra 17 Espaços Culturais localizados na capital e região metropolitana e em mais 11 cidades do interior, que têm como objetivo fomentar a produção, formação e difusão cultural nas cidades e bairros onde estão situados.

Em 2012, nos Espaços Culturais da SecultBA foram realizados 1.429 eventos com 7.034 sessões, atraindo um público de 292.928 pessoas. Em relação ao ano anterior houve um aumento de 61% do número de sessões e de 64% de quantidade de público.

Dentre as expressões artísticas, destacaram-se as linguagens de teatro e dança que juntas atraíram 51% do público em 47% dos eventos realizados nos espaços. Este resultado está relacionado também à disponibilização de editais como o Verão Cênico e Quarta que Dança, ambos lançados pela FUNCEB, bem como pelo Programa de Cessões de Pautas Gratuitas por Mês Temático, que garante gratuidade de pauta no mês de março para atividades de teatro e circo e no mês de abril para dança.

Outros dois destaques da programação foram as atividades de cinema e vídeo e aquelas classificadas como multilinguagem, que representaram 28% dos eventos e 24% do público total. Neste último caso, credita-se o resultado, sobretudo, às atividades realizadas pelos próprios Espaços Culturais da SecultBA que buscaram reunir em diversos festivais a produção cultural dos territórios em que estão inseridos. Em relação ao audiovisual, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, criado em 2008, foi responsável pela exibição semanal de filmes brasileiros dos mais diversos formatos e metragens. Nestes quatro anos o Circuito já levou mais de 90 mil pessoas aos Espaços.

Novos procedimentos para 2013

A partir deste ano, os Espaços Culturais administrados pela SecultBA passam a contar com importantes instrumentos de gestão: a Instrução Normativa e o Regulamento de Uso e Funcionamento dos Espaços.

Nestes documentos são apresentadas as principais diretrizes e procedimentos que devem ser adotados na utilização dos Espaços Culturais, como orientações sobre solicitação e cancelamento de pautas, dias e horários de funcionamento, natureza dos eventos que podem ser realizados, acesso e circulação de pessoal, dentre outras resoluções. Algumas dessas rotinas e práticas já eram executadas pelos Espaços, contudo, sem a devida normatização. Para tanto, formulários de pedido de pauta, borderôs, resumos de eventos, além de outras documentações também foram reformulados.

O principal objetivo desta ação é qualificar a gestão desses Espaços e garantir maior clareza dos critérios de uso e funcionamento, bem como maior agilidade nos processos de solicitação de pauta. Todos os documentos foram elaborados em conjunto com os coordenadores dos Espaços e contou com a supervisão da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Além desses documentos, foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 19 de janeiro do ano vigente, a nova Tabela de Preços de Pauta para os Espaços Culturais da SecultBA. A cobrança da pauta varia de acordo com a natureza do evento (cultural ou outras), origem da programação (interior do Estado, Salvador e outros estados), proponente e dependência pleiteada. Os valores cobrados estão abaixo daqueles praticados no mercado, visando garantir maior acesso de produtores e artistas a estes Espaços.

Para março de 2013 está previsto ainda o lançamento do Programa de Gratuidade dos Espaços Culturais da SecultBA, que apresentará as diretrizes e critérios para concessão de gratuidade de pautas nos Espaços.

Para ter acesso a esses documentos e informações, bem como para conhecer os 17 Espaços Culturais administrados pela SecultBA, acesse o blog da Diretoria de Espaços: www.wordpress.espacosculturais.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário