02/02/2013

ANGELA RO RO ENCANTOU PÚBLICO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO




Fotos: Kanal 00.

“Eu Sei Que Vou Te Amar” foi a canção escolhida por Angela Ro Ro para abrir seu show no palco Vinícius de Moraes, na Festa de Nossa Senhora da Purificação, na noite dessa sexta-feira (01), em Santo Amaro. Recebida com alegria e festejos, a cantora elogiou os baianos e santamarenses, interagiu com o público, homenageou Dona Canô e Maria Bethânia, falou da sua relação com outros artistas, sempre de forma irreverente, e fez uma apresentação que contextualizou o sentimento de amor.


“A metade da minha família é baiana. E eu adoro colocar meus pés na Bahia. Essa gentileza de vocês, essa educação acolhedora, me deixa tão mal acostumada”, disse aos risos. “O repertório hoje é especial, vamos falar só de amor, afinal, estou no palco Vinícius de Moraes e essa é uma oportunidade única”, completou a cantora. O show foi no formato teclado e voz e passeou pelo blues, samba, jazz, rock e baladas românticas que fazem sucesso em sua bela voz desde o início da sua carreira, a exemplo de “Amor Meu Grande Amor”, “Simples Carinho” e “Tola Foi Você”.


No palco Gonzagão, logo após o término da Novena de Nossa Senhora da Purificação, o público conferiu a apresentação do Padre João Carlos, que fez um show emocionante, e conseguiu com que toda a multidão que lhe assistia, desse as mãos cantando o sucesso “Nossa Senhora”. Em seguida o cantor Jau realizou seu show, que é repleto de sucessos do pop brasileiro e fez o público agitar a praça que recebe o evento.


A Festa de Nossa Senhora da Purificação acontece entre os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro, é realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, patrocinada pela Oi e Skol, conta com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Petrobrás e Projeto Dona Canô ano V, do FazCultura. A produção do evento é da Maurício Pessoa Produções e da Licia Fabio Produções.


Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e, Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. “Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de turismo e cultura do município e filho de Dona Canô.


Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“Essa é uma das poucas festas de largo que trazem em sua programação a união da manifestação cultural, com a música popular brasileira e a música de sucesso atual. Essa diversidade cultural que existe em Santo Amaro é confirmada na grade de apresentações. Nossa ideia é deixar a festa sempre mais charmosa”, diz o cantor e compositor J. Velloso, que assina a curadoria musical do evento.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou desde o ano passado um novo circuito para os desfiles dos blocos, que acontece na Rua Ferreira Bandeira. Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. “O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.

A herança cultural é a grande identidade da população santamarense, que, nesse período, celebra suas ricas tradições e transforma Santo Amaro em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário