A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
16/05/2013
GALERIA ACBEU RECEBE EXPOSIÇÃO COLETIVA INSPIRADA EM POETA NORTE-AMERICANO
Tomar Coca-Cola com você é a exposição coletiva que parte do poema de mesmo nome do poeta americano Frank O’Hara, pouco conhecido no Brasil, mas fundamental na lírica norte americana pós-Segunda Guerra. A mostra, que terá vernissage na Galeria Acbeu no dia 24 de maio, das 19h às 22h, reúne trabalhos de Carol Belmondo, Davi Caramelo, Helaine Ornelas, João Oliveira, Marcio Junqueira, Laís Guedes, Nara Dourado, Pablo Cordier, Tami Oliveira e Vinicius Neves. A exposição ficará aberta à visitação a partir do dia 25, seguindo até 22 de junho.
Com curadoria do artista plástico Evandro Sybine, paulista radicado em Salvador, as obras apresentadas envolvem diversas linguagens como desenho, pintura, instalação, gravura e performance, sempre se valendo do conceito de transcontextualização —quando um autor, ao citar outro, dá um contexto novo ou alterado— e procuram correlatos na sua própria experiência de vida para preencher campos do texto original de O’Hara.
Do poema e do seu contexto tradutório o grupo de artistas buscou articular uma versão branda do conceito de transcontextualização em duas direções. Na primeira, uma tradução de linguagens ou suportes, da literatura para as artes visuais, e na segunda, uma recontextualização da versão do poema, já recontextualizada.
ARTISTAS
Carol Belmondo (Feira de Santana, 1988). Graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA, concentra sua produção na técnica de desenho através da qual expressa suas vivências, o lugar onde habita e seus olhos de juventude. Se apoia em figuras humanas reproduzidas em aquarela, nanquim, grafite, canetas entre outros experimentos para compor seus trabalhos. Desde 2011 participa de exposições como Circuito das Artes na Galeria ACBEU (Salvador) e Tomar Coca-Cola com Você, no CUCA (Feira de Santana).
Davi Caramelo (Salvador, 1987). Começou a pintar como autodidata em 1993. Em 2006, ingressou nos cursos de Artes Plásticas na Escola de Belas Artes (UFBA) e Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), onde se graduou em Comunicação Social. Ao longo dos anos seu trabalho caminhou por diversas orientações entre elas a arte pop, expressionismo e cubismo. Atualmente realiza trabalhos dentro das linguagens da pintura, desenho, colagem, escultura, instalação, arte digital e fotografia. Realizou sua primeira individual “Casulos, castelos e outras ilusões” na RV Galeria (Salvador). Foi selecionado para compor o Salão de Artes Visuais da Bahia (Irecê).
Helaine Ornelas (Salvador, 1986). Graduanda em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA. Através do seu processo de investigação poética sobre o algodão e o metal e sua ambígua relação de forças materiais e conceituais a artista dá forma a um universo essencialmente onírico. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas, o VII Encontro do Grupo Arte Híbrida, Galeria de Belas Artes EMBAP, (Curitiba), Tomar Coca-Cola com Você, no CUCA (Feira de Santana) e Salão de Artes Visuais da Bahia (Juazeiro).
João Oliveira (Salvador, 1989). Graduado em Artes visuais pela EBA/UFBA. Desenvolve pesquisa que nominou de “se preferir, adoce”, passeia por suas memórias num versejo saudosista e de pequenas narrativas íntimas. É gravador/impressor e sua pesquisa concentra-se, sobretudo, na gravura em metal, no desenho e no decalque. Realizou sua primeira mostra individual em 2011. Participou de coletivas como “Escultura nova” na galeria ACBEU (Salvador) , “Tomar Coca-Cola com Você” no CUCA (Feira de Santana), “Imprima - Salão Internacional de Gravura” (Sobral) e do Salão de Artes Visuais da Bahia 2012 (Irecê), onde recebeu menção honrosa, e da XI Bienal do Recôncavo (São Felix).
Laís Guedes (Salvador, 1988). Graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA. Desenvolve seus trabalhos a partir da experiência corporal, desdobrando-a para outras linguagens como gravura, desenho, fotografia, vídeo, performance e instalação. Participou de diversas exposições coletivas e em 2012 realizou sua primeira exposição individual COREOGAIOLA, a grafia da cidade (Espaço Cultural Bahvna, Salvador, BA), onde reuniu trabalhos produzidos a partir da pesquisa da gaiola e suas possíveis relações com o corpo. A partir dessa investigação publicou o livro de desenhos Metaqueda do voo (Coleção Rabiscos, Edições MAC; 2012. Feira de Santana, BA).
Marcio Junqueira (Feira de Santana, 1981). Artista visual, poeta e mestre em literatura brasileira, em 2005 começou a desenvolver trabalhos em diversos suportes sobre questões como subjetividade, gênero, escritas de si e autoficção. Participou de mostras como Tomar Coca-Cola com Você, no CUCA (Feira de Santana) e XI Bienal do Recôncavo, no Centro Cultural Dannemann, (São Félix). Editor da Rabiscos (Coleção e Antologia ) e Bliss, desde 2012 trabalha como professor auxiliar de literaturas em língua portuguesa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Vive em Porto Seguro.
Nara Dourado (Salvador, 1989). graduanda do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia, desenvolve seu trabalho partindo da imagem que lhe é mais representativa do eu, o corpo humano. Através da organicidade desse corpo, expressa a dubiedade entre o âmago e o exterior do ser. Com a linguagem do desenho, o corpo é reconfigurado de modo a expressar o conflito do indivíduo que acondiciona-se a não expressar o que carrega em sua essência mais profunda gerando o que a artista chama de “sufocos e prisões”. tem participado de diversas exposições como “Tomar Coca-Cola com Você” no CUCA (Feira de Santana), e Salão de Artes Visuais da Bahia (Irecê e Juazeiro).
Pablo Cordier (Itabuna, BA, 1991). Estuda Artes Visuais na EBA/UFBA. Em seu trabalho, através de materiais como nanquim, aquarela, celofane e glitter, a falsa apatia de suas personagens ─e por que não dizer autorretratos─, se revela através de eufemismos. Participou de mostras como “Cabra cega”, na Aliança Francesa (Salvador, BA/BR) e na Galeria RV Cultura e Arte (Salvador, BA/BR).
Tami Oliveira (Salvador, 1990). Graduanda do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia, explora a figura humana através da pintura, colagem, texturas, repetições e sobreposições. Os arranjos que surgem dessas técnicas revelam as infinitas possibilidades da dinâmica do corpo e da relação entre mancha e cor que, muitas vezes caótica, se confundem com a angústia do íntimo coletivo. Participou de diversas exposições como “Tomar Coca-Cola com Você” no CUCA (Feira de Santana) e “Fragmentos Íntimos” no MAC (Feira de Santana).
Vinícius Neves (Conceição do Coité, 1985). Graduou-se em Artes Plásticas (UFBA), trabalha com fotografia. Tem participado de mostras como “MultipliCidades” (Vitória/ES), Bienal da UNE (Salvador) e Salões de Artes visuais da Bahia (Juazeiro, Jequié e Valença).
CURADOR
Evandro Sybine (São Paulo, 1974). Vivendo há 26 anos em Salvador, é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, EBA–UFBA, mestre no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela mesma instituição em 2010 onde também atuou como professor substituto no Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional de 2006 – 2007 e 2010 – 2011. Em 2010 iniciou a atividade de professor do curso de gravura em metal das Oficinas de Expressão Plásticas do MAM-BA, até a atualidade. Tem atuado, nos últimos anos, como curador de diversas exposições coletivas e individuais nas principais galerias de arte em Salvador e em algumas cidades do interior da Bahia.
Desde 1998 trabalha com as principais técnicas da gravura artística (em estúdio próprio de gravura) pesquisando o suporte papel e novos suportes, os limites com a estampa, bem como a utilização de vários meios no processo gráfico.
Serviço:
Título: Tomar Coca-Cola com você
Onde: Galeria ACBEU - Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória.
Abertura: 24 de maio das 19h às 22h.
Visitação: 25 de maio a 22 de junho de 2013.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 20h; sábados das 16h às 20h.
Informações: ACBEU | (71) 3444-4411
Site: www.acbeubahia.org.br
Visitação gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário