20/05/2013

NEOJIBA recebe convidados do El Sistema venezuelano para concertos especiais



Créditos: Tatiana Golsman.

Concerto Didático e Concerto da Juvenil da Bahia acontecem no TCA, no dia 22 de maio.

Na próxima quarta-feira (22), os jovens instrumentistas do NEOJIBA terão um dia marcado por importantes concertos. A programação, que acontece na Sala Principal do Teatro Castro Alves, terá início às 15 horas com o Concerto Didático, com apresentações da Orquestra Castro Alves (OCA) e Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), e termina com o concerto da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do programa. O NEOJIBA conta com as participações do regente Eduardo Salazar e da violinista Angélica Olivo, músicos de destaque do programa venezuelano “El Sistema”, que inspirou a criação do NEOJIBA. O Concerto Didático terá entrada franca e os ingressos da apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia custam R$ 4 e R$ 2.

Com o intuito de disseminar a prática musical para crianças e jovens baianos, o NEOJIBA dá início à programação de Concertos Didáticos do ano de 2013 com as apresentações das Orquestras Castro Alves e Pedagógica Experimental, sob a regência do venezuelano Eduardo Salazar e da jovem Priscila Gabrielle, de apenas 17 anos. “O formato do Concerto Didático propicia uma ocasião favorável para a aproximação do público infantojuvenil com a música de orquestra, principalmente por ter uma base de público formada por estudantes de escolas e de outras instituições”, declara Aline Falcão, coordenadora da OCA. Na ocasião, a criançada poderá se deliciar com obras de filmes como Harry Potter, Pantera Cor de Rosa e Cinema Paradiso, e ainda conferir peças entusiasmadas como Boogie Woogie, de Mark O’Connor, e Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

Às 20 horas, também no palco da Sala Principal do TCA, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia entra em cena, novamente com a regência do maestro Eduardo Salazar, que também atua como violinista na Orquestra Sinfônica Simón Bolívar – principal conjunto orquestral formado pelo El Sistema. Abrindo o repertório, a Orquestra homenageia o bicentenário do compositor alemão Richard Wagner, com a Abertura da Ópera “Rienzi”. Em seguida, sobe ao palco a violinista Angélica Olivo, spalla da Orquestra Sinfônica Juvenil Teresa Carreño da Venezuela, para ser a solista do Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky. Para fechar a apresentação, a Juvenil da Bahia executa – pela primeira vez – mais uma obra do compositor russo, a Sinfonia nº 6, “Pathétique”.

A realização deste concerto com os músicos do El Sistema reafirma a parceria entre o NEOJIBA e o programa que inspirou a sua criação. Recentemente, o maestro e diretor artístico do NEOJIBA, Ricardo Castro, recebeu o título de Membro Honorário da Royal Philharmonic Society (RPS), honraria igualmente concedida a José Antônio Abreu, fundador do El Sistema, pelos serviços prestados à música.


CONCERTO DIDÁTICO

Orquestra Castro Alves

Orquestra Pedagógica Experimental

Regência: Eduardo Salazar e Priscila Gabrielle

22 de maio de 2013 | 15h


PROGRAMA

Orquestra Pedagógica Experimental (OPE)

HENRY MANCINI

Pantera Cor de Rosa (arr.: Bob Cerulli)



HENRY MANCINI

Petter Gunn (arr.: Bob Cerulli)



EDVARD GRIEG

Suíte Peer Gynt n.1 op.46 (Mov. I e IV)



JOHN WILLIAMS

Harry Potter (arr.: Michael Story)



MANUEL ARTÉS

Chamambo


Orquestra Castro Alves (OCA)


ENNIO MORRICONE

Cinema Paradiso



PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY

Valsa das Flores, da Suíte Quebra Nozes



ARTURO MARQUEZ

Danzón n.2



OCA e OPE



HUMBERTO TEIXEIRA / LUIZ GONZAGA

Asa Branca (arranjo: jambêre)



MARK O'CONNOR

Boogie-Woogie


Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia

Regência: Eduardo Salazar

Solista: Angélica Olivo (violino)

22 de maio de 2013 | 20h


PROGRAMA

RICHARD WAGNER (1813 – 1883)

Abertura da Ópera "Rienzi"



PIOTR I. TCHAIKOVSKY (1840 – 1893)

Concerto para violino e orquestra em Ré maior, op. 35

I. Allegro moderato

II. Canzonetta – Andante

III. Finale – Allegro vivacissimo



PIOTR I. TCHAIKOVSKY

Sinfonia n.º 6 em Si menor, Op. 74, Pathétique

I. Adagio – Allegro non troppo

II. Allegro con grazia

III. Allegro molto vivace

IV. Finale – Adagio lamentoso


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 700 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Angical, entre outros.

O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário