19/06/2013

Estudantes representam o Brasil em competição mundial de robôs

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Anchieta fazem viagem internacional neste mês de junho para competir na Copa do Mundo de Robôs, a Robocup 2013.

No próximo sábado (22), a equipe de Robótica do Colégio Anchieta viaja para a Holanda, representando o Brasil na Categoria Soccer da RoboCup Junior 2013 - versão para estudantes secundaristas. A competição que acontece de 24 de Junho a 01 de Julho, na cidade de Eindhoven, é organizado pela RoboCup Federation, e reúne centenas de estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas da robótica. O objetivo é proporcionar interações sócio-culturais e trocas de experiências entre os que já atuam tanto na academia quanto no mercado de trabalho, e os que querem atuar na área.

Em sua terceira participação no evento, a equipe do Projeto Soccer do Anchieta, formada pelos alunos do ensino médio, Pedro Henrique Teixeira Costa, 3ª série EM; Arthur de Queiroz Santana, 3ª série EM; André Ludwig Machado de Almeida, 2ª série EM; Leovegildo Matos Sousa, 2ª série EM; Rafael Figliuolo Nascimento, 1ª série EM; Maria Luisa Oliveira Avoletta, 1ª série EM; e Antonio Ferreira Neto, 1ª série EM, disputará a competição com grandes equipes de outros países como Alemanha, China, Japão, Espanha e Portugal. No ano de 2008, os alunos conquistaram a 8ª colocação frente aos principais países que estão na vanguarda da robótica educacional, e na área de pesquisa e indústria. Para o professor do Clube de Robótica do Anchieta, Fábio Ferreira, participar desses eventos é uma excelente oportunidade de desenvolvimento. “Ver estudantes secundaristas trocar ideias com professores doutores e PhDs, nos dá a ideia do quanto é estimulante a aprendizagem numa experiência como essa”, comenta.

Para participar da RoboCup as equipes precisam se qualificar anteriormente à competição em eventos e disputas nacionais. Segundo Fábio, o estudante tem que ter um preparo que vai além da vontade de vencer, que supere obstáculos e enfrente problemas de criatividade ou pesquisa. No caso da equipe do Anchieta, a qualificação se deu com a conquista do Vice-Campeonato de Futebol de Robôs na Competição Brasileira de Robótica (CBR).

No retorno da viagem, antes de seguirem para o Brasil, a equipe do Projeto Soccer do Anchieta passa em Paris, na França, para realizar uma visita técnica na empresa Aldebaran, responsável pela produção do Robô NAO.

Robótica na educação

A Robótica vem se tornando a maior área de investimento no mundo. Isso quer dizer que cada vez mais oportunidades surgem àqueles que desenvolvem robôs no intuito de possibilitar melhorias na vida das pessoas. Apesar de todas essas oportunidades, o Brasil ainda não se destaca na indústria da robótica, porém vem crescendo o número de pesquisadores e instituições de pesquisa que já conquistam prêmios no Brasil e no Mundo. Se tratando de ensino de robótica nas escolas, poucas são as que desenvolvem projetos desse tipo como disciplina ou iniciação científica. A falta de regulamentação do ensino tecnológico na grade curricular de escolas, da educação básica é um dos grandes problemas.

No Colégio Anchieta, por exemplo, os estudantes contam com a disciplina de Robótica educacional lecionada para o 6º Ano do Ensino Fundamental e o Clube de Robótica, que atinge os interessados de todas as outras séries. O Clube foi criado em 2007, a partir da proposta do Clube de Investigação Científica - CIC Robotics, e desenvolvido pelo Professor Fábio Ferreira, desde 2004. Da sua criação até hoje, além da conquista do 8º lugar na RoboCup Junior, Categoria Soccer B, da RoboCup 2008, o projeto já coleciona diversos resultados como o Tri-Campeonato de Futebol na Competição Brasileira de Robótica - CBR; o 2º Lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica 2008 - Modalidade Duatlon; o Prêmio da Intel Education e da MU Alpha Theta da Universidade de Oklahoma na FEBRACE 2007; o Primeiro Campeão (categoria Rescue e Dance) da CBR 2006; o Prêmio na Mostra Nacional de Robótica (MNR 2012) com 04 Bolsas CNPq e o 2º Lugar no Soccer A da CBR 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário