23/07/2013

Baiano assume associação de capoeira na França


Projeto Ponto de Cultura Abolição promove esporte e cidadania em comunidades carentes.

Jefferson dos Santos, ou simplesmente Nó Cego, é o mais novo baiano radicado na Europa. A novidade despertou ansiedade e admiração nos 1260 alunos do projeto Ponto de Cultura Abolição, apoiado pela Cristal, no qual o jovem iniciou a trajetória na capoeira. Hoje, aos 21 anos, Jefferson dá um novo passo na vida profissional e pessoal ao assumir a associação Abolição na França.

Com contrato de trabalho e visto legalizado, o jovem baiano embarcou em junho para o país europeu onde leva aos franceses as técnicas da capoeira, além de promover e estimular novos contatos com a cultura baiana. Nó Cego, como é conhecido entre os demais alunos do projeto social, é motivo de orgulho para a direção e a comunidade de Vilas de Abrantes.

Ponto de Cultura Abolição - O projeto é desenvolvido em comunidades carentes desde o ano de 2000 com o intuito de trabalhar a capoeira como exercício de cidadania. Por meio de aulas, o Ponto de Cultura Abolição também busca melhorar a autoestima dos alunos, fazendo com que eles superem dificuldades e paradigmas.

Além do resgate do interesse pela arte e esporte, o Abolição tem como meta o estimulo às práticas de desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social dos jovens, como afirma Patrícia Vieira Lima, coordenadora pedagógica do programa.

Para tanto, o grupo conta com uma equipe de profissionais da capoeira, uma pedagoga e uma assistente social. O projeto tem sede em Arembepe, com filiais em Abrantes, Areias e Salvador, sendo apoiado pela Cristal há oito anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário