12/08/2013

‘OLHAR SOBRE A BAHIA’, EXPOSIÇÃO DA FOTÓGRAFA IRAILDES MASCARENHAS, ENTRA EM CARTAZ NA GALERIA NELSON DAIHA (SENAC PELOURINHO)


Fotos: Iraildes Mascarenhas.

Neste sábado, 17, a fotógrafa Iraildes Mascarenhas inaugura na Galeria Nelson Daiha, no Senac Pelourinho, a exposição intitulada “Olhar sobre a Bahia”, reunindo 15 fotografias que registram elementos ligados a culinária baiana. A mostra, que tem a curadoria de Ligia Aguiar e Justino Marinho, acontece paralelamente ao Seminário de Gastronomia “Comércio, consumo e tradição da comida baiana na Bahia” e permanecerá aberta ao público até 17 de setembro.


Desde a década de 80 a artista lida com a fotografia profissional. Hoje atua como fotógrafa independente em trabalhos editoriais e institucionais. Ao mesmo tempo desenvolve o seu trabalho autoral, inspirado, principalmente, nas coisas da Bahia: sua história, tradição, religião, festas, e, em especial, o seu povo.


Iraildes detém o seu olhar na tradição da Bahia, ao investir num projeto que mostra as peculiaridades das típicas baianas, ícone que acompanha o imaginário do povo brasileiro. Está em fase final, a preparação para a publicação de um livro sobre essas profissionais, reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil. O Memorial das Baianas, em Salvador, mantém uma exposição permanente em que a maioria das fotos é de autoria da artista.

Justino Marinho observa que a artista não se deixa levar pelo modismo, mantém a sua poética nas coisas da Bahia, no lugar onde vive, sem, contudo, deixar de olhar para a sua contemporaneidade. Com um vasto currculo, participou de importantes mostras como Fotografia Contemporânea Baiana, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM); no Sebrae (Pelourinho), Museu da Cidade, Galeria do Acbeu, Galeria da Escola de Belas Artes, Galeria Solar Ferrão, Fundação Gregório de Matos, Bienal do Recôncavo, Galeria Canizãres, entre outros,

Fotografou para revistas, jornais e instituições, como Dendê, Viver Bahia, Revista Fotógrafos (SP), Clube da Medalha (Rio), Jornal Diário Popular (Pelotas/RS), Emtursa, Fundação Gregório de Mattos, CDL, Yatch Clube da Bahia, 100 Anos do Ilê Axé Opô Afonjá. Registrou todo o trabalho de restauração da Igreja da Barroquinha, inaugurado em 2004, e grandes eventos, entre eles os aniversários de Mãe Stella de Oxóssi.

Participou de inúmeras publicações de livros: Mãe Stella de Oxóssi, Empresa Gráfica da Bahia; A Roupa de Baiana, de Raul Lody; O traje da Baiana (Museu do Traje); Álbum de registro de recebimento do título de Doutor Honoris Causa por Mão Stela, outorgado pela Uneb; África entre nós, de Roberto Benjamim; Os Caretas, de Nola Araújo; Solar Góes Calmon, de Edvaldo Boaventura; Eu bem que queria ser poeta, de Sophia Senna Gonçalves; A Baianinha, de Araildes Maia; Ordem Terceira de São Francisco, de Angelina Garcez; Fröhliche Weihnachten, livro da alemã Ursula I. Radtke, e outros mais.

Foi agraciada com prêmios nas seguintes exposições: 1º lugar, com Medalha de Ouro no II Salão Nacional de Araraquara(SP); Menção Especial no Salão Regional de Artes Visuais da Funceb, (2008),Salvador, Ba; XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B de SP; XV Salão de Arte Fotográfica Brasileira SP(Menção Honrosa); Salão do Mar (Menção Honrosa),Salvador, Ba; Brasil Afro (Menção Honrosa) Ribeirão Preto, SP; XXVI Salão de Arte Pará 2006 e 2007; XXIV Bienal de Arte Fotográfica de SP-MIS, São Paulo; Salão de Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba; Bienal do Recôncavo 2006 e 2008, São Félix -BA.

Serviço

Exposição fotográfica “OLHAR SOBRE A BAHIA” de IRAILDES MASCARENHAS.

Curadoria: Justino Marinho e Lígia Aguiar

Local: Galeria Nelson Dahia - Senac Pelourinho

Abertura: 17/08, das 16h às 19h

Visitação: 17/08 a 17/09, das 9h às 17 horas

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário