30/09/2013

Bogotá: cidade modelo em arquitetura e meio ambiente


Durante sua gestão na prefeitura da capital colombiana, o economista e urbanista, Enrique Peñalosa, construiu e reconstruiu mais de 1.100 parques e incentivou o plantio de cem mil árvores

“Os desafios das cidades atualmente extrapolam a questão da sobrevivência das pessoas. Estamos passando para uma segunda etapa, em que nos questionamos sobre o que necessitamos para sermos felizes”, ressalta Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá e conferencista do projeto Fronteiras do Pensamento. O evento, patrocinado pela Braskem e o Governo da Bahia, através do Fazcultura, será realizado no próximo dia 01 de outubro, às 20h30, na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Durante sua gestão a frente da capital colombiana (1998 e 2001), Peñalosa construiu e reconstruiu mais 1.100 parques e incentivou o plantio de mais de cem mil árvores. O economista e urbanista construiu ainda 250 km de ciclovias, aperfeiçoou do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e defendeu a ampliação de travessas pedonais (ruas, parques e alamedas para trânsito exclusivo de pedestres), travando algumas batalhas que quase custaram seu mandato – como a remoção de carros das calçadas e áreas de estacionamento em frente a lojas e prédios. Todas essas transformações renderam a cidade o Leão de Ouro em 2006, prêmio mais importante da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Serviço

Fronteiras do Pensamento Salvador é patrocinado pela Braskem e o Governo da Bahia através do Fazcultura.

Conferência: Enrique Peñalosa

Dia: 01 de outubro, terça-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro Castro Alves

Valor do ingresso: R$ 20, 00 (inteira) e R $ 10,00 (meia)

Ingressos: Bilheteria do Teatro Castro Alves e SAC dos shoppings Iguatemi e Barra

Informações: (71) 3019.1066

salvador@fronteiras.com

facebook.com/FronteirasBA

www.fronteiras.com/salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário