A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
04/11/2013
Orquestra Afrosinfônica realiza dois concertos no mês da consciência negra
Foto: Sora Maia.
Salvador e Camaçari poderão conferir apresentações que antecedem o lançamento do primeiro disco da Orquestra.
Novembro é o mês da consciência negra, e a Orquestra Afrosinfônica se une à intensa programação cultural da Bahia para celebrar a ocasião. Após um tempo longe dos palcos em razão da gravação do seu primeiro disco (a ser lançado ainda este ano), a Orquestra faz duas apresentações em novembro: dia 07 no Centro Cultural Plataforma (Salvador) e dia 20 no Teatro Cidade do Saber (Camaçari).
Os concertos fazem parte do projeto de circulação da Orquestra Afrosinfônica, financiado pela SecultBA, que este ano já passou por Salvador, Ilhéus, Jequié, Santo Amaro e Cachoeira. A natureza dos concertos da Orquestra Afrosinfônica nesta temporada é didática, oferecendo ao público a oportunidade de interagir com a execução de músicas sinfônico-populares, utilizando linguagem acessível e atraente. A introdução com o concerto didático tem duração de meia hora, e o concerto do repertório de uma hora e vinte minutos.
Dia 07 de novembro (quinta-feira), a Orquestra Afrosinfônica se apresenta no Centro Cultural de Plataforma, às 20h, com entrada gratuita. A Orquestra voltará a subir neste palco que foi um dos primeiros a receber o grupo. Depois de quase 20 anos fechado, o Centro Cultural Plataforma reabriu suas portas à comunidade em 2007, resultado dos esforços de artistas e entidades socioculturais, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Já no dia 20 de novembro (quarta-feira), o Dia da Consciência Negra, a Orquestra se apresenta em Camaçari, no Teatro Cidade do Saber, parte integrante do complexo Cidade do Saber, programa social que promove atividades de educação, cultura, esporte e lazer para crianças, jovens, adultos e idosos desde 2007. O concerto tem início às 19h e a entrada é gratuita.
Produzida pela Salamandra Produções, a temporada tem financiamento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital de Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia de 2011.
Vídeo da Orquestra Afrosinfônica aqui: http://www.youtube.com/watch?v=kWU-hd8GYcQ
SERVIÇO
Concerto de Circulação Orquestra Afrosinfônica em Salvador
QUANDO: 07 de novembro (quinta-feira), às 20h
ONDE: Centro Cultural de Plataforma (Praça São Brás, s/n, Plataforma)
QUANTO: entrada gratuita
Informações: (71) 3117-8103/06
Concerto de Circulação Orquestra Afrosinfônica em Camaçari
QUANDO: 20 de novembro (quarta-feira), às 19h
ONDE: Teatro Cidade do Saber (R. do Telégrafo, Bairro do Natal – Camaçari)
QUANTO: entrada gratuita
Informações: (71) 3644-9810
SOBRE A ORQUESTRA AFROSINFÔNICA
A Orquestra Afrosinfônica nasceu da ideia coletiva de unir as heranças culturais e musicais estabelecidas entre orquestras, filarmônicas e música popular. Com formação inédita em todo o Brasil, leva em sua concepção a universalidade da música erudita e o alcance da música popular. Sob a regência do maestro Ubiratan Marques, professor-fundador do Núcleo Moderno de Música, a Orquestra Afro Sinfônica tem em sua natureza um caráter didático, estimulando a aproximação entre o público e os fundamentos musicais de uma orquestra – as composições, instrumentos e sua formação ímpar.
Ao romper com o formato europeu de orquestras, a Afrosinfônica tornou-se, desde sua fundação em 2008, uma orquestra genuinamente brasileira, baiana, fazendo uma fusão entre a cultura africana existente na Bahia e na própria África, porém buscando a personalidade regional, promovendo novas tendências e novos repertórios. O resultado é a união entre o peso e as nuances sinfônicas e a personalidade particular dos arranjos africanos.
Desde sua formação, a Orquestra Afrosinfônica tem no currículo bem sucedidas apresentações no Teatro Sesc Pelourinho e no Teatro Castro Alves, além de ter se apresentado no Solar Boa Vista, Centro Cultural Plataforma e uma temporada no Espaço Cultural Barroquinha, dividindo o palco com ilustres convidados do cenário local, nacional e internacional como Lazzo, Gerônimo, Sapiranga, Orquestra de Jazz da Juilliard School (NY), Peu Meurray, Juliana Ribeiro, Manuca Almeida, Jurandir Santana, Xangai, entre outros.
A Afrosinfônica também gravou a trilha sonora do documentário “Hereros”, de Sergio Guerra”, e “Água de Meninos”, de Fabíola Aquino, além de participar da gravação do DVD de Mateus Aleluia e ter feito parte da programação do Mercado Cultural 2011.
Em 2013, financiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Orquestra deu início a um projeto de circulação pela Bahia, passando por Salvador, Ilhéus, Jequié, Cachoeira e Santo Amaro. Neste mesmo ano, deu início à gravação do seu primeiro disco, também financiado pelo Estado, que deve ser lançado ainda em 2013.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário