11/02/2014

ANIVERSÁRIO DE MÃE MENININHA DO GANTOIS É CELEBRADO NO PELOURINHO

Exposição acontece no Instituto ACM para comemorar os 120 anos da iyalorixá.

O Instituto ACM, no Terreiro de Jesus, recebe a exposição “Mãe Menininha do Gantois – 120 anos de tradição”, a partir do dia 11 de fevereiro na Sala de Exposições Temporárias. A mostra é uma homenagem a Mãe Menininha do Gantois pela passagem dos 120 anos de nascimento, reunindo vídeos e fotos que contam a história da Iyalorixá mais famosa do Brasil, que se confunde com a própria história do candomblé na Bahia.

Até o dia 22 de março, a mostra etnofotográfica traz registros da vida, das tradições e dos costumes de Mãe Menininha. Pensada de forma cronológica para recontar os 120 anos de história, se ainda tivesse viva, a exposição é composta de painéis em diversos formatos e tamanhos com fotos, além de documentários, matérias e entrevistas que serão exibidos em telões. Integra também a exposição uma ala destinada ao Memorial Mãe Menininha, com exibição de imagens de parte do acervo deixado pela Iyalorixá.

As peças fazem parte dos acervos particulares e arquivo de instituições como o jornal Correio, TV Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado e Fundação Gregório de Mattos. A iniciativa é uma parceria do Instituto ACM com a Associação de São Jorge Ebé Oxossi, instituição civil mantenedora do Terreiro do Gantois.

Sobre Mãe Menininha – Maria Escolástica da Conceição Nazareth, descendente de escravos africanos da nação Egbá-Arakê, das terras de Agbeokutá, no sudoeste da Nigéria, ainda criança foi escolhida para ser Iyálorixá do terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê, fundado em 1849 por sua bisavó. Foi a quarta Iyálorixá do Terreiro do Gantois, fundado em 1849, e a mais famosa de toda as Iyálorixás brasileiras. Mãe Menininha, como era chamada e querida, foi mãe, mulher, líder religiosa, deixou ensinamentos de grande valia para a perpetuação da religiosidade de matriz africana na Bahia, com uma forte contribuição ao professar a fé, dando lições de poder, humildade e respeito.

SERVIÇO:

Local: Galeria do Instituto ACM

Endereço: Rua Saldanha da Gama, 2 – Terreiro de Jesus

Data: 11/02/2014 a 22/03/2014

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h.

Abertura: 11/02/2014, às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário