10/02/2014

Fafá de Belém, Cortejo Afro e Maestro Spok na segunda edição do ‘Armandinho 50 carnavais’


O evento acontece no próximo dia 12, a partir das 20 horas, no Clube Fantoches,

A comemoração dos cinquenta carnavais de Armandinho não para. Após abrir o projeto ‘Armandinho 50 carnavais’ com grandes convidados, o especialista dos acordes da guitarra baiana leva MPB, frevo e as batidas afros para o palco do Clube Fantoches da Euterpe no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 20 horas.

A segunda edição do projeto vai receber a cantora Fafá de Belém, nacionalmente conhecida e com um grande vínculo com a Bahia, que foi um dos primeiros estados a se apresentar no início da carreira. Além da cantora, o maestro Spok da Orquestra SpokFrevo criada em Recife, também já é atração confirmada no evento e deverá mostrar o melhor do ritmo nordestino. E para dar um tom baiano a mais no evento, o Cortejo Afro comanda as batidas afros sempre presentes na folia soteropolitana.

O projeto que tem realização da Falcão Produções e Trevo Produções será realizado também no dia 19 de fevereiro e contará um pouco da história do artista ao longo das semanas, ressaltando sua importância musical no cenário baiano, nacional e mundial, ao longo dos seus cinqüenta carnavais.

Fafá de Belém

São 38 anos desde o lançamento do primeiro LP, intitulado de ‘Tamba Tajá’, que reuniu elogios até dos mais críticos da música brasileira e fez alcançar a vendagem de 95 mil cópias no álbum seguinte, chamado ‘Água’ em 1977. Mas, o primeiro sucesso veio antes dos primeiros lançamentos com a música ‘Filho da Bahia’, que foi introduzida na trilha sonora da novela Gabriela. Dentre as primeiras apresentações pelo Brasil, a Bahia sempre foi destino certo da cantora que hoje reúne diversos prêmios e homenagens. Um dos maiores sucessos da carreira foi lançado no disco ‘Estrela Radiante’, a música ‘Sob Medida’, composição de Chico Buarque, que se tornou grande canção na voz da cantora. Além deste, outros sucessos são bastante conhecidos Brasil à fora, como ‘Vermelho’, ‘Abandonada’, ‘Nuvem de Lágrimas’, ‘Eu Sou de Lá’, ‘Coração Agreste’ e muitos outros.

Maestro Spok

Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o Spok, é considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. Natural de Igarassú, começou na música aos 13 anos, por influência do primo, o saxofonista Gilberto Pontes, co-diretor musical e também fundador da Orquestra. Mudou-se para o Recife nos anos 80, onde passou a estudar no CPCMR (Centro de Criatividade Musical do Recife) e pôde trabalhar com os mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo. Há mais de dez anos, instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, e fez como músico convidado participações especiais nas bandas de grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega.

Cortejo Afro

Criada em 1998 na comunidade de Pirajá, o Cortejo Afro foi idealizado pelo artista plástico e designer Alberto Pitta como fortalecimento da cultura afro na Bahia. Composta por percussionistas, mestres, cantores e performances, a banda participa dos carnavais desde 1999 e reúne apresentações internacionais como em Córdoba e Mendonza (Argentina) em 2008; participação da sua banda em eventos, como o festival de Cultura Afro Colombiana (Bogotá); Lavagem de Madeleine (Paris); apresentações em Buenos Aires, Santiago, Lisboa e Berlim em 2007; e a participação no Movimento Afro Pop Brasileiro desde 2006. Músicos como Isabella Taviani, Luiz Melodia, Araketu, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Durval Lélis, Gilberto Gil, Luis Caldas, Lazzo, Margareth Menezes, Negra Cor, Netinho, Ninha, Armandinho, Olodum, Psirico, Riachão, Roberto Mendes, Tatau, Jussara Silveria, Saulo, Caetano Veloso, Felipe Mukenga, Roberto Mendes, Emanuelle Araujo, Ilê Aiyê, Olodum, Jorge Zarath, dentre outros contribuíram para firmar os famosos ensaios pré-carnavalescos que acontecem no Pelourinho.

2014 - Nos 50 anos de carreira de Armandinho foram programados diversos eventos que exalta a carreira do artista de relevância internacional. Além do “Armando Convida - 50 Carnavais”, em março, Armandinho lançará o CD Guitarra Baiana, pela gravadora Biscoito Fino. Também em 2014, será lançado o CD/DVD “Sinfonia Afro Guitarra Baiana”, onde Armandinho grava clássicos com sua Guitarra Baiana, e conta com as participações de blocos afros de Salvador a exemplo de: Olodum, Filhos de Gandhi e Cortejo Afro, além de uma Orquestra Sinfônica. O ano conta também com o projeto “Armandinho toca Caymmi”, uma homenagem a Dorival Caymmi, que este ano celebraria cem anos.

SERVIÇO

O que: Armandinho 50 Carnavais

Atrações: Armandinho (convidados Fafá de Belém, Cotejo Afro e Maestro Spok)


Onde: Clube Fantoches da Euterpe

Quando: 12 de fevereiro de 2014

Horário: a partir das 20 horas

Quanto: 1º lote R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)


Censura: 18 anos

Vendas: Pontos de venda Ticketmix (Shopping BARRA – Shopping IGUATEMI – Shopping PARALELA – SALVADOR Shopping), Internet e Call center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário