A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
06/02/2014
ION é referência para portadores de deficiências neurológicas
Fundado há quase 50 anos por um grupo formado por 11 pais que tinham filhos com tipos variados de deficiência cerebral, o Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-Ba) tornou-se referência no tratamento de crianças e adolescentes com problemas neurológicos. O ION é a única entidade de Salvador especializada no atendimento a autistas.
O Instituto possui uma equipe multidisciplinar com profissionais habilitados nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. O ION tem como objetivo prevenir deficiências ou minimizar efeitos das limitações e lacunas já instaladas, mediante tratamento específico. Mais de 600 pacientes recebem atendimento em saúde, educação e assistência social, com hora marcada, sem filas e de forma gratuita. A entidade é mantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas e de parcerias com entidades governamentais e não governamentais.
A bela, ampla e confortável casa, com sede instalada no Jardim Apipema, em Ondina, oferece todos os espaços disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho eficaz e responsável.
O Instituto disponibiliza atendimentos nas áreas de: Psiquiatria, Neurologia, Pediatria, Serviço Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia ocupacional, Psicopedagogia, Suporte Pedagógico, Educação Física, Pedagogia, Psicodiagnóstico, Atendimento em Múltipla Deficiência, Estimulação Precoce, Atendimento em Reabilitação Neuropsicomotora, Distúrbio de Comportamento e Tratamento Reabilitatório. A organização também realiza gratuitamente os exames de Audiometria e Eletroencefalograma.
Especialidades do Instituto
· Serviço Social
Anamnese – Avaliação complexa, onde se faz a identificação mais detalhada da criança/adolescente, juntamente com sua composição familiar, situação sócio-econômica, cultural, dinâmica familiar, queixa principal e seu histórico, sendo, por fim, feito um diagnóstico social e sua estratégia de intervenção.
Orientação familiar – A família é assistida semanalmente, através de atendimento em grupo ou individual, recebendo as devidas orientações e encaminhamento necessário.
· Psicologia
O sistema intuitivo, afetivo e emocional das pessoas com deficiência costuma apresentar sérias perturbações. As emoções são por vezes intensas e desordenadas; a falta de consciência do próprio estado de ânimo, os problemas pela ausência de controle intelectivo necessário, tudo isso desprepara essas crianças para enfrentar a vida. Uma orientação psicológica poderá torná-las mais harmoniosas e disciplinadas, aptas para pequenas realizações e felizes por se sentirem valorizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário