31/03/2014

CAIXA CULTURAL SALVADOR ENSINA A LER COM OS DEDOS


Oficina “De Olho no Braille” apresenta histórico e aplicações da linguagem tátil.

A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir da próxima segunda-feira (31), as inscrições para a oficina “De Olho no Braille”, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e táteis da escrita em relevo. O projeto traz a ludicidade como forma de acesso à leitura, que pode ser realizada com crianças alfabetizadas e seus responsáveis, por meio de brincadeiras que envolvem vendar os olhos e manipular objetos. Os participantes aprendem a ler em Braille em aproximadamente 30 minutos. As inscrições vão até 7 de abril e podem ser feitas na recepção da CAIXA Cultural, mediante a troca de 20 latinhas ou 10 garrafas Pet para reciclagem.

O curso será dividido em dois momentos: de 08 a 10 de abril será realizada a oficina de Braille, com duas turmas por dia, uma às 09h e outra às 14h, com carga horária de 40min cada. Nos dias 11 e 12 de abril acontece o Workshop “Livro Acessível”, em uma única turma, das 9h às 17h, com carga horária de 16h. A oficina tem orientação de Patricia Braille, Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pela UNEB.

A oficina tem o objetivo de democratizar a aprendizagem do Sistema Braille entre as pessoas que enxergam, favorecendo o contato entre cegos e videntes por meio da escrita. “A oficina será um importante momento de contato com o Braille numa abordagem lúdica, colocando o público em contato com a temática da deficiência visual, mas longe do peso que a sociedade costuma a dar ao tema. Isso aproxima as pessoas, dilui preconceitos e atrai a atenção para as pessoas com deficiência visual, historicamente invisibilizados.” afirma Patrícia.

Serviços:
Oficina: “De Olho no Braille”
Data: de 8 a 10 de abril de 2014 (de terça-feira a quinta-feira)
Horário: às 9h e às 14h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Inscrições: de 31 de março a 7 de abril de 2014
Público: Alfabetizados maiores de 8 anos

Workshop: “Livro Acessível”
Data: 11 e 12 de abril de 2014 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Inscrições: de 31 de março a 10 de abril de 2014
Público: Alfabetizados maiores de 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário