18/03/2014

“UMA PITADA DE SARAU”


Sarau literário na Biblioteca Thales de Azevedo.

Poesia, música e vídeo dão o tom da apresentação “Uma Pitada de Sarau” em apresentação única, nesta terça-feira, dia 25/03, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no Costa Azul. O ator e poeta João Figuer apresentará sua criação poética de um modo revelador em uma mistura cênica que se utiliza de recursos audiovisuais para falar do amor, das memórias e do tempo.

O sarau reúne alguns dos poemas selecionados do livro “De amor, desamor e uma pitada de sal”, que foi lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e no Palacete das Artes. Ao passo em que mostra os bastidores do processo criativo e afetivo do poeta, o “sarau nasce de uma vontade de mostrar como o autor se sente em relação ao amor e seus reveses. Quis emprestar um corpo à poesia, trazê-la para um formato mais ou menos teatral e dar-lhe voz através dos vídeos do artista


Nesse sarau, destinado para estudantes e demais interessados, Figuer vai dizer as poesias e contar como estas nasceram. “É uma forma de dar outra vida às palavras escritas, de um jeito mais descontraído, aproveitando o clima despojado entre os estudantes”, conta o poeta.

POESIA NAS BIBLIOTECAS – De acordo com o ator e poeta João Figuer, “a poesia precisa ocupar todos os espaços da cidade de Salvador, desde as comunidades mais carentes aos palácios e bibliotecas, pois estamos correndo o risco do embrutecimento com tanta violência e desamor”. Por isso se envolveu com a iniciativa de promover o sarau poético. “A poesia é mais que necessária, precisamos valorizar a força da palavra e deixar fluir nossa alma de poeta para que o mundo se renove”. Durante a apresentação, cerca de meia hora é aberta para que qualquer pessoa possa dizer uma poesia, seja de cor ou lida numa folha de papel ou ainda no celular. O desejo do autor é percorrer com “Uma Pitada de Sarau” os mais diversos palcos da Bahia.

“Precisamos ocupar as bibliotecas do Estado com poesia, fazer com que a produção literária ganhe um corpo, tome vida além dos livros.” Com direção e vídeos de Fernando Ishiruji o sarau fica somente hoje em cartaz, dia 25/03, às 15 horas, integrando a programação de atividades da Biblioteca Pública Thales

Sobre o poeta: João Figuer foi apontado como Revelação de autor do ano 2012 em Literatura pela Revista Junior (SP) voltada ao público jovem. “Todas as poesias onde o eu lírico se refere ao amor são a expressão do que há de mais íntimo em mim”. Segundo a poeta e jornalista Mariana Paiva do Jornal A Tarde (BA), jan/2012, “Figuer tenta apreender o tempo com as mãos sem deixá-lo escorrer pelos dedos”.

“UMA PITADA DE SARAU”, Sarau literário com o ator e poeta João Figuer

Apresentação com as poesias do livro “De amor, desamor e uma pitada de

QUANDO: 25/03, terça-feira, às 15 horas (entrada franca).

ONDE: Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Rua Adelaide Fernandes da

Costa s/nº - Costa Azul- Salvador - Bahia

CONTATOS: 9188-7357 / 8801-5577 * E-mail: jfiguer@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário