22/04/2014

Prêmio Braskem de Teatro reconhece os destaques das artes cênicas na Bahia em 2013

A cerimônia de entrega dos troféus desta 21ª edição da premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 23, no palco principal do Teatro Castro Alves.

Os 50 anos de existência do Teatro Vila Velha, a obra do ator e diretor Lázaro Ramos e Shakespeare, um dos mais importantes dramaturgos da história: essas são algumas das homenagens que irão ocorrer durante a cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro 2013. A premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 23, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, mesmo dia do nascimento e da morte do escritor inglês, William Shakespeare (1564 – 1616).

O autor de sucessos como Romeu e Julieta, O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, Megera Domada, entre outros, será mencionado durante toda premiação, que este ano terá como tema central O público em cena. “O espectador é tão responsável pelo sucesso do teatro, quanto os artistas. Nosso tema será o diálogo do teatro com o público, do teatro como arte popular desde suas raízes, com os rituais e festas para o deus grego Dionísio”, explica Paulo Dourado, diretor artístico cerimônia.

O evento, que será apresentado pela cantora e atriz Margareth Menezes e pelo ator Jackson Costa, terá direção musical do multi-instrumentista, cantor e compositor Gerônimo, além de iluminação de Irma Vidal e projeções do VJ Gabiru. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo portal da TVE na Internet (www.irdeb.ba.gov.br), além disso, um especial com melhores momentos da cerimônia será exibido no próximo sábado, dia 26, às 16h, pela emissora.

Homenagens

Nesta 21ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, o ator, diretor e dramaturgo Lázaro Ramos receberá uma homenagem especial pelo conjunto de sua obra. Revelado pelo Bando de Teatro Olodum em 1994, quando atuou em Bai Bai Pelô e Ó pai, Ó, espetáculo teatral que deu origem ao filme e a minissérie de televisão. Lázaro já participou de 27 espetáculos teatrais como A Máquina, dirigida por João Falcão (2000) e Cabaré da Raça (1997). No cinema estreou no papel principal de Madame Satã. Além desse filme, atuou em outras produções de sucesso do cinema nacional, como Carandiru, O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Cidade Baixa, entre outros. Em 2007 foi indicado ao Emmy internacional de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos. Lázaro dirigiu a peça Namíbia, não!, espetáculo ganhador do Prêmio Braskem de Teatro, em 2011, como Melhor Texto.

Os acontecimentos artísticos e políticos, que marcaram a trajetória de 50 anos de atividades do Teatro Vila Velha, também serão lembrados durante a premiação. “A homenagem ao Teatro Vila Velha será conferida pelas contribuições as artes baianas e principalmente pelo caráter inovador e inquietante do espaço cênico que sempre buscou se reinventar ao longo de sua existência”, afirma Paulo Dourado, diretor artístico da cerimônia de entrega do Prêmio Braskem.

Comissão julgadora

O Prêmio Braskem de Teatro destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Foram avaliados espetáculos baianos considerados profissionais e inéditos, que estiveram em cartaz no período de 15 de abril a 15 de dezembro de 2013 em Salvador. Além do troféu, os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil, enquanto os demais serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

Em 2013 a comissão julgadora do Prêmio Braskem de Teatro foi composta por Fernando Marinho, ator, diretor teatral, pianista e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia; Adelice Souza, atriz, diretora teatral e escritora; Cássia Lopes, Escritora e professora doutora de literatura dramática da Escola de Teatro da Ufba; Carlos Nascimento, ator e professor da Escola de Teatro da Ufba; e Hebe Alves , atriz, diretora teatral e professora doutora da Escola de Teatro da Ufba. Esses cinco profissionais das artes cênicas estiveram inteirados de tudo o que ocorreu na cena teatral baiana, em 2013. Foram avaliados 46 espetáculos. O regulamento da premiação de 2014 estará disponível na fan page do Prêmio Braskem de Teatro, no Facebook, a partir desta quinta-feira, dia 24.

CONFIRA OS INDICADOS AO 21º PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO:

Prêmio Braskem de Teatro 2013

ESPETÁCULO ADULTO
§ Casulo

§ Destinatário Desconhecido

§ Éramos Gays

§ Longa Jornada Noite Adentro

§ Três Versões da Vida


INFANTO JUVENIL
§ A História Que A Manhã Contou ao Tempo

§ Barrinho

§ Legal TchanTchanTchan

§ O Menino Detrás das Nuvens

§ Os Saltimbancos da Esperança


TEXTO
§ Ilma Nascimento e Agamenon Abreu, por A Ave

§ Paulo Atto, por A Conferência

§ Ângelo Flávio, por Casulo

§ Fausto Soares, por Eu Sou Um Dom Quixote

§ Vinicius Morais, por Solo Almodóvar


DIRETOR
· Ewald Hackler, por Três Versões da Vida

· Fernanda Paquelet, por Barrinho

· Harildo Deda, por Longa Jornada Noite Adentro

· Luis Alonso, por A Conferência

· Zeca de Abreu, por Destinatário Desconhecido


ATOR
§ Ângelo Flávio, por Casulo

§ Cláudio Machado, por Destinatário Desconhecido

§ Fábio Vidal, por Joelma

§ Kadu Veiga, por Nunca Nade Sozinho

§ Wanderley Meira, por Longa Jornada Noite Adentro


ATRIZ
§ Joana Schnitman, por Longa Jornada Noite Adentro

§ Kátia Leal, por FicVeiFicLegal

§ Luiza Prosérpio, por Três Versões da Vida

§ Márcia Andrade, por Três Versões da Vida

§ Simone Brault, por Solo Almodóvar


REVELAÇÃO
§ Denise Correia, pelo trabalho de atriz de Legal TchanTchanTchan

§ LP Nolasco pelo trabalho de ator em Eu Sou Um Dom Quixote

§ João Victor Sobral pelo trabalho de ator em Eu Sou Um Dom Quixote

§ Amaurih Oliveira, pelo trabalho de ator em Éramos Gays

§ Fausto Soares, pela direção de Eu Sou Um Dom Quixote


CATEGORIA ESPECIAL
§ Igor Epifânio, Jacyan Castilho, Paula Lice e Cacilda Povoas, pela concepção e realização de Um Piano, O Bolero e A Galinha

§ Eduardo Tudella, pela iluminação e cenografia de Longa Jornada Noite Adentro

§ Gerônimo Santana, pela direção musical de Éramos Gays

§ Rodrigo Frota, pela cenografia de A Capivara Selvagem

§ Zuarte Jr. e Agamenon Abreu, pela cenografia e figurino de A Ave

Nenhum comentário:

Postar um comentário