30/05/2014

EXPOSIÇÃO ‘CRIANÇAS NA COPA’ REÚNE QUADROS DE JOGADORES PINTADOS POR CRIANÇAS DE ITAPARICA


Os quadros com jogadores da Seleção Brasileira, Alemã e Suíça pintados em telas por crianças da Ilha de Itaparica ganham exposição beneficente na Nino Nogueira Galeria de Arte, que será aberta no dia 05 de julho (quinta-feira), das 17 às 21h, na Rua da paciência, 299, Rio Vermelho. A mostra Crianças na Copa, uma parceria com a Associação Ilha das Crianças, reúne telas criadas com a técnica de estêncil com spray e pintura livre para retratar jogadores, como Neymar, Paulinho e David LuiZ. A venda dos quadros será totalmente revertida para a entidade privada e filantrópica da Ilha de Itaparica.


A Copa do Mundo foi a inspiração para criar um intercâmbio intercultural por meio da arte entre duas nações ligadas ao futebol, Alemanha e Brasil. Os artistas suíços Queen Kong realizaram 24 pinturas em oficinas criativas com crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos da Associação Ilha das Crianças. Durante duas semanas o grupo criou retratos de jogadores das Seleções Brasileira, Suiça e Alemã. A principal tarefa foi destacar a importância social do futebol, um símbolo de união internacional, que mostra a importância da identidade cultural de uma sociedade.


ASSOCIAÇÃO

Instalada num amplo casarão na Ilha de Itaparica, a entidade se transformou num importante centro de aprendizagem e lazer para crianças e adolescentes que vivem em situação de riscos e vulnerabilidade sociais. Atualmente, a Associação Ilha das Crianças conta com 120 crianças das comunidades de Amoreiras e Misericórdia, que participam de atividades voltadas para o esporte, arte, cultura, idiomas, teatro e atividades multidisciplinares.

As principais fontes de financiamento da Ilha das Crianças são os recursos provenientes do exterior, especificamente da Alemanha. Os projetos de cooperação foram firmados com a ONG WCTAG hilft e.V. e a Fundação Friedrich-Wilhelm und Brigitte Werner Stiftung, ambas situadas em Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário