18/07/2014

Conselho de Cultura lamenta a morte de João Ubaldo Ribeiro


Foto: Manu Dias / Secom

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia manifesta seu pesar e solidariedade à família do escritor João Ubaldo Ribeiro, que faleceu na madrugada desta sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro. O vasto legado deixado pelo escritor jamais será esquecido após tantos anos de contribuição à literatura do Brasil.

O falecimento de João Ubaldo Ribeiro é uma perda não apenas para o setor literário, mas para todos que tinham a oportunidade de conviver com as constantes ideias desse sábio gestor das palavras. Além de membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo foi um dos nomes mais brilhantes da literatura contemporânea.

Livros como O Sargento Getúlio, Viva O Povo Brasileiro, além do romance erótico A Casa dos Budas Ditosos, nasceram clássicos da língua portuguesa e clássicos permanecerão para sempre. O escritor mantinha uma coluna semana no jornal A TARDE, conservando o mesmo brilhante estilo que o caracterizava, nunca isento de humor e ironia.

“Perdemos um escritor único. Mesmo que em algum momento se pudesse divergir de suas palavras em textos políticos publicados em jornais, jamais se podia desconhecer a finura dos seus escritos, bem como o seu inalienável direito de externá-los”, comenta o presidente interino do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Araken Vaz Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário