17/03/2015

Artista baiano é tema de documentário


Há cinco anos desenvolvendo produtos voltados para a televisão brasileira, a TêmDendê Produções inicia o ano de 2015 com agenda de atividades voltadas para cinema e festivais, em especial com a produção do filme documentário “Antes que me esqueçam, meu nome é Edy Star”.

O documentário vai além da história do artista Edy Star, que é considerado o primeiro cantor gay assumido no Brasil e cuja história de vida é também a história da afirmação da sexualidade num país que vivia o regime ditatorial. A captação inclui ambientes, fatos históricos marcantes da cultura brasileira, cenários e pessoas que fazem parte de suas memórias. “Antes que eu me esqueça, meu nome é Edy Star” lança um novo olhar, crítico e com o humor característico de Edy, sobre a produção artística na ditadura militar e relembra que, paralelo ao Tropicalismo e a todo movimento de contracultura das décadas de 60 e 70, existiu um movimento underground, em espaços como boates e casa noturnas, que também marcou estas décadas e que hoje está praticamente desconhecido pela sociedade.

Edy foi parceiro e interprete de grandes nomes como Raul Seixas, com o qual gravou o lendário disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, e em seu documentário terá a participação do músico Zeca Baleiro, que também será responsável pela trilha sonora do filme. ‘Antes que me esqueçam, meu nome é Edy Star’ terá direção de Fernando Morais e roteiro de Carollini Assis, além da participação de grandes nomes do cenário musical brasileiro.

Para a Diretora de Conteúdo da TêmDendê, Vânia Lima, essa é um história para um público contemporâneo e que busca novas formas de dialogar e resgatar os ícones culturais do século XX. “Ele alcança jovens, famílias e trabalhadores. Alcança artistas, críticos e formadores de opinião. A música é a linguagem universal que une todos os públicos, de todas as regiões do país, independente formadores de opinião, independente de sua classe social”, diz.

Além do documentário, a produtora captará e finalizará dois curtas, Dia de Cão e Obra da Natureza, além de uma série de filmes que retratam o universo infantil, Infâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário