23/09/2015

5ª EDIÇÃO DA SEMANA DE AÇÃO, CIDADANIA E MEMÓRIA TRAZ NOVIDADES E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA CRIATIVA PARA O ESTADO



Com o tema “Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa”, evento é aberto ao público e conta com profissionais de renome

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) sedia a 5ª edição da Semana de Ação, Cidadania e Memória, promovida pelo Instituto ACM. O tema, “Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa”, será apresentado através de debates, palestras, cases de sucesso, mostra de objetos utilitários com uso de materiais recicláveis, além de uma praça gastronômica.


Revoluções Criativas

Durante a abertura do evento, será apresentado o projeto “Bahia: Revoluções Criativas”, que visa promover, difundir e qualificar o uso da economia criativa como forma de transformação social, econômica e cultural no estado. “Este é um projeto que consiste na inclusão social e desenvolvimento humano, através da aprendizagem, do trabalho, da geração de renda com o conteúdo de preservação de nossas matrizes históricas e culturais, locais. É um trabalho de mão dupla, que será construído através dos saberes e vocações individuais e coletivas das comunidades, juntamente com o Instituto ACM, onde pode envolver tecnologia, música, dança e artesanato, entre outras linguagens artísticas e culturais”, explica a superintendente do Instituto ACM, Cláudia Vaz.


Grandes nomes

A equipe de produção, expositores e palestrantes é composta por profissionais de renome, como a economista e consultora para a ONU em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca; Maurício Magalhães, sócio presidente da Agência Tudo, empresa do Grupo ABC, maior grupo de comunicação do Brasil; a gestora de Design de Moda, Luciana Galeão.

Outros nomes como a chef baiana, Tereza Paim; o responsável pela concepção e implantação da área de Economia Criativa no Sebrae-Bahia, Richard Alves; o diretor de indústrias criativas do Conselho Britânico de São Paulo, Eric Klug; Ney Maron, Beto Lago, Aninha Franco, Fernando Guerreiro, Marcelo Dantas, Marcos Alban e Fábio Ferreira, que irá mediar o debate, intitulado “Um bate-boca criativo”, farão a composição das plenárias para discutir e apresentar o tema da Semana ACM. De acordo com o diretor de indústrias criativas do Conselho Britânico de São Paulo, Eric Klug, “É um prazer participar deste evento porque a economia criativa é vital para o desenvolvimento econômico do Reino Unido e do mundo. Além disso, o Conselho Britânico fomenta a criatividade e facilita o laço entre o Reino Unido e o Brasil”, avalia.


Exposição

Além disso, o público poderá conferir de perto entre os dias 23 de setembro a 10 de outubro a exposição “A Arte e o Utilitário”, no Foyer da Faculdade de Medicina da UFBA. Com o intuito de apresentar novos modelos de criações sustentáveis, estimular e inspirar a economia criativa de qualidade, a mostra trará objetos utilitários criados por artistas plásticos, arquitetos e artesãos, produzidos com materiais recicláveis.

Entre os expositores estão alunos da Escola de Arquitetura da UFBA, sob a coordenação de Naia Alban; além de André Moreno, Bel Borba, Chico Augusto, Duardo Costa, Eliezer Nobre, Eloy Cheidearte, Euro Pires, Fernando e Mila Peixoto, Gustavo Moreno, Leonel Mattos, Luiz Humberto Carvalho, Manuel Bandeira, Maria Adair, Maria Luedy, Pico Garcez, Ramiro Bernabó, Ronaldo Lima e Washington Arléo.

Gastronomia

Será instalada uma praça de alimentação, onde os participantes do evento poderão degustar a saborosa comidinha de rua da nossa cidade. A curadoria é de Tereza Paim que possui grande influência de saberes e sabores da Bahia, da Tailândia, Portugal e Itália. Em 2014, além de receber o prêmio nacional Dolmã como Melhor Chef de Cozinha Baiana, Tereza Paim conquistou o prêmio Veja Comer Bem, como Personalidade Gastronômica.

Ambientes sustentáveis serão utilizados para compor a decoração dos espaços apresentados em móveis, decorações e artesanatos de materiais reciclados, com cenografia de Euro Pires.

A 5ª edição da Semana ACM é aberta ao público e dispensa inscrições. A programação completa está disponível no site:http://www.institutoacm.com.br/acm/item/ano-v-cultura-sustentabilidade-economia-criativa


Saiba mais sobre o IACM:

O Instituto ACM é uma organização privada sem fins lucrativos, destituída de vinculação político-partidária, que tem como direcionamento estratégico atuar na promoção da cultura contemporânea e preservação do patrimônio histórico e artístico da Bahia.

Através de parcerias com empresas, governos, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, o IACM faz a implementação de programas e projetos em todo o estado.

Sua sede fica localizada em um casarão do século XIX no Centro Histórico de Salvador. Foi fundada em 03 de setembro de 2010 e aberta ao público em 29 de março de 2011.


Confira a programação completa abaixo:

23/09 (quarta-feira)
08h30: Receptivo
09h00: Abertura
09h30: Ana Carla Fonseca: Diretora GARIMPO DE SOLUÇÕES. Consultora, conferencista e assessora para a ONU em Economia Criativa. 
Tema: "Economia, Cultura e Desenvolvimento"
10h15: Coffee Break
10h45: Maurício Magalhães: Sócio Presidente da Agência TUDO. Profissional baiano da área de comunicação, um dos mais reconhecidos no Brasil na inovação de conceitos de comunicação e de entretenimento. Já foi profissional do Sistema Globo de Televisão, já trabalhou com commodity. Criador do Festival de Verão Salvador. 
Tema: "Criatividade: transforma, inova , inclui."
11h30: Debate
12h: Pausa para o almoço
14h: Luciana Galeão: Formada em gestão de design de moda, com trabalho conhecido no cenário nacional e internacional. Vem também construindo a sua carreira como ecodesigner.
Tema: "Transformando resíduos em oportunidades"
(Desfile Temático)
14h30: Tereza Paim: Chef baiana, Restaurante CASA DE TEREZA. Promove a culinária local e inova com absoluto respeito às suas origens.
Tema: "Comida de rua como difusor de cultura"
15h: Richard Alves: Diretor da MBiBrasil com experiência no campo da Economia Criativa, inovação e empreendedorismo, com projetos realizados em diversos estados do Brasil.
Tema: "A importância da capacitação para o processo da economia criativa".
15h30: Coffee Break
16h: Eric Klug: Diretor de indústrias criativas do Conselho Britânico – British Council.
Tema: "Um conceito de valor e de negócio, do Reino Unido para o Mundo"
16h40: Debate
17h: Encerramento
24/09 (quinta-feira)
9h: Aninha Franco: Escritora. Fernando Guerreiro: Diretor teatral. Presidente da Fundação Gregório de Matos. Marcelo Dantas: Professor Adjunto e Coordenador da Área de Conhecimento, Política e Gestão Cultural do CECULT/UFRB. Marcus Alban: Engenheiro, doutor em Economia pela USP. Pós-doutorado em economia e gestão do turismo.
Mediador: Fábio Ferreira
"Um bate boca Criativo"- Uma contextualização histórica da Economia Criativa na Bahia.
Tema: Histórico da Bahia através dos séculos, situando a Economia Criativa até os dias atuais.
10h30: Coffee Break
11h: Ney Maron: Diretor Vice-Presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Renova Energia S.A.
Tema: "Cultura e sustentabilidade: A experiência da Renova Energia"
11h30: Beto Lago: Assessor de Economia Criativa da Câmara Municipal de São Paulo. Idealizador do Mercado Mundo Mix, que acontece no Brasil desde 1994 e em Portugal desde 2003.
12h: Debate
12h30: Encerramento com apresentação cultural.
 - EXPOSIÇÃO: "A ARTE E O UTILITÁRIO" 
 Local: Foyer da Faculdade de Medicina da Bahia – Terreiro de Jesus
 Período: 23/09 a 10/10/2015.
Exposição de objetos utilitários criados por artistas plásticos, arquitetos e artesãos, produzidos com materiais recicláveis. O intuito é apresentar novos modelos de criações sustentáveis, estimular e inspirar a economia criativa de qualidade.
Expositores:
Alunos da Escola de Arquitetura da UFBA (Coordenação Naia Alban), André Moreno, Bel Borba, Chico Augusto, Duardo Costa, Eliezer Nobre, Eloy Cheidearte, Euro Pires, Fernando e Mila Peixoto, Gustavo Moreno, Josiltom Tonm Leonel Mattos, Luiz Humberto Carvalho, Manuel Bandeira, Maria Adair, Maria Luedy, Pico Garcez, Ramiro Bernabó, Ronaldo Lima, Washington Arléo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário