01/07/2016

Cantor e compositor Fagner faz show de encerramento do IV Festival Internacional de Sanfona



show de encerramento do IV Festival Internacional da Sanfona, no próximo dia 16 de julho, na Orla Nova de Juazeiro – BA, será com o cantor cearense Fagner. Com 40 anos de carreira e colecionador de sucessos, como ‘Revelação,’ “Eternas Ondas” e ‘Jardim dos Animais’, Fagner ficou mais conhecido do público brasileiro, e em particular entre os sanfoneiros, depois de ter gravado grandes discos ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Gonzaguinha o álbum já clássico, ABC do Sertão, e de ter vencido um festival de música com a canção de Dominguinhos e Manduka,  ‘Quem Me Levará Sou Eu’. 

Dono de um vasto repertório e de uma voz que encanta várias gerações, ele se apresenta à beira do rio São Francisco, mostrando músicas conhecidas do público, canções do seu 37º álbum, ‘Pássaros Urbanos’ e dividindo o palco com os instrumentistas Targino Gondim (curador do evento), Murl Sanders (EUA), Cathie Travers (Austrália), Chico Chagas e Edglei Miguel. Os shows da noite começam às 19h, com  sanfoneiros conhecidos da cena regional. 

O IV Festival Internacional Da Sanfona, que é realizado pela Toca pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, começa na quarta-feira (13), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, com exposição de sanfonas e fotografias, além de demonstrações de montagem, manutenção e afinação do instrumento. O público ainda se aprofundará um pouco mais no universo sonoro da ‘gaita’, através das oficinas práticas de sanfona, com o músico Edglei Miguel, às 9h.


A quinta-feira (14) também será de programação diversificada. Além das oficinas e do workshop de harmonia e acompanhamento, às 14h, com Chico Chagas, os shows do Quinteto Sanfônico da Bahia, de Renato Borghetti e de Cathie Travers, darão mais sonoridade ao evento, a partir das 20h.  Já na sexta-feira (15), as oficinas, o workshop de improvisação, com Nelson Faria e Chico Chagas, às 14h, fazem parte do roteiro que ainda conta com os shows de Oswaldinho, Mestrinho e Murl Sanders, às 20h. Tudo isso também no Centro de Cultura João Gilberto.

A cada dia, após as oficinas e workshops, o festival apresentará as Jam Sanfona Sessions, cujas improvisações dos sanfoneiros convidados, além dos músicos regionais, deixarão a 4ª edição mais próxima dos visitantes. Uma “palinha” com um pouco de todos os estilos, saindo do forró, passando pelo jazz e bossa nova até soar a música clássica.


O Festival tem o patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura (Minc), através Lei Rouanet e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro. Como toda a grade é gratuita, a coordenação do evento reserva também 5% da lotação às pessoas com deficiências físicas, idosos, gestantes e crianças de colo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário