19/10/2016

Mapa ‘A Bahia de Dom João’ começa a ser distribuído no Centro Histórico

Foto: Embratur Portal Copa.

Roteiro alternativo gratuito destaca 23 pontos históricos em Salvador, Recôncavo Baiano e Mata de São João

O curto e intenso período de passagem da família real e da corte portuguesa pela Bahia, em 1808, ganha destaque em A Bahia de Dom João, novo roteiro cultural que estará disponível gratuitamente para baianos e turistas a partir do dia 17 de outubro. Elaborado colaborativamente por professores de História da rede municipal de ensino de Salvador, o roteiro foi idealizado e executado pelo projeto cultural ‘Era uma Vez... Brasil’, programa nacional de arte-educação que levará estudantes para um intercâmbio de dez dias em Lisboa, em novembro.

São 23 pontos destacados entre Salvador, Recôncavo Baiano e Mata de São João, locais fundamentais para a construção da identidade histórica e cultural do Brasil. “A proposta era criar um roteiro turístico que englobasse aspectos da cultura material e da cultura imaterial. Do patrimônio ‘pedra e cal’ ao patrimônio dos saberes e das tradições e assim promover uma revisitação à nossa história”, destaca Marici Vila, idealizadora da Rota e diretora da Origem Produções, que realiza o ‘Era Uma Vez...Brasil’.

Gratuito, A Bahia de Dom João mapeia locais de profunda relevância e traz curiosidades sobre a importância desses lugares na construção histórica do país. Além de ressaltar pontos já bastante conhecidos como o Palácio do Rio Branco (antigo Palácio do Governador) e Solar do Unhão – onde o Conde da Ponte ofereceu um jantar à família real portuguesa na sua chegada ao Brasil –, a Rotadestaca marcos essenciais e pouco conhecidos pelo grande público, a exemplo do Campo do Forte de São Pedro, local em que Dom João e toda a família assistiram aos exercícios militares do primeiro regimento de linha.

Além dos locais históricos, o roteiro destaca ainda a cultura de matriz africana, mapeando o Recôncavo Baiano, mais precisamente o Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação que sedia diversas manifestações étnico-culturais entre elas a do Nego Fugido, tida como patrimônio cultural. Nesse primeiro momento o material será disponibilizado no Centro de Informações Turísticas, no Pelourinho, e no site oficial do projeto www.eraumavezbrasil.com.br. A ideia é que a ação conquiste parcerias e seja ampliada para que o material físico possa contar outros pontos de distribuição. 

“O mapa ajudará turistas, visitantes e moradores de Salvador e região a conhecer alguns pontos da ligados a esses importantes acontecimentos. Pretende ser também uma contribuição à valorização do patrimônio histórico da cidade e um apoio para que nós, brasileiros, possamos conhecer e refletir sobre nossa história”, destaca o escritor Laurentino Gomes, que assina o texto de introdução do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário