Neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia lança em todo o Brasil a campanha “A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, em parceria com o NOB / Grupo Oncoclínicas, Instituto Oncoclínicas e a UNACCAN (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama). A ideia é desafiar as mulheres a mudarem seus hábitos de vida e passarem a cuidar mais da saúde, especialmente em relação à alimentação saudável, à realização de exercícios físicos regularmente e aos exames preventivos. “Inúmeros estudos apontam para a relação entre o sedentarismo e o excesso de peso e o câncer de mama. A pratica regular da atividade física está associada à prevenção da doença”, defende a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia).
A SBM quer mostrar que a vida pede uma atitude e que as mulheres podem aproveitar o movimento do Outubro Rosa para iniciar uma mudança de hábitos em sua rotina, como praticar exercícios físicos, ingerir alimentos saudáveis e realizar os exames preventivos. “Queremos mostrar que isso é essencial durante toda a vida para evitar não só o câncer de mama, mas outras doenças”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior.
Pesquisadores membros da Sociedade Brasileira de Mastologia acabam de concluir um estudo que revela que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres na pré e pós-menopausa que apresentam excesso de gordura corporal especialmente na região abdominal. O estudo também mostrou que as altas medidas da circunferência da cintura também provocam um risco aumentado para complicações metabólicas e cardiovasculares.
Segundo Ruffo, a mudança de atitude também deve partir dos médicos, que devem realizar um atendimento de boa qualidade às pacientes, brigar por maior acesso à mamografia, lutar pela diminuição do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento, ou seja, fazer valer a lei dos 60 dias (que prevê que todo paciente diagnosticado com câncer inicie o tratamento no prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico), e realizar a reconstrução da mama no ato da cirurgia como um todo. “Essa luta é de todos para que as mulheres possam contar com os benefícios que têm direito e não sofram tanto por conta da doença. Se todos trabalharem juntos podemos salvar cada vez mais vidas”, afirma o presidente.
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte das mulheres no Brasil e exige cuidados. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de quase 60 mil novos casos este ano.
Alimentação saudável e prática de atividade física devem ser planejadas, de maneira que seja uma rotina na vida da mulher:
Comer bem, de maneira geral, seria não ficar muito tempo sem alimentar-se, ou seja, comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
O ideal é evitar o excesso de carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
Gorduras em excesso devem ser evitadas tanto para a quantidade quanto a qualidade da gordura ingerida.
Procurar ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente o consumo de frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais, e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
A palavra que não pode faltar para alcançar uma alimentação saudável é o "planejamento". Saia de casa com seu dia alimentar planejado e tente segui-lo da melhor forma possível.
Autoestima já tem um grande aliado
Um dos efeitos colaterais mais incômodos da quimioterapia, tratamento mais utilizado no combate à doença, é a queda de cabelos, ou alopecia, que já pode ser minimizada por meio de uma técnica chamada crioterapia. Na Bahia, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) é pioneiro no serviço, disponibilizado nas clínicas do Grupo Oncoclínicas em nove estados brasileiros. “Além de ajudar a reduzir a queda de cabelos, a tecnologia ajuda a manter a autoestima, que geralmente fica abalada quando os cabelos caem e o paciente passa a usar peruca ou lenço", declara a oncologista Samira Mascarenhas, da equipe do NOB
A tecnologia é indicada para alguns tratamentos do câncer, inclusive o de mama. O equipamento inglês, usado para resfriamento do couro cabeludo, já foi utilizado em vários países da Europa, em mais de dois mil pacientes submetidos a diferentes tratamentos quimioterápicos e a taxa de sucesso variou de 49% a 100% dos casos publicados.
“Em geral, o tratamento é bem tolerado, porém, alguns pacientes podem se queixar de dor de cabeça, tontura e sensação de frio, sintomas que são rapidamente superados pelos resultados alcançados”, afirma o oncologista Gilberto Lopes, diretor científico do Grupo Oncoclínicas.
A touca gelada, resfriada a menos 4°C, gera uma sensação térmica no couro cabeludo de até 16°C, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Com espaços mais contraídos, a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor.
Sobre o NOB - O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 35 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.
Sobre a SBM – A Sociedade Brasileira de Mastologia é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de dois mil mastologistas em território nacional. A SBM tem como compromisso disseminar informações à população sobre a importância da especialidade e a necessidade dos cuidados com a saúde mamária. Também atua junto a órgãos governamentais, no sentido de contribuir para a melhoria do sistema público de saúde – diagnóstico e tratamento – especialmente do câncer de mama.
Sobre o Grupo Oncoclínicas – O Grupo Oncoclínicas, um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia da América Latina, com redes assistenciais especializadas no tratamento oncológico do país e com atuação destacada também nas áreas de hematologia, transplante de medula óssea e radioterapia.
Fundado em 2010, o Grupo Oncoclínicas está presente em nove estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul -, e conta com 35 unidades. O Grupo orgulha-se de operar em consonância com elevados padrões de qualidade assistencial, mantendo seu foco constante no paciente. Além disso, busca alcançar certificações internacionais de qualidade, capazes de atestar a assertividade da gestão assistencial e operacional.
Os mais de 350 especialistas que compõem o corpo clínico de nossas clínicas, assim como os profissionais que lhes dão apoio na abordagem multidisciplinar dos tratamentos, são permanentemente incentivados a se manterem em dia com as novidades tecnológicas, novos medicamentos e protocolos de tratamento. O Grupo Oncoclínicas é pioneiro na parceria com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite:www.grupooncoclinicas.com.
Sobre o Instituto Oncoclínicas - O Instituto Oncoclínicas é uma organização sem fins lucrativos que atua com foco em pesquisa científica, em programas de promoção à saúde e na educação continuada do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas e dos médicos especialistas.
Programação para o Outubro Rosa no NOB
15 de Outubro – Mundo Rosa Talks , promovido pelo Mundo Verde em parceria com o Núcleo da Mama, para orientação ao público na luta contra o câncer de mama.
Local - Auditório do NOB (Avenida Adhemar de Barros, 123, Ondina)
Horário: 08 às 12 h
PROGRAMAÇÃO:
1 - Os três níveis de prevenção do câncer de mama – Palestrante: Mastologista Dr. Cesar A. Machado
2 - Nutrição anticâncer – Palestrante: Nutricionista Thalita Caceres
2 - Nutrição anticâncer – Palestrante: Nutricionista Thalita Caceres
MESA REDONDA:
- Mastologia (César Augusto Machado e Mychely Rego)
- Cirurgião Plástico (Dr Marcelo Cunha)
- Radioterapia (Elisa Saito)
- Mastologia (César Augusto Machado e Mychely Rego)
- Cirurgião Plástico (Dr Marcelo Cunha)
- Radioterapia (Elisa Saito)
- Oncologia Clínica (Renata Cangussu e Rafael Batista)
- Fisioterapia Oncológica (Manuela Teive)
- Pilates no Câncer (Helena Mathias)
- Pilates no Câncer (Helena Mathias)
- Nutricionista (Thalita Caceres)
24 de outubro – Oficina “De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer”. Evento voltado para pacientes em tratamento.
Local: Auditório do NOB Ondina
Horário: 14 às 16 h
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.
25 de outubro – Palestra: Níveis de Prevenção do Câncer de Mama – Cesar A. Machado – Mastologista do Núcleo da Mama
Aulão de Pilates – Helena Mathias – Fisioterapeuta do Núcleo do Movimento
Local: Auditório do NOB Ondina
Horário: 14 às 16 h
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.
31 de Outubro - Oficina “De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer”
Evento voltado para pacientes em tratamento.
Local: Auditório do NOB Ondina
Horário: 14 às 16 h
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário