O psicanalista e psiquiatra paulista Jorge Forbes e o psiquiatra André Gordilho participam da quarta edição do Ciclo de Palestras Holiste, que acontece, no próximo dia 25/01, às 19h, no Hotel São Salvador.
O psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes (Foto: Roberto Lima) e o médico psiquiatra André Gordilho (Foto: Divulgação)
O psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes, vem à Salvador para participar da quarta edição do Ciclo de Palestras Holiste, que irá debater O conceito de felicidade e o papel do sofrimento, no dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 19h, no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep. O evento gratuito será aberto pelo médico psiquiatra André Gordilho, que abordará o tema Tristeza e Depressão: como diferenciar?. Os dois palestrantes, após as conferências, participarão de uma mesa redonda, onde responderão às perguntas da plateia. As inscrições podem ser feitas no site holiste.com.br/palestras, com vagas limitadas.
O médico psiquiatra André Gordilho, abrirá a quarta edição do Ciclo de Palestras Holiste falando sobre a como distinguir um sentimento de tristeza passageiro de depressão. “Tristeza é uma emoção normal que todos nós vivenciamos, depressão é uma patologia, uma doença que tem modo especifico de começar e que pode evoluir negativamente, se não tratada”, explica o especialista da Holiste. Gordilho também ressalta que a tristeza não é o único sintoma da depressão. “São vários sintomas associados que, caso se mantenham por um tempo especifico, vão caracterizar um quadro depressivo”, esclarece.
Autor dos livros Você quer o que Deseja? (Ed. Best Seller, 2003) e Da palavra ao gesto do analista (Ed. Nacional, relançado em 2015), Forbes questiona o pensamento generalizado de que existe “fórmulas” para sermos. “Ninguém merece ser feliz, ponto. Mas não conclua rapidamente pensando que, então, a felicidade não existe. A frase não nega a felicidade, mas, sim, o seu merecimento, ou seja, a ideia de que felicidade seja algo que se encontra ao final de um esforço premeditado”, explica o psicanalista.
Segundo ele, para alcançar a felicidade “é necessária uma boa dose de ousadia e coragem, e não se medir pela expectativa do que esperam de você. Felicidade é suportar o inesperado. A felicidade é para corajosos”, conclui Forbes. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Forbes é também mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII e Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
Grandes pensadores - O Ciclo de Palestras Holiste é promovido pelo Centro de Estudos Holiste e já realizou três edições, nos meses de julho, setembro e novembro de 2016, reunindo psiquiatras, psicólogos e outros profissionais da saúde mental. O evento já contou com palestras do filosofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); da pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); do sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso); do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental) e da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?).
Serviço:
O quê: Ciclo de Palestra Holiste
Temas e palestrantes: Tristeza e Depressão: como diferenciar? - André Gordilho, médico psiquiatra e O conceito de felicidade e o papel do sofrimento - Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra
Quando: dia 25/01/2017 (quarta-feira), às 19h
Onde: São Salvador Hotéis e Convenções (Rua Doutor José Peroba, 244 – Stiep).
Entrada: gratuita
Inscrições no site: holiste.com.br/palestras
Vagas limitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário