31/07/2017

A Outra Companhia de Teatro realiza mediação cultural com estudantes de salvador e interior da Bahia

Foto: Andrea Magnoni.



Jovens e adolescentes, entre 12 e 18 anos, passarão por uma vivência artística diferenciada com os integrantes d’A Outra Companhia entre os dias 07 e 18 de agosto. Durante um período do dia, na Casa d’A Outra (sede do grupo), participarão de jogos teatrais, rodas de conversa sobre o fazer teatral em suas áreas de composição (iluminação, cenografia, figurino, trilha sonora, dramaturgia, produção), auxiliarão nas atividades de montagem do arcabouço cênico e assistirão ao espetáculo O que de você ficou em mim, que sublinha a questão: qual seu sonho quando crescer?

Desde 2006, A Outra Companhia investe num diálogo com escolas, grupos artísticos de periferia, organizações de reparação social e cultural, ofertando atividades que corroboram na formação de cidadãos mais sensíveis a arte, atreladas a atuação educacional. Cerca de 100 mil pessoas já foram alcançadas pelo projeto de mediação cultural d’A Outra Companhia de Teatro. Desta vez, a proposta convoca projetos sociais, grupos amadores de teatro e estudantes da rede estadual e municipal de ensino.

Para a mediadora cultural e integrante d’A Outra Companhia de Teatro, Eddy Veríssimo, o projeto oportuniza a esses alunos acesso a arte, logo que, a maioria nunca teve. “É uma forma deles verem o que está por traz do espetáculo pronto, principalmente, em um espaço que não é convencional. Queremos que eles tenham um entendimento de que a arte pode ser feita de qualidade ainda que seja em um espaço alternativo”, realça a atriz.

Eddy Veríssimo conta que começou a fazer teatro no Instituto Araketu, que era uma ação de inclusão social. “Foi nesse espaço que tive a oportunidade de ir pela primeira vez em um teatro. Queremos dar a esses alunos a oportunidade que talvez nunca tivessem na vida: a de ter uma vivencia no universo artístico, para que, um dia se tornem agentes multiplicadores desta arte assim como eu”, acrescenta a mediadora.

Serão 10 apresentações do espetáculo direcionadas a 10 diferentes instituições de Salvador, dos bairros do Cabula, Canela, Caixa d’Água, Itapoã, Itinga, Ribeira, Canela, 2 de Julho, Plataforma, Avenida Sete de Setembro e Cidade Baixa. Serão atingidos um total de 500 adolescentes, durante o mês de agosto de 2017, de forma GRATUITA. O Colégio Municipal Lídia Xavier de Oliveira, do munícipio de Esplanada, é a única instituição fora do perímetro da Grande Salvador.

Espetáculo
O documento cênico-biográfico O Que de Você Ficou em Mim, que tem a direção e dramaturgia compartilhada por Thiago Romero (do grupo Teatro da Queda) e Luiz Antônio Sena Jr. (A Outra Companhia de Teatro), revira o baú de memórias da companhia, o que mudou e o que ficou na biografia dos atores que hoje compõem o grupo.

Misturando verdade e ficção, a obra reflete sobre o sonho de ser artista, anseios e angústias, prazeres e alegrias que cercam a escolha desse ofício. De acordo com Roquildes Junior, integrante da companhia, "o espetáculo propõe uma reflexão sobre o fazer artístico, as motivações, os conflitos sociais e familiares que envolvem a decisão de ser artista".

A montagem, que é o primeiro espetáculo do grupo com foco no teatro documentário, inaugura a Casa d’A Outra, utilizando como espaço de encenação a fachada e os corredores do Centro Comercial Politeama, prédio antigo do centro de Salvador, onde fica localizada a sede.

É a partir de O Que de Você Ficou em Mim que A Outra Companhia de Teatro inicia o projeto de convivência com os comerciantes do bairro, dialogando com os moradores do prédio, com a rua, com a urbanidade e absorvendo essas referências da nova realidade do grupo que tinha acabado de sair do Teatro Vila Velha, espaço onde o grupo nasce em 2004.

Enxergue
Essa ação de mediação cultural é mais uma das atividades do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Serviço
O quêO Que de Você Ficou em Mim – Mediação Cultural projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia
Quando:  07 a 18 de agosto
Onde: Casa d’A Outra – Centro Comercial do Politeama
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário