31/07/2017

Artistas falam sobre a emoção de comemorar os 40 anos do disco Refavela

Foto: Henrique Algualo.

"Refavela" (1977), disco central da trilogia iniciada com "Refazenda" (1975) e concluída com "Realce" (1979) completa 40 anos e nada melhor que comemorar na Concha Acústica do Teatro Castro Alves com a presença do mestre Gilberto Gil no palco, acompanhado por grandes nomes da nova geração musical brasileira: Céu, Maíra Freitas e Moreno Veloso, trazendo novas leituras das dez faixas do disco, além de canções que fizeram parte do show original. O grande encontro acontece dia 23 de setembro e os ingressos já estão disponíveis nas bilheterias do TCA, SACs (shoppings Barra e Bela Vista) e no site ingressorapido.com.br.
Refavela é um disco lindo, sempre imaginei a sua transposição para o palco. Não era nascido quando meu pai rodou com esse show pelo Brasil e resolvi juntar os amigos a fim de recriar o repertório e a força dessa obra que mexe com todos nós”, conta Bem Gil, idealizador, diretor artístico e musical do projeto que comemora a trajetória do disco considerado um dos mais emblemáticos e também o mais africano da carreira de Gil, todo ele inspirado pela ida à Nigéria, no mesmo ano.
Na capa interna de Refavela, Gilberto Gil resume o conceito do disco:
"refavela, como refazenda, um signo poético.
refavela, arte popular sob os trópicos de câncer e de capricórnio.
refavela, vila/abrigo das migrações forçadas pela caravela.
refavela, etnias em rotação na velocidade da cidade/nação.
não o jeca mas o zeca total.
refavela, aldeia de cantores, músicos e dançarinos pretos, brancos e mestiços, o povo chocolate e mel
refavela, a fraqueza do poeta; o que ele revela, o que ele fala, o que ele vê."
Gil voltou da África inspirado. Fez seu caminho de volta ao Brasil com esse disco lindo: Refavela. Como uma segunda volta, um reencontro, o reconhecimento sonoro imediato, uma visão pessoal interna e musical da sua origem brasileira com tudo o que ela é, aumentada pela lente da realidade Nigeriana. O resultado dessa viagem é ricamente estampado no som, nos arranjos, nas composições e nas escolhas de Refavela. Eu adoro e sempre adorei!”, festeja Moreno Veloso, enquanto entoa alguns versos da canção título: “A refavela revela o sonho de minha alma, meu coração. De minha gente, minha semente, Preta, Maria, Zé, João.”
Preta Maria e Maria, conta Gil, são as filhas dele com Sandra, que também intitula uma das canções do disco. “Preta é de 74, Maria, de 76; era pequenininha na época. A música 'antevê' José, meu filho, que nasceria em 91, e João, meu neto, em 90; e 'Zé, João': brasileiros”, explica o mestre. Refavela, Aqui e Agora e várias outras canções foram compostas durante a viagem pela Nigéria. "Eu trouxe um balafon típico da região do Golfo da Guiné e fiz Balafon (a canção)", lembra Gil.
A cantora Céu também fala sobre sua empolgação com o show: “O Refavela está entre meus discos favoritos da vida. Ter a oportunidade de cantar suas músicas foi a notícia mais incrível que poderia receber. Estou muito feliz e ansiosa com esse show!”. Maíra Freitas completa: "Refavela é um disco icônico e muito marcante. Ouvia muito quando criança, minha mãe gostava de colocar pra gente dançar. Gil é uma referência na minha vida e vai ser muito emocionante cantar essas músicas ao lado de tantos artistas maravilhosos”.
O show é uma realização da Xirê Eventos, com produção local assinada por Ivanna Soutto|Produção de Conteúdo e apoio cultural do Sheraton Bahia Hotel, Nova Brasil FM e Santa Empilia empreendimentosPara compor a comemoração, uma banda formada por três gerações de músicos que beberam desta fonte chamada Refavela: o próprio Bem Gil na guitarra; Bruno Di Lullo no baixo; Domenico Lancellotti na bateria; Thomas Harres na percussão; Thiagô Queiroz e Mateus Aleluia nos Sopros; Nara Gil e Ana Cláudia Lomelino nos vocais.

Show REFAVELA 40
Onde: Concha Acústica do TCA
Quando: 23 de setembro de 2017 – 19h
Ingressos: Plateia: R$ 80,00 /inteira e R$ 40,00/ meia e Camarote: R$ 160,00 /inteira e R$ 80,00 /meia
Vendas: TCA, SAC SHOPPING BARRA E BELA VISTA, INGRESSORAPIDO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário