31/07/2017

Novenário abre nesta sexta-feira celebrações pela Festa de Irmã Dulce


As missas acontecem durante nove dias, sempre às 18h,
no Santuário da Bem-Aventurada, e culminam com o dia litúrgico, no 13 de agosto

O mês de agosto é marcado por uma intensa programação dedicada a Irmã Dulce, que promete reunir milhares de fiéis e admiradores durante as homenagens à religiosa. A sétima edição da Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres será iniciada com um novenário, que começa sexta-feira (dia 04) e prossegue até dia 12, sempre às 18h, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma). A cada dia a celebração terá um pregador e um grupo de homenageados, entre unidades, voluntários e parceiros das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de paróquias, congregações, irmandades, órgãos públicos e instituições. As missas serão marcadas também pelo gesto concreto, que este ano será oferta de leite em pó. Os gêneros alimentícios serão doados a famílias carentes e também utilizados pelo público assistido pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

A agenda festiva dedicada à Mãe dos Pobres vai até 13 de agosto, data oficial da sua festa litúrgica, quando haverá um dia inteiro de comemorações. Entre os destaques do dia 13 estará a Missa Solene, às 9h30, no Santuário da Bem-Aventurada, que será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O dia dedicado ao Anjo Bom também contará com a Caminhada Irmã Dulce, que antecede a Missa Solene e será iniciada às 8h, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário da beata, onde todos vão se reunir para a celebração.

Mãe dos Pobres - Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e serviço, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana. Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição considerada hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e atualmente está em processo de canonização. Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana.

Programação da Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres
·         Novenário
Data: de 04 a 12 de agosto, sempre às 18h
Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

  • Festa em honra à Bem-Aventurada
Data: 13 de agosto
Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

8h – Caminhada Irmã Dulce, com saída da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres 
9h30 - Missa Solene, presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil
14h – Momento de Louvor
15h – Exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento 
17h - Missa dos Devotos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário