Aberto ao público, evento ocorre nos dias 16 e 17, no Hotel Sol Victoria Marina
Acontece neste sábado e domingo, dias 16 e 17 de setembro, das 11 às 19 horas, no Hotel Sol Victoria Marina, a edição Primavera da Feira Cantinho da Liz, que vai arrecadar leite em pó, farinha láctea e suplementos alimentares para o Lar de Idosos Santo Antônio de Pádua. Aberto ao público, o evento reúne expositores de alta qualidade em produtos de moda, acessórios, artesanato, bijus, além de trazer opções de gastronomia e culturais, com música e lazer. A Feira Cantinho da Liz é uma realização do projeto ‘Abrace com o Coração’, da empresária Liz Paim, que vem ocorrendo há mais de um ano e beneficiando diversas instituições da cidade, como o Lar Irmã Benedita e o Orfanato Lar da Criança Salvador, que abrigam crianças abandonadas e carentes, o Lar Santo Antônio de Pádua, que acolhe prioritariamente idosos dependentes, independentes, carentes e excluídos, em regime de internato, e também algumas redes de protetores independentes de animais, com campanhas de arrecadação de ração e incentivo à adoção de cães e gatos de rua.
Funcionando em um casarão alugado no Barbalho desde fevereiro de 2000 em condições humildes, mas que vem sendo melhorado lentamente com o passar do tempo, o Lar Santo Antônio de Pádua necessita urgentemente de intervenções de obra civil a fim de adequar suas instalações para o público atendido e de doações de gêneros alimentícios, roupas, medicamentos, móveis, entre outros materiais, para continuar atendendo aos idosos e continuar funcionando para não fechar suas portas. A instituição também aceita doações em dinheiro para o pagamento de suas despesas.
Segundo Nadja da Silva Batista Franco, técnica em Enfermagem, fundadora e gestora presidente da instituição, as instalações físicas do imóvel são incompatíveis com a evolução do trabalho que vem sendo realizado. A casa possui dois pavimentos e as melhores dependências estão no primeiro andar, o que é inviável para o idoso, pois este não deve subir ou descer escadas sem os devidos cuidados. Além disso, os crescentes aumentos nos custos de manutenção são incompatíveis com a receita mensal da instituição.
Geralmente, as instituições asilares de maior expressão e com melhores condições financeiras de Salvador só aceitam idosos acima de 60 anos e que não sejam portadores de deficiência física, orgânica e psíquica. Porém, quando a situação é inversa a estes critérios, os idosos são excluídos e ficam sem o devido amparo pelas instituições. Este abandono também decorre dos familiares, que alegam não poder ficar com os mesmos em suas residências por falta de preparo técnico para o acompanhamento e assistência.
Neste aspecto, o Lar Santo Antônio de Pádua é considerado pioneiro e um dos poucos em Salvador que assistem a essa categoria de idosos, respaldado pela experiência de muitos anos de sua fundadora, do comerciante Jahilton Roque Alves Franco, e de uma equipe multidisciplinar que, há muitos anos, está inserida em atividades sociais voltadas principalmente para os idosos que não são aceitos em hospitais e precisam de acompanhamento 24 horas por dia.
É por esta razão que a instituição tem como perfil acolher os idosos considerados excluídos, principalmente pela sociedade e famílias. Entre eles estão portadores de deficiências físico-motoras, orgânicas e psíquicas, como amputados, gangrenados, portadores de diabetes avançada, hipertensão, sequelas de AVC, Parkinson e Alzheimer, demência, além de problemas com tabaco e álcool.
“Diariamente chegam até nós muitos pedidos de vagas para internamento de idosos em situação de risco, por parte de famílias, hospitais e entidades governamentais, pelo simples fato de não encontrarem vagas em outras instituições, porque a grande maioria só aceita idosos em perfeito estado de saúde, condição esta ainda comprovada por meio de exames e relatórios médicos”, explica Nadja Franco.
Abrace com o Coração
O projeto nasceu por iniciativa da empresária Liz Paim há cerca de cinco anos, mas por falta de verba e incentivo, ficou em stand by, até que apareceu o primeiro grupo de voluntários que arrecadou, com ajuda de diversos apoiadores, camisetas, adesivos, balões, pirulitos, sequilhos e promoveu em abril de 2016 uma caminhada solidária pela orla da Barra. “Foi emocionante, pois cada um dos voluntários sentiu a dor e a alegria das pessoas que eram abraçadas pelo caminho”, relembra Liz Paim.
Abrace com o Coração / Caminhada na Barra / Abril 2016:
Feira Cantinho da Liz / Namorados / Junho 2017:
Informações:
Liz Paim / (71) 3264-0961 / (71) 99969-0930
Nenhum comentário:
Postar um comentário