13/09/2017

Tropicália inspira show cênico-musical-performático da Música de Quinta


Foto: Andrea Magnoni.

Sem lenço, sem documento. Nada no bolso ou nas mãos. Eu quero seguir vivendo, amor. Eu vou”. Há 50 anos, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso cantava as seguintes frases poéticas e políticas de sua composição Alegria, Alegria. Junto com Os Mutantes, Gilberto Gil, Nara Leão, Gal Costa eTom Zé criou a Tropicália, movimento “pop” da década de 1960 que desejava romper o que vigorava musicalmente no Brasil. Inspirada por este movimento e num ato político, a banda Música de Quintagrupo cênico-musical-performático, apresenta seu mais novo show no dia 21 de setembro, a partir das 20h, na Casa d’A Outra (Rua Politeama de Cima – Politeama).
“Vivemos momentos ‘sombrios’. Tal como em 1968. Assim como o Tropicalismo, que foi um movimento político e estético, queremos questionar e tensionar a arte e a política brasileira nesse momento da nossa história”, explica Roquildes Júnior, cantor e diretor musical da Música de Quinta, ao acrescentar que estão no repertório Alegria Alegria, Bat Macumba, Baby, Tropicália, Panis et circenses, entre outras do famoso disco Tropicália. O repertório terá composições contemporâneas que se aproximam deste movimento musical, como Um Só, dos Tribalistas.
Participação
A cada show uma participação especial. Dia 21 de setembro, a banda convida o grupo Teatro da Queda que apresentará uma célula do seu mais novo espetáculo Desviante, dirigido por Thiago Romero, que estreia no dia seguinte (22 de setembro) no Teatro Gregório de Mattos, Composto por números musicais e coreográficos com inspiração nos movimentos artísticos e culturais dos anos 60 e 70 e no período de ditadura militar no Brasil. Para o show da Música de Quinta, os atores irão apresentar um número especial que promova um debate a respeito da Homossexualidade, do Teatro e da Ditadura Militar . 
Movimento
Música de Quinta é idealizado e realizado pelos integrantes d’A Outra Companhia de Teatro com a participação do ator-performer Thiago Romero e do músico Moisés Rocha, que traz releituras de músicas conhecidas e produz shows temáticos sempre com uma pitada de poesia e dramaturgia, característica marcante.
ENXERGUE
Este show encerra a primeira etapa de ações do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, selecionado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) de 2016. Durante todo o ano de 2017, serão realizados diversos shows temáticos que ocorrerão ou na Casa d’A Outra ou pelas ruas do Politeama.

Serviço
O quê: MÚSICA DE QUINTA #04 – com participação do Teatro da Queda
Quando: 21 de setembro, a partir das 19h
Onde: Casa d'A Outra – Rua Politeama de Cima, n° 114, Centro Comercial Politeama, sl 11/12
Entrada: Pague Quanto Quiser

Ficha Técnica
Músicos | Cantores | Performers: Anderson Danttas, Eddy Veríssimo, Gabriel Carneiro, Moisés Rocha, Israel Barretto, Luiz Antônio Sena Jr, Roquildes Junior e Thiago Romero
Participação: Cena Desviante – espetáculo produzido pelo grupo Teatro da Queda, com direção de Thiago Romero
Direção Musical: Roquildes Junior
Direção Artística: Luiz Antônio Sena Jr e Thiago Romero
Produção executiva: Bergson Nunes
Staff: Luiz Buranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário