03/10/2017

Esculturas de bonecos de vudu, são o objeto da exposição de Daniela Steele na Galeria Acbeu




A artista visual Daniela Steele é quem ocupará a Galeria Acbeu na próxima temporada, com a exposição Voodoo Dolls & O Templo do Amor Perdido. A mostra terá vernissage na sexta-feira, 6 de outubro, e segue em cartaz até o dia 4 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. Com curadoria de Nanci Novais, a exposição é formada por um conjunto de oito pequenas esculturas em formato 25cm x15cm, como um esboço do processo de criação da storyboard. O trabalho foi pensado com o propósito de tentar esclarecer um tema complexo, antigo e atual, religioso, artístico e sócio-político: a prática religiosa do vodu em algumas culturas. 

Voodoo Dolls & O Templo do Amor Perdido é fruto de uma pesquisa realizada pela artista sobre a utilização de objetos do eixo popular em obras de arte como forma de valorização e legitimação identitária de um povo, reafirmando a criatividade e as possibilidades estéticas de uma sociedade que vive um contexto de utilização destes elementos em sua prática social e religiosa. “Esta é uma proposta para apresentar uma exposição de toy art, brinquedos feitos para não brincar, para pessoas de todas as idades – especialmente adolescentes e adultos – e com o intuito de colecionismo e/ou decoração”, conta Daniela. 

As esculturas foram elaboradas com base em uma estética da acumulação, onde todo e qualquer material pode ser incorporado à obra sobrepondo elementos para formar um conjunto maior. “A prática de articulações de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico da assemblage, onde a escultura passa a ser concebida como construção sobre um suporte não tradicional”, explica a artista.
Sobre a artista
Daniela Steele nasceu em Salvador em 1964, mas atualmente se divide entre sua cidade natal e o Porto, em Portugal, onde também tem atelier. É Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia e desde 1991 tem apresentado exposições regularmente no Brasil e no exterior, além de elaborar projetos cenográficos para espetáculos teatrais. Atualmente faz Mestrado em Processos Criativos Visuais na Universidade Federal da Bahia. Dentre as suas exposições individuais mais recentes, estão a mostra em 2015, na Nino Nogueira Galeria, em Salvador, e na Quarto Duplo. Em 2016 participou da 8a Bienal de Gravura do Douro- Alijo-2016, em Portugal e das coletivas A produção da mulher na contemporaneidade, no MAB-Museu de Arte da Bahia e 40 anos de linguagem contemporânea, no MAM-BA, Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. 


Serviço:
O que: Exposição Voodoo Dolls & O Templo do Amor Perdido 
Quem: artista visual Daniela Steel
Quando: abertura, sexta, 6 de outubro, das 19h às 22h; visitação de 6 de outubro a 4 de novembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.
Informações: (71) 3444-4418 | 3483-1291- www.acbeubahia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário