Fotos: Ulisses Dumas.
Com apoio da Endless, 30 empreendedores das áreas de design, moda, gastronomia, artes e tecnologia serão beneficiados pelos ciclos de aceleração
Salvador sediou no último dia 23 de novembro (quinta-feira), no Palácio Rio Branco, o Lançamento do Edital da Aceleradora Vale do Dendê.Fruto da união entre o publicitário Paulo Rogério Nunes, o Prof. Dr. Hélio Santos, a relações públicas Ítala Herta e o jornalista Rosenildo Ferreira, a Aceleradora surge com a missão de impulsionar startups nas áreas de design de moda, gastronomia, artes (música, literatura e audiovisual) e tecnologia, por meio de investimentos – diretos e indiretos - de até R$ 200 mil reais em consultorias, por cada ciclo de operação.
Com o patrocínio da Fundação Itaú e da Fundação Alphaville, a Aceleradora selecionará ao todo 30 empreendedores criativos, onde 10 deles terão espaço fixo de trabalho no coworking da Vale do Dendê e os demais terão acesso à rede de networking nas áreas de tecnologia, educação e finanças, além de participarem de dinâmicas de pré-aceleração, como forma de melhorarem sua competitividade no mercado, tornando-os aptos à participação de novas rodadas de aceleração.
Segundo Camila Feldberg – Gerente de Fomento do Itaú Social, “Nosso modelo de fomento considera estratégico o apoio a organizações que priorizam o desenvolvimento integral de jovens como motor primeiro para o fortalecimento socioeconômico e garantia de direitos em seus territórios de atuação. Nesse sentido, não só apostamos nas soluções geradas por essas juventudes como um importante ativo de desenvolvimento local, como também nos são muito caras ações que ampliam oportunidades para jovens da periferia”. Para Giovana Kill - Presidente do Conselho da Fundação Alphaville, “Apoiar as vocações locais e atuar para fortalecê-las é a premissa de nossa atuação. A aproximação com a causa faz da relação entre a Fundação Alphaville e o Vale do Dendê mais do que uma parceria em projeto: é uma combinação de metodologias que visa a autonomia dos jovens e novas oportunidades de desenvolvimento comunitário para nosso país”, afirma.
De acordo com Rosenildo Ferreira – responsável pelo marketing e captação de recursos, “Ao longo dos últimos oito meses, realizamos inúmeras reuniões com investidores, ONGs empresariais e empresas de grande porte, brasileiras e estrangeiras. Todos os gestores que nos receberam entenderam, de imediato, o potencial de Salvador e nos parabenizaram pela iniciativa de criar o escritório Vale do Dendê. Podemos dizer que, num ano marcado por sucessivas crises políticas que retardaram a retomada da economia, fomos muito bem-sucedidos no esforço de captação de recursos”
Contando com o apoio da Endless – empresa de tecnologia nascida no Vale do Silício – a aceleração funcionará de forma diferenciada, a exemplo da contrapartida dada pelos empreendedores que deverão devolver, na forma de serviços comunitários, uma parte do investimento em capital intelectual que será realizado em suas startups. Para Mariana Barbosa – Gerente de Comunicação e Estrategista de Conteúdo da Endless, “É uma honra apoiar um projeto como o Vale do Dendê, cuja missão está totalmente alinhada com o propósito da Endless. Acreditamos no poder transformador da tecnologia e com essa parceria queremos acelerar a inclusão digital", afirma.
Segundo Paulo Rogério – cofundador da Vale do Dendê e consultor afiliado da Universidade Harvard, “Salvador, por questões estruturais, ainda não faz parte do cenário internacional quando o assunto é economia criativa. Inspirado em iniciativas que usam esta economia como vetor de desenvolvimento - a exemplo de Cartagena, Medellin e Nova Orleans - acreditamos que o desenvolvimento das cidades (e aqui nos referimos especialmente a Salvador), acontecerá quando esses ativos culturais de viés econômico forem valorizados de verdade”, afirma.
Servindo como base de apoio e espaço de desenvolvimento, a Aceleradora ocupará a partir de 2018 um casarão situado no Pelourinho – Centro Histórico, com o objetivo de conectar os empreendedores de todos os cantos da cidade - especialmente os jovens moradores das periferias - que terão a oportunidade de acessar programas inovadores nas áreas de qualificação técnica e mentorias voltadas para o desenvolvimento de negócios disruptivos.
Para Ítala Herta – diretora operacional da Vale do Dendê, “Vivemos um momento ímpar de destaque para as novas produções artísticas, musicais e culturais da cidade. Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que é chegado o momento de promover e estimular um olhar devolutivo para Salvador, estimulando o potencial criativo do soteropolitano e dando escala protagonizada para as produções que até então estavam invisibilizadas.”, conclui.
Na oportunidade, foi também apresentado o resultado de uma pesquisa digital sobre a marca SALVADOR usando recursos de Business Intelligence e Inteligência Artificial em uma parceria da Aceleradora Vale do Dendê e a agência de publicidade Peppery, de São Paulo, que monitorará durante os próximos meses os avanços e gargalos relacionados à inovação, criatividade, tecnologia, negócios e economia da cidade.
O evento contou ainda com a palestra “Fazendo o melhor, da melhor maneira em Salvador”, proferida pelo Prof. Dr. Hélio Santos (chefe das mentorias e responsável pela articulação com o poder público e a academia na Vale do Dendê), além de visita técnica à sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC-BA) e apresentação do grupo Duo B.A.V.I.
ANCESTRALIDADE E OLHAR NO FUTURO
Quando o assunto é Economia Criativa, poucas cidades do Brasil e do mundo possuem a efervescência cultural e as infinitas possibilidades de Salvador. De certa forma, este potencial sempre foi subutilizado, no entanto, inúmeros indicadores sinalizam que estamos diante de um novo cenário.
Entre os fatores que vêm colaborando para a atração dos investidores estão os projetos destinados à modernização da infraestrutura da cidade em diversas dimensões - desde a mobilidade urbana até a valorização do conjunto arquitetônico situado no Centro Histórico. Na vertente acadêmico-tecnológica, a primeira capital do Brasil também vem apresentando novidades: a inovação que brota nas periferias está conquistando cada vez mais espaço no cenário maker do Brasil e do exterior.
SAIBA MAIS | EQUIPE VALE DO DENDÊ
Paulo Rogério Nunes
Publicitário e empreendedor. Cofundador da Vale do Dendê e consultor em diversidade. Com vasta experiência no estudo sobre mercados multiculturais e inovação social, ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade. Em 2011, recebeu um prestigioso fellowship prof issional da Fulbright na Universidade de Maryland (EUA) para estudar "Jornalismo e Novas Mídias", onde teve contato com executivos de grupos como Washington Post, New York Times e Bloomberg. Além disso, é palestrante e consultor da Casé Fala, fellow da Ashoka e afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Paulo foi um dos 11 líderes escolhidos para um encontro privado, em São Paulo, com o ex-presidente Barack Obama,que logo depois o convidou para fazer a palestra de abertura no primeiro evento internacional da Obama Foundation, em Chicago.
Ítala Herta
Relações públicas (UNIFACS-BA), produtora Cultural de eventos e projetos de médio e grande porte. Possui ampla experiência em relacionamento comunitário, mobilização comunitária, mapeamento e mediação cultural. Pesquisadora e Comunicadora independente da cultura negra periférica e popular. Associada da SILO – Arte e Latitudes Rurais, organização nacional instalada na zona rural do Rio de Janeiro com foco de atuação no protagonismo feminino, tecnologias, inovação, projetos e práticas colaborativas.
Rosenildo Ferreira
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (RJ), possui grande experiência na área: atuou nas redações do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo e IstoÉ DINHEIRO. Foi eleito por três vezes (em 2014, 2015 e 2016) um dos “Mais Admirados Jornalistas Brasileiros”. Em setembro de 2013, Rosenildo liderou a criação do Projeto Colaborativo 1 Papo Reto, uma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo. Além de gerir a startup e escrever artigos e reportagens para o portal 1 Papo Reto (www.paporeto.net.br), o jornalista também assina a coluna “Empreendedorismo Sustentável” no site da revista IstoÉ DINHEIRO e escreve, pro bono, para o portal Afobrasileiros.net. Na área social, integra o Conselho Consultivo da Afrobras, de SP, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares. Palestrante e escritor, ele é autor do livro “Histórias Inspiradoras – conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor” (2015). Atualmente, cursa MBA em Gestão da Comunicação e Marketing Digital na FAAP-SP.
Hélio Santos
Doutor em Administração (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1989). Mestre em Finanças (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1980). Graduado em Administração de Empresas (FAMCE) (1970). Consultor da Pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade (inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo). Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”, ensaio que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sociorracial. Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para diversas organizações como Banco Real, Itaú-Unibanco, CPFL, Grupo Abril, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Salvador, entres outras.
SAIBA MAIS | EMPRESAS ENVOLVIDAS
Fundação Itaú Social
A Fundação Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua forma de atuação está fundamentada na realização de programas próprios, na oferta de fomento a iniciativas realizadas por outras organizações do terceiro setor (organizações da sociedade civil, coletivos e outros institutos e fundações empresariais) e no desenvolvimento de pesquisas sobre práticas educacionais e políticas públicas em vigor.
Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP, e por meio de metodologia própria de trabalho age para promover a autonomia, a cooperação e a liderança participativa nas comunidades com as quais atua. Em 17 anos de atuação, já realizou mais de 210 projetos em 23 estados pelo país, beneficiando diretamente a mais de 400 mil pessoas.
Endless
A Endless Computers é uma empresa do Vale do Silício que nasceu com um pé no Brasil e a missão de levar tecnologia para mais de 3 bilhões de pessoas que ainda estão à margem da sociedade da tecnologia e informação. Após pesquisas de campo em zonas rurais e periferia do Rio de Janeiro, a Endless desenvolveu um sistema operacional extremamente simples de usar e que vem com uma plataforma de conteúdos gratuitos acessíveis mesmo sem internet. São mais de duzentos aplicativos, incluindo uma enciclopédia com 80 mil artigos, games educativos e que ensinam programação, editor de texto e outras ferramentas multimídia. Contamos com a parceria com o Vale do Dendê para levar tecnologia para quem precisa, mesmo em regiões de acesso limitado à internet.
AGENDA
O que: Lançamento do Edital da Aceleradora Vale do Dendê
Quando: 23/11 (quinta-feira)
Local: Palácio Rio Branco (Praça Municipal/Tomé de Souza – Centro Histórico - Salvador)
Horário: das 13h às 18h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário