26/04/2018

FUNDADORA DO BLACKROCKS STARTUPS MINISTRA PALESTRA EM SALVADOR


 Maitê Lourenço realiza palestra inspiracional em abertura do II Ciclo de Pré-aceleração do Vale do Dendê.

Psicóloga com atuação nas áreas de gestão de carreira, treinamento e desenvolvimento, Maitê Lourenço é convidada do Valê do Dendê para ministrar palestra inspiracional gratuita nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h, no Centro Cultural da Barroquinha.

Fundadora da organização BlackRocks Startups - aceleradora de startups que promove o protagonismo da população negra, sendo finalista do Startup Awards - categoria Impacto Social, Maitê Lourenço é uma das mulheres inspiradoras da Think Olga e premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, categoria diversidade (2007), sendo considerada uma das jovens mais inovadoras pelo departamento de Responsabilidade Social da Rede Globo de Televisão e homenageada através do programa Caldeirão do Huck no Especial Inspiração.

Com o desafio de capacitar 30 empreendedores criativos e mudar o ecossistema local, o Vale tem promovido capacitações e acesso à rede de networking nas áreas de tecnologia, educação e finanças, proporcionando aos novos negócios um despertar para a competitividade do mercado, crescimento em escala e participações em rodadas de aceleração.
“Nossa expectativa é que o segundo ciclo ajude a completar a caixa de ferramentas básica que os acelerados necessitam para mergulhar neste novo mundo. Ao definirmos a agenda dos dois módulos de pré-aceleração procuramos privilegiar a elevação da autoestima destes 30 guerreiros. Por isso, a absorção de insights, técnicas e conhecimentos diferenciados são vitais para que eles possam se desenvolver e fazer escolhas baseadas tanto no feeling quanto no conhecimento técnico. Estamos confiantes de que este módulo, que se inicia com a palestra motivacional e inspiracional da empreendedora Maitê Lourenço, fundadora do BlackRocks, ajudará muito no trabalho de elevação da autoestima, do empoderamento e na absorção de insights que permitam driblar e ultrapassar os desafios do dia a dia”, afirma Rosenildo Ferreira, diretor de inovação e marketing do Vale do Dendê.
Seguindo o ciclo de capacitações, o sábado e domingo serão marcados por orientações nas áreas de Comunicação Digital e Imprensa, com Bia Bem e Rodrigo AlmeidaSistema B para Negócios Sustentáveis, com Laura GurgelCases de Investimentos, com Braulio Barreto e Carolina Costa; e Orientações práticas em tipos de investimentos para negócios, com Adelmo Bittencourt e Gilson Barbosa. As capacitações ocorrerão ao longo dos dois dias, com acesso restrito aos acelerados.

Saiba Mais

Com o patrocínio da Fundação Itaú Social e da Fundação Alphaville, a Aceleradora selecionou ao todo 30 empreendedores criativos – entre 107 inscritos, onde 10 deles terão espaço fixo de trabalho no coworking da Vale do Dendê e os demais terão acesso à rede de networking nas áreas de tecnologia, educação e finanças, além de participarem de dinâmicas de pré-aceleração, cursos e eventos como forma de melhorarem sua competitividade no mercado, tornando-os aptos à participação de novas rodadas de aceleração.

Contando com o apoio da Endless – empresa de tecnologia nascida no Vale do Silício – a aceleração funcionará de forma diferenciada, a exemplo da contrapartida dada pelos empreendedores que deverão devolver, na forma de serviços comunitários, uma parte do investimento em capital intelectual que será realizado em suas startups.

Maiores detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no endereço www.valedodende.org.


SAIBA MAIS | CONVIDADOS

Maitê Lourenço (BlackRocks Startups)
Especializanda em Neuropsicologia pelo CDN/UNIFESP. Psicóloga, com atuação de mais de 12 anos nas áreas de Gestão de Carreira, Treinamento e Desenvolvimento. Foi membro do GT de Relações Raciais do CRP/SP (2014 -2016). Empreendedora pela Cia de Currículos, facilitadora em Design Thinking e atualmente é fundadora do BlackRocks Startups, uma aceleradora de startups que promove o protagonismo da população negra, sendo finalista do Startup Awards, categoria Impacto Social, uma das mulheres inspiradoras da Think Olga e premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, categoria diversidade, todas as premiações em 2017. Em 2018, foi considerada uma das jovens mais inovadoras pelo departamento de Responsabilidade Social da Rede Globo de Televisão e homenageada através do programa Caldeirão do Huck no Especial Inspiração.

Bia Bem
Bacharel em Rádio, Tv e Video pela FIAM FAAM (São Paulo) e Pós-graduada em Mídias Digitais pela Unijorge, em Salvador, Bia Bem é especialista em mídias digitais com foco em cultura e música. Trabalhando no online desde 2011, faz o gerenciamento online de artistas e projetos culturais. Desde 2016 é responsável pela gestão online da cantora trans Linn da Quebrada. Com 6 anos de atuação na área, ministra cursos sobre Redes Sociais para Economia Criativa e Cultural.

Rodrigo Almeida
Relações Públicas; Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial (SENAI - Cimatec); Palestrante; Professor; Gestor da agência Criativos Coletivos – joint venture especializada em comunicação criativa e relacionamentos estratégicos; Pesquisador do Projeto de Pesquisa e Extensão Estratégias de Governança em Rede de Políticas Públicas: coproduzindo Tecnologias Sociais para o enfrentamento da violência contra a mulher, o racismo e LGBTfobia (PROAP / EAUFBA – UFBA); idealizador do projeto Coletivo Minissaia; Autor do canal Plurais (Aratu Online); Produtor do Arq&Decor (Aratu Online) e colaborador do site Dois Terços.

Carolina Costa - Cubos Tecnologia
Carolina Costa é atualmente a head de inovação e novos negócios da Cubos Tecnologia, uma desenvolvedora de soluções tecnológicas. Empreendendo há mais de 5 anos tem o sonho de usar a tecnologia para impactar positivamente o mundo.

Laura Gurgel - Membro da Ser
Curiosa por natureza, libriana e determinada, Laura navegou por diversos caminhos até chegar a SER. No curso de Publicidade e Propaganda, apaixonou-se pelo poder de comunicar-se com o outro através de imagens e palavras, amor esse que levou consigo pelas agências que atuou no setor de criação e planejamento. Este último descoberto durante o MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e intensificado durante a sua atuação em produtoras culturais e de eventos. Além da comunicação, se amarra em planejamento, desenvolvimento de estratégias de gestão e execução de projetos, sejam eles de que natureza for. Mas, ama na mesma intensidade realizar coisas e se reconhece como uma produtora nata, culpa de sua mãe que a levava aos sets de filmagens quando pequena e que, junto com ela, criou a Ondina Filmes, uma produtora baiana de cinema. Atualmente, além de dividir o seu tempo entre a SER e a Ondina Filmes, é membro de uma rede internacional de jovens, o Global Shapers - uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial - que realizam projetos para impactar positivamente a sua comunidade e que há três anos transforma a sua vida, reafirmando o seu propósito de querer ser uma pessoa cada vez melhor para o mundo.

Braulio Barreto - Las Palomitas
Braulio Barreto é empresário e consultor de negócios, com experiência nas áreas administrativa, estratégica e marketing. Engenheiro eletricista pela UFBA, com passagem na Universidade de Sevilha (Espanha), foi sócio fundador da Ledo Brasil, negócio especializado em iluminação com LED, e funcionário da Votorantim Cimentos, com atuação destacada no corporativo em São Paulo. Fundou a Las Palomitas, empresa fabricante de pipocas gourmet, e é o atual gestor do negócio. Atua também como consultor na Oportunis, empresa nacional de corretagem de negócios, e na DHE Brasil, consultoria empresarial. De forma voluntária, participa ativamente em entidades empresariais, como a FECOMERCIO, AJE-Bahia e FIEB, tendo assumido no último ano a presidência do Conselho de Jovens Lideranças da Indústria da FIEB.


SAIBA MAIS | EQUIPE VALE DO DENDÊ

Paulo Rogério Nunes
Publicitário e empreendedor. Cofundador da Vale do Dendê e consultor em diversidade.  Com vasta experiência no estudo sobre mercados multiculturais e inovação social, ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade. Em 2011, recebeu um prestigioso fellowship profissional da Fulbright na Universidade de Maryland (EUA) para estudar "Jornalismo e Novas Mídias", onde teve contato com executivos de grupos como Washington Post, New York Times e Bloomberg. Além disso, é palestrante e consultor da Casé Fala, fellow da Ashoka e afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Paulo foi um dos 11 líderes escolhidos para um encontro privado, em São Paulo, com o ex-presidente Barack Obama,que logo depois o convidou para fazer a palestra de abertura no primeiro evento internacional da Obama Foundation, em Chicago.  

Ítala Herta
Empreendedora social, palestrante e produtora cultural. Trabalha há mais de 10 anos com projetos de inovação social e cultura para artistas independentes, instituições públicas e privadas do Brasil. É pesquisadora e comunicadora independente da cultura negra e periférica. Ítala é graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UNIFACS/LAUREATE. Em 2015, participou do Laboratório Ibero-americano de Inovação Cidadã (#LABICBR) promovido pela Secretaria Geral Ibero-Americana, em parceria com o Ministério da Cultura, onde desenvolveu metodologias para comunidades marginalizadas do Rio de Janeiro. É associada da SILO – Arte e Latitudes Rurais (https://silo.org.br), organização nacional instalada na zona rural do Rio de Janeiro que atua promovendo o protagonismo feminino e práticas colaborativas.

Rosenildo Ferreira
Graduado em jornalismo, possui grande experiência na área e foi eleito por três vezes (em 2014, 2015 e 2016) um dos “Mais Admirados Jornalistas Brasileiros”. Em setembro de 2013, Rosenildo liderou a criação do Projeto Colaborativo 1 Papo Reto, uma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo. Além de gerir a startup e escrever artigos e reportagens para o portal 1 Papo Reto (www.paporeto.net.br), ele assina a coluna “Empreendedorismo Sustentável” no site da revista IstoÉ DINHEIRO. Na área social, integra o Conselho Consultivo da Afrobras, de SP, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares. Consultor de projetos de diversidade racial em empresas, ele é autor do livro “Histórias Inspiradoras – conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor” (2015). Possui especialização em “Gestão da Comunicação e Marketing Digital” (FAAP-SP, 2017) e cursa, no sistema de EaD, o MBA “O Jornalista da Era Digital como Agente e Lí­der de  Transformação Social”, na Faculdade Tecnológica de Monterrey (México).

Hélio Santos
Doutor em Administração (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1989). Mestre em Finanças (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1980). Graduado em Administração de Empresas (FAMCE) (1970). Consultor da Pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade (inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo). Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”, ensaio que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sociorracial. Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para diversas organizações como Banco Real, Itaú-Unibanco, CPFL, Grupo Abril, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Salvador, entres outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário