11/04/2018

Galeria Acbeu recebe a instalação ‘Overlook’ da artista visual e sonora Andrea May




Ruídos servem de inspiração para a instalação Overlook, da artista visual e sonora, Andrea May, que terá vernissage na Galeria Acbeu no dia 20 de abril, das 19h às 22h. A mostra, com curadoria de Raoni Gondim, é uma instalação embasada no ‘conceito refuse’ – reutilização de descartados –, a partir da coleta e tratamento de materiais diversos, reorganizados por questões estéticas, onde é levado em consideração o consumo ideológico. A exposição ficará em cartaz até o dia 19 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. 

Overlook, que em Português, significa ‘olhar por cima’, integra a pesquisa da artista para o aprofundamento do tema ‘Ruídos no Percurso: uma tradução intersemiótica em processos artísticos na estética do ruído’, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia. 

“Nos desenhos aéreos, vistos de cima, há formações de pertencimento e caos; excesso e precariedade; lixo e poesia visual. A Terra e seus ruídos”, explica Andrea. A obra parte do fluxo e refluxo dos resíduos, das práticas acumulativas e outros paradigmas, tais como a efemeridade das coisas. “Estados de instabilidade retratados através de sistemas entrópicos”, finaliza.

Os fragmentos destas paisagens propostas são sedimentados por meio de ações performáticas como o noise turntablism (arte de criar efeitos sonoros com discos de vinil) que acontecerá na noite da abertura.

Sobre a artista 
A brasileira-espanhola, Andrea May, é uma artista multimídia, curadora independente e ativista cultural, que vem desenvolvendo conceitos de múltiplas expressões e conexões, na sua maioria fundamentada na colaboração coletiva e na investigação dos processos criativos da arte. Graduou-se em 1988, no curso de Artes Plásticas, pela Universidade Federal da Bahia, seguindo para a Alemanha onde estudou como bolsista multiplicador do Goethe-Institut. Atualmente residindo em Salvador, dedica-se ao seu projeto solo "iPodrido"; à vídeo performance (vjing) e parcerias com Junix 11 no AMNIX Studio Art. Assinando também como May aka Happy Downlady (HD), pesquisa estéticas e técnicas para seu trabalho autoral, a exemplo de infogravuras, ilustrações, projeções e instalações. 

Sobre o curador
Raoni Gondim é artista-pesquisador em linguagens visuais contemporâneas, professor EBA/UFBA e doutorando em Processos Criativos em Artes Visuais - PPGAV/UFBA.

Serviço: 
O que: Exposição Overlook 
Quem: Andrea May 
Quando: abertura, sexta, 20 de abril, das 19h às 22h; visitação de 23 de abril a 19 de maio, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. 
Informações: (71) 3444-4411 - www.acbeubahia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário