25/04/2018

Mateus Aleluia lança novo álbum com show em Salvador




Cantor e compositor apresenta cancões inéditas de Fogueira Doce, no dia 08 de maio, no Teatro Castro Alves  

Uma visão em um pôr do sol em Luanda inspirou Mateus Aleluia, remanescente  de Os Tincoãs, no segundo disco solo da carreira: Fogueira Doce.  “É um vermelho que não distorce, um fogo que não queima, só faz aquecer", conta o cantor e compositor, que cria com suas músicas uma cosmogonia própria, passeando entre temas da cultura afro brasileira, do candomblé e da filosofia para, enfim, desaguar no amor. 

O lançamento do álbum acontece em uma curta temporada de apresentações em três grandes cidades do país – Brasília, que aconteceu nos dias 05 e 06 de abril na Caixa Cultural, São Paulo, dias 26 e 27 de abril no Sesc Pompéia, e Salvador no dia 08 de maio no Teatro Castro Alves. 

Fogueira Doce - As doze canções do disco são fruto do seu estado de observação da vida e estão assentadas sobre o conceito do afro barroco, defendido e desenvolvido pelo artista. “Nunca nenhum processo meu é muito intelectualizado. Vem sempre pelo caminho da espontaneidade. Todo o meu processo de vida foi criado pela intuição. A natureza dirige”, explica Mateus Aleluia.  

O álbum se debruça sobre os últimos 20 anos de carreira dele, mas com uma visão muito atual do artista. “Este disco é o meu hoje, como eu penso. É uma releitura sobre os mesmos temas que traga no meu caminhar”, relata o cantor e compositor. Na canção Convênio de Orum conta com a participação especial do amigo Carlinhos Brown. “Fizemos e gravamos juntos esta canção”, relembra. 

Produzido por Alê Siqueira, produtor musical responsável por importantes discos da música popular brasileira, Fogueira Doce conta com as participações especiais de dois filhos de Mateus Aleluia: Fabiana e Mateus Aleluia Filho. “Em todo trabalho meu em carreira solo sempre contei com as participações de meus filhos. É bom estar com eles. Tocar com a família é celebrar, é estar em estado de graça. Os outros dois meninos que estão comigo neste álbum são, também, minha família”, conta o artista, ao citar os músicos Alexandre Vieira e Cláudio Badega.

Em Salvador, Mateus Aleluia conta com a formação completa da banda, com Rodrigo Sestrem (Rabeca e Flauta), Vinícius Santos (Flauta e Sax), Nino Bezerra (Contrabaixo), Dom Lúcio (Bateria), Lucas Pereira (Percussão) e Verônica Raquel (Voz). Além do filho Mateus Aleluia Filho no Trompete, a apresentação contará com as participações especiais de Rebeca Tárique e do Maestro Ubiratan Marques

Sobre Mateus Aleluia - Mateus Aleluia é brasileiro natural de Cachoeira, na Bahia. Compositor, cantor e instrumentista, remanescente do grupo vocal “Os Tincoãs” e autor deste projeto cujo enredo tem como foco a mestiçagem artística cultural brasileira, ressaltando como o fio condutor deste processo a cultura e história da África. Em seu retorno de Angola, onde viveu de 1983 a 2003, se tornou lançou o primeiro disco solo em 2010, Cinco Sentidos, e em 2018 apresenta “Fogueira Doce”. "Esse disco é a continuidade das emoções à procura da sensibilidade, um novo sentido depois dos Cinco Sentidos", conta Mateus Aleluia.
 As músicas de Mateus Aleluia seguem circulando na cena da música brasileira com regravações de artistas como Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saulo e Márcia Castro. 

SERVIÇO
Mateus Aleluia apresenta Fogueira Doce
Data: 8 de maio (terça-feira)
Local: Teatro Castro Alves
Horário: 20h 
Valor: R$40 (inteira) / R$20 (meia-entrada)
Vendas: Bilheteria Teatro Castro Alves e www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário