12/05/2018

O novo colunista de gastronomia do Salvador por Stefano Diaz, Bruno Guima dá receita para o dia das mães

A partir de hoje o querido Bruno Guima, será o colunista de Gastronomia do Salvador por Stefano Diaz e hoje ele dará uma receita para o dia das mães.

Sabemos que diante de datas comemorativas, pensamos sempre em sair de casa para diversificar. Porém com os restaurantes cheios, caros e principalmente em tempos de economizar, a melhor maneira de agradar a mamãe, é usar a criatividade. E por que não cozinhar para ela? Com o auxílio da internet, youtube, e todos os artifícios das redes sociais, fica bem mais fácil brincar, unir a família e utilizar a gastronomia como uma maneira de presentear a matriarca com sabores incríveis e deixá-la descansando neste dia, não é mesmo?

Retirem as louças que ficam escondidas, aquelas taças que foram do casamento dela, e elabore uma mesa. Mas qual receita? Hoje trago uma receita que minha mãe adora. Dona Joselina Guimarães ama esta receita que é um Bobó. Sim um bobó, mas não o tradicional, é um Bobó de Bacalhau. Novidade que ensino a você agora. Aliás, esta receita eu preparei no Programa QVP de Casemiro Neto na Tv Aratu que foi ao ar nesta sexta feira. Confira esta delícia.

Ingredientes para o Bobó
 1 kg de aipim cozido e batido no liquidificador
 1 kg de bacalhau dessalgado
 Dendê a gosto
 400 ml de leite de coco
 Sal a gosto
 Alho a gosto
 Amendoim, castanha e camarão seco batidos no liquidificador (uma espécie de pó
baiano) para temperar no lugar do sal.
 1 cebola grande em cubos
 1 tomate em cubos
 1 pimentão pequeno
 Coentro a gosto

Modo de Preparo
Refogue o alho, os temperos e o coentro a gosto com o dendê e o leite de coco, deixem cozinhando por uns 10 minutos. Junte o bacalhau tempere com o pó baiano verificando o sal e cozinhe por mais 10 minutos. Junte o aipim já batido e vá acrescentando mais dendê e leite de coco se necessário até obter uma cor dourada do dendê. Cuidado para não exceder no azeite!
Se não fica muito oleoso e perde sabor. Cozinhe por mais 10 minutos mexendo devagar paranão esbagaçar muito o bacalhau.

Para acompanhar Arroz de coco
 3 xícaras de arroz
 3 colheres de azeite de oliva
 Leite de coco até cobrir o arroz na panela
 Alho a gosto
 Sal a gosto
Refogue o alho com 3 colheres de azeite de oliva. Junte o arroz mexendo por uns 5 minutos até encorpar o aroma e sabor do alho, junte o sal e acrescente o leite de coco até cobrir mais ou menos uns dois dedos acima do arroz. Abaixe o fogo e semi-tampe a panela até seca a água. Se preferir na hora de servir cubra o arroz com o bagaço do coco.

Confira o link da receita na TV Aratu aqui: https://www.youtube.com/watch?v=b3qr5-O9OIU&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário