09/08/2018

Festival Tempero Bahia anuncia programação multicultural no Passeio Público de Salvador



Fotos: Dayse Cardoso / Div. 
Música instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Espaço infantil e Comidinhas da Bahia, são atrações nos dias 18 e 19 de agosto

O Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia reserva um momento especial no Passeio Público de Salvador, no Campo Grande, nos dias 18 e 19, sábado e domingo. Além da gastronomia, e com o objetivo de ocupar com cultura, os espaços públicos, o evento oferecerá, gratuitamente, dois dias de entretenimento para a cidade, com um cardápio de boas opções para agradar a um público de todas as idades. Os portões do Passeio Público estarão abertos das 11h às 21h, para receber baianos e turistas com doses de boa música, artesanato e design, oficinas infantis e muito mais. O Tempero Bahia é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet com patrocínio da CIELO, e apoio da Prefeitura de Salvador, Sebrae, Senac e Ipac.

Atrações e novidades não vão faltar nessa segunda edição do evento. Dentre elas está a Cozinha Show, com uma maratona de aulas gratuitas com degustação, cheias de técnicas, receitas e curiosidades, pilotadas por chefs convidados, como Vitor Generoso, de Alagoas e Viviane Gonçalves, de São Paulo, e locais, a exemplo de Ricardo Silva, do Restaurante Carvão e Tereza Paim, do Casa de Tereza, entre outros. A aula da chef baiana, curadora do Tempero Bahia, terá como mote a inclusão na cozinha e será ministrada com intérprete de libras e áudio descritor, em parceria com instituições que atendem a portadores de necessidades especiais. As aulas serão ministradas das 11h às 16h30.

O Tempero Bahia também proporcionará atividades para a gurizada. Além da aula Mini Chef, na Cozinha Show, os pequenos poderão participar gratuitamente das oficinas de bolhas de sabão gigante, no sábado, 18, às 16h30, e da oficina de jardinagem com o grupo Canteiros Coletivos, no domingo, 19, às 15h30. Ambas as oficinas têm número de vagas limitado.

Música Instrumental
A programação musical, que valoriza a música instrumental, terá atrações escolhidas a dedo, para levar a boa música aos ouvidos mais apurados. No sábado, 18, às 17h30, o pôr-do-sol será embalado pelo Letieres Leite Quinteto. O músico, arranjador e maestro, líder da Orkestra Rumpillezz, ainda conduzirá a oficina musical As matrizes africanas na Música Brasileira – Abordagens rítmicas e a experiência sobre o universo sonoro brasileiro, para alunos da rede pública de ensino, às 16h.

Ainda no sábado, às 19h, quem sobe ao palco é o grupo CPI – Choros Populares, com a participação do músico Armandinho Macedo. Com programação instrumental eclética, o Festival abre espaço no domingo, 19, para o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que fará apresentação às 17h30. E quem encerrará a programação é o grupo Skanibais, com o ritmo dançante ska, às 19h.

Comidinhas da Bahia
Outro destaque do Passeio Público é o espaço Comidinhas da Bahia, no qual chefs renomados comercializarão suas iguarias, das 11h às 21h. Dentre eles estão Tereza Paim, que trará Bolinho de feijoadaManiçoba e Sarapatel; Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, que oferecerá Moqueca de Camarão e Tarioba, e Casquinha de AratuEscondidinho de Camarão, Quiche de Palmito Pupunha, Peito de Peru e Alho Poró e crepes franceses, são as especialidades da chef Andrea Nascimento, do Solar, que estarão no cardápio.

No The Butcher House, da chef Emanuele Nascimento, as comidinhas serão o Choripan ChucroBitch Burger e Haste de Pupunha Grelhada. Já a chef Karine Poggio, do Coentro Gastronomia Afetiva, servirá Camarão com Vatapá de Banana da TerraAbará com Molho Lambão Especial e Brownie de Chocolate 70%, enquanto o Buteco do Piri promoverá um autêntico Festival do Bacalhau’, com Bolinhos de BacalhauCrocante de BacalhauFeijoada de MariscoPastel de Siri Catado e mini abarás.

Mercado do Passeio
O Mercado do Passeio é um espaço dedicado à venda de diversos produtos de arte, artesanato e design, que funcionará das 11h às 20h, no Passeio Público. Algumas das marcas mais cool da cidade estarão por lá: Preta Brasil, com seus adornos africanos; Kazza.9, com souplats e guardanapos; Fonte Atelier e sua moda autoral; Com Arte, brinquedos artesanais; Menina Terra, marca de cosmética natural; Catatábua, que faz objetos de madeira; os terrários do TMMJCriazon, jeans customizados; Atelier Maram, com produtos de couro e madeira; Candida Specht, apresentando bolsas e mochilas; óculos de sol SonbrilleNinho de Histórias, com livros infantis; facas artesanais da Cutelaria SGAquele Treco, arte e objetos; ICG camiseteria; acessórios raiz, com a AgôLeila Daltro, com bijouxPé de Mato, comercializando temperos desidratados, Jasmim Atelier de crochê e Cordel Encantado.

Com o intuito de facilitar o acesso dos visitantes, o evento firma parceria com o aplicativo de mobilidade 99Pop!, que dará 30% de desconto na ida e na volta do Passeio Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário