10/10/2018

“Sonho de Uma Noite de Verão” de William Shakespeare ganha versão musical do Coletivo 4 com criação de João Falcão no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador/BA



O COLETIVO 4
A pesquisa de musicais, em Salvador, a partir do olhar do ator, vem sendo feita pelo Coletivo 4 desde 2009, quando iniciaram um treinamento periódico de canto e dança com 24 atores convidados em parceria com uma academia de ginástica, e que perdurou até 2013, quando alugaram um espaço na Pituba onde funcionaram em 2014 e 2015. Em 2016 fundam o Galpão Wilson Melo, onde abriga o treinamento, produz e promove espetáculos, além de projetos de integração entre artistas e profissionais de outras áreas, a fim de promover a arte e a formação de plateia em Salvador. E levar adiante um encontro constante entre criatividade e técnica como parte importante do trabalho de respeito e de divulgação das artes cênicas. Os integrantes do Coletivo 4 sãoAlexandre Moreira, Angelo Rafael, Carlos Eduardo Santos, Cibele Marina, Diogo Lopes Filho, Fernanda Beltrão, Fernanda Paquelet, Igor Epifânio, Jarbas Oliver, Marília Castro, Lorena Vinhas, Luís Pepeu e Roberto Montenegro.

JOÃO FALCÃO
Estreou em teatro como ator e músico, em Recife, com Morte e Vida Severina. Aos 21 anos, fez um rebuliço na cidade com o musical Muito Pelo Contrário – sua estreia como diretor, escritor e compositor de um mesmo espetáculo. Seus principais trabalhos no teatro são A Ver Estrelas, Mamãe Não Pode Saber, O Burguês Ridículo (Prêmio Sharp de Melhor Espetáculo), A Dona da Históriacom Marieta Severo e Andréa Beltrão, Uma noite na Lua com Marco Nanini(Prêmios Shell e Sharp por texto e direção), Quem tem medo de Virgínia Woolf, A Máquina, Ensina-me a Viver, Dhrama, Clandestinos (Prêmio APTR de melhor texto e o Qualidade Brasil de melhor direção teatral de comédia), Gonzagão – a Lenda (Prêmio Shell de Música; Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo; e Prêmio Bibi Ferrreira de  Melhor musical brasileiro, direção, figurino, direção musical, dentre outros), Ópera do Malandro, Gabriela – Um Musical (diversos prêmios, dentre eles: APCA de Diretor e Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro).  Seu último trabalho é a remontagem de A Dona da História  com Luana Martau e Angela Dippe, que está em cartaz em São Paulo e se prepara para circular o país. Suas peças já foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e hebraico. Na televisão, em parceria com Guel Arraes, escreveu e dirigiu episódios para A Comédia da Vida Privada, adaptou clássicos da literatura para a série Brasil Especial e a minissérie O Auto da Compadecida. Criou para a Rede Globo séries como Sexo Frágil, Clandestinos – O sonho começou e Louco Por Elas. Dirigiu mais de mil filmes publicitários, e assinou dois longas metragens: A Máquina, e Fica Comigo Esta Noite, além de roteirizar O Auto da Compadecida e criar a trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro.

O PROJETO
O texto “Sonho de Uma noite de Verão”, clássico de Shakespeare na versão de Adriana Falcão, será encenado em Salvador pelo Coletivo 4 com adaptação e direção de João Falcão. O projeto é ganhador do Edital Fábrica de Musicais da Fundação Gregório de Mattos, e além da criação do espetáculo, o projeto promoverá encontros e oficinas entre profissionais interessados na estética do teatro musical. Segundo Adriana Falcão, se Shakespeare tivesse escrito a peça Sonho de Uma Noite de Verão hoje em dia, ela se passaria no carnaval da Bahia. Essa mistura também encanta João Falcão que vê nessa oportunidade a possibilidade de trabalhar com o teatro de grupo, com o imaginário da maior festa de rua do mundo, com a música, com a dança e com o humor dos encontros e desencontros, tendo como cenário a explosão estética que é a Bahia. O Projeto está dividido em quatro fases: Abrindo os Caminhos – Lançamento do Site, do Projeto e a Oficina de João Falcão; Botando o Bloco na Rua – Mesas e Laboratórios Interativos; Colocando a Mão na Massa – Oficinas e Seleção de Equipe e Seja o que Deus Quiser – Ensaio, Montagem e Temporada do Espetáculo.

ABRINDO OS CAMINHOS
O dia 10 de outubro foi escolhido para dar a largada nesse turbilhão de acontecimentos que culmina com a criação e temporada do espetáculo. Os primeiros passos serão guiados pelo próprio João Falcão em sua oficina nos dias 24, 25, 26 e 27/10 e por toda a equipe já confirmada no dia no Lançamento Oficial, no dia 23/10 para a imprensa e para o público em cerimônia aberta no Teatro Gregório de Mattos ás 19h.

BOTANDO O BLOCO NA RUA
As atividades formativas têm a função de aproximar ainda mais o diretor João Falcão dos artistas e técnicos da Bahia, pois o projeto vai selecionar 25 pessoas para trabalhar na montagem nas mais diversas funções (atores, músicos, assistentes de produção, cenografia, figurino, iluminação,
microfonista, operadores, aderecistas, costureiras, assistente de direção musical e de coreografia). O intercâmbio é necessário para o desenvolvimento e ampliação das artes, tanto na formação estética quanto na distribuição doque é produzido e projetos como este entendem a dimensão deste trabalho.
Nesta fase do projeto vão acontecer as Mesas Redondas e os Laboratórios Interativos.

MESA REDONDA
Serão quatro mesas que estimulam o bate-papo e a difusão do conhecimento para potencializar ideias existentes e também para geração de projetos futuros. Terão duração de 3h e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

Shakespeare Eternamente, com Adriana Falcão (Roteirista e Escritora do Livro que vai servir de norte para esta montagem) e Márcio Meireles (Pesquisador e Encenador de peças de Shakespeare). Musicais Na Bahia e no Brasil, com Angela Reis (Professora da UniRio e pesquisadora dos espetáculos musicais feitos no Brasil) e João Sanches (Professor da Escola de Teatro da UFBa e pesquisador do teatro feito na Bahia).
A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (Chefe de Palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (Chefe de Palco e Iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens enquanto Chefe de Palco do Teatro Castro Alves/BA) e Sílvio Barruada (Chefe dos Maquinistas do Teatro Castro Alves com muitas experiências na criação e adaptação de cenários).
Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (Coreógrafa, Diretora e Produtora de Musicais, tendo sido responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (Produtor e Diretor Assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano).

LABORATÓRIOS INTERATIVOS
Serão três Laboratórios Interativos que tendem a aproximar um pouco mais o público do universo que está sendo debatido, pois os convidados vão estimular exercícios coletivos e individuais que aproximem a plateia um pouco mais do ofício das artes estimulando as sensações e a curiosidade em experimentar. As atividades terão duração de 3h e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.
A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da Mesa Redonda vai promover uma atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco. Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini e Clayton Marques com o objetivo de aproximar as pessoas do exercício criativo da organização para a produção de espetáculos teatrais.
O Intérprete nos Musicais, com Laila Garin, que vai promover um exercício coletivo com alguns exemplos práticos e dicas para um bom andamento dos trabalhos de criação de personagem e de manutenção da técnica vocal.

COLOCANDO A MÃO NA MASSA
Nesse momento do projeto um novo passo será dado, pois com as Oficinas a estética do espetáculo começa a ser visitada e explorada. Os convidados irão trabalhar os universos criados por Shakespeare através das orientações do próprio João Falcão. Ao término desta etapa, que vai atingir diretamente 330 profissionais das artes de Salvador serão escolhidos 25 nomes que vão integrar a ficha técnica do espetáculo.

OFICINAS
Serão encontros de 8 a 10h de duração que tem por objetivo aprofundar um pouco mais as informações técnicas relativas aos temas escolhidos.
Para este momento as turmas serãs reduzidas para melhoraproveitamento. Será preciso fazer uma inscrição e ser aprovado para participar da turma.
Oficina Jogos de Criar, com João Falcão – 2 turmas com capacidade de 30 pessoas cada turma.
Visagismo no Teatro Musical, com Uirandê Holanda – 1 turma para 40 pessoas.
Figurino para Espetáculos Musicais, com Carol Lobato – 1 turma para 40 pessoas.
Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com YacoceSimões – 1 turma para 50 pessoas.
Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.
Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos
Eduardo Santos – 1 turma para 40 pessoas.
Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 1 turma para 40 pessoas.

SEJA O QUE DEUS QUISER
A quarta e última fase do projeto compreende os meses de janeiro e fevereiro, com os ensaios, e o mês de março e abril em temporada no Teatro Gregório de Mattos.
Serviços:
Informações de Inscrições através do www.coletivo4.com.br e nas redes sociais : Instagram: coletivo4 Facebook: coletivo4producoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário