30/11/2018

Museu Carlos Costa Pinto recebe o Oratório de Natal do Maestro Keiler Rêgo


“Leve Luz - Um Oratório de Natal” é o tema deste ano do projeto comandado pelo maestro Keiler Rêgo que acontece tradicionalmente em Salvador na época dos festejos natalinos. A série de apresentações começa no próximo final de semana, nos dias 01 e 02 (sábado e domingo), no Museu Carlos Costa Pinto, às 17h, com entrada franca.Nesses dois dias, excepcionalmente, o Museu abre visitação ao público das 14h00 às 16h00.
A novidade este ano é a união do coral das crianças do Bairro da Paz com o coral adulto formado por pessoas da comunidade que foram preparadas em oficinas pelo maestro e com os solistas Juliana Bastos, Jorge Marques, Lola Caetano e Cinthya Varandas.
“O Natal tem uma profunda empatia com as crianças. É quando o mundo adulto mais tem a sua atenção voltada para cuidar e amar os pequenos, muito claramente simbolizado no arquétipo do menino Jesus. A nossa intenção ao unir as vozes adultas e infantis foi vivenciar, através das canções da nossa cultura, o bem estar que surge quando crianças e adultos olham com esperança na mesma direção”, explica Keiler.

Depois das apresentações no Museu, o Oratório segue a programação no Abrigo Salvador (09/12, às 10h), Corpo de Bombeiros (13/12, às 19h) e no Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Colégio Antônio Vieira (18/12, às 19h).

Serviço:
ORATÓRIO DE NATAL
DATA: 01 e 02 DE DEZEMBRO
HORÁRIO: ÀS 17H
LOCAL: MUSEU CARLOS COSTA PINTO
ENDEREÇO: Av. Sete de Setembro, 2490 - Vitória, Salvador - BA, 40080-001
ENTRADA: GRATUITA
MAIS INFORMAÇÕES: (71) 99351-1305/30343714 - CLARA RÊGO
(71) 3336- 6081 – MUSEU CARLOS COSTA PINTO

Edição Nordeste do MKT Digital Trends acontece em Salvador

Foto: Renato Rebouças.
Mais de 400 profissionais reunidos em um dia inteiro de imersão no universo do marketing digital é o que promete o MKT Digital Trends, evento promovido pelo Plugcitários que apresenta a edição Nordeste na capital baiana no próximo dia 01 de dezembro, a partir das 8h30, no Hotel Bahia Mar.
Para quem deseja tirar os planos do papel, apostar no empreendedorismo e usar a internet para alcançar pessoas interessadas em seus produtos e serviços investindo pouco, é uma boa oportunidade. “As mídias sociais se tornaram fortes canais de negócios, mas tudo precisa ser feito a partir de planejamento, estratégias, conteúdo pertinente. Fazendo de qualquer maneira a possibilidade de fracasso é quase total, comprometendo um projeto que tem potencial para ser um sucesso”, explica o especialista em marketing digital Marcelo Antonioli, um dos palestrantes do evento.

Além dele, nomes como o diretor do Plugcitários Erickson Monteiro, a Digital Strategist da Resultados Digitais (RD) Carolina Lima, e a gerente de conteúdo da FBiz, compõem a grade de palestras focadas em conteúdo e dicas práticas para os participantes. Para os interessados as vagas já estão abertas e a inscrição pode ser feita através do site:  https://mktdigitaltrends.com/.

Praia do Forte recebe o 13º Tempero no Forte com as bênçãos de baianas, maculelê e presença de chefs





Destino turístico do Litoral Norte celebra a gastronomia até o dia 9 de dezembro

Seguindo a tradição, a farra gastronômica invadiu a vila de Praia do Forte na noite dessa quinta-feira, 29, e atraiu turistas e visitantes na abertura calorosa do 13º Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia, embalado por uma autêntica apresentação artística das baianas da região e também do Grupo de Maculelê do Centro Cultural Berimbau Arte Brasil. Nesta edição, o Camarão é o tema da vez, sendo o ingrediente principal dos pratos servidos nos 25 restaurantes participantes, assinados por renomados chefs convidados e locais.

Depois da saída do pórtico do festival, na entrada da vila, o clima foi de alegria com os chefs convidados e de Salvador se confraternizando durante o cortejo das baianas. Dentre eles, William Ribeiro, Dani Dahoui, Laura Estima, Isaías Neries, Fernando Cerqueira, Sandro Borges, Danilo Fernandes, Ricardo Brito, que foram até a Cozinha Show para prestigiar a chef e curadora do Tempero no Forte, Tereza Paim, que abriu, com cadeiras lotadas, a programação intensa de aulas show, preparando um delicioso vatapá de polvo e camarão.

“O festival é de muita importância para esse destino turístico e precisamos cada vez mais manter viva essa produção gastronômica, que envolve chefs, cozinheiros e toda a comunidade”, disse Tereza. “O nosso vatapá é incrível e possui várias possibilidades de ser preparado”, disse a chef, que aproveitou a noite e autografou seu livro Na mesa da baiana. Quem também marcou presença no primeiro dia do evento foi o secretário de cultura e turismo do município de Mata de São João, Alexandre Rossi. “Praia do Forte é sinônimo de gastronomia. Muito feliz em abraçar esse evento cheio de sabor, arte e cultura”, disse. 

Seguindo até o dia 9 de dezembro, o Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte é realizado pelo Governo Federal, com Patrocínio da Cielo, através do Ministério da Cultura, e do Hiperideal, através da Lei de Incentivo Estadual Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Bahiatursa. Conta também com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Senac, Turisforte e CLN/Invepar. Mais detalhes e outras informações podem ser conferidas no site www.temperonoforte.com.br ou no perfil do Instagram @temperonoforte.

Tokai Gourmet é premiado pelo Veja Comer & Beber Salvador 2018/19


Tokai Gourmet está em festa! Inaugurado há seis anos no Espaço Gourmet do Shopping Barra, o restaurante recebeu uma das premiações mais importante da gastronomia local: o Prêmio Veja Comer & Beber Salvador 2018, na categoria Melhor Restaurante Japonês. Nomeado através da votação de profissionais da área e jurados técnicos, o feito reforçou ainda mais a consolidação do restaurante como um dos melhores especializados em culinária oriental da capital, ficando a frente de renomadas casas premiadas na Bahia por mais de 10 anos consecutivos.

E como forma de comemorar a premiação e confraternizar neste fim de ano, o Tokai Gourmet irá promover um jantar de degustação para formadores de opinião, influenciadores de gastronomia e imprensa, na próxima sexta-feira, 7 de dezembro. O consultor-chef do restaurante, Bruno Teramoto, virá a Salvador exclusivamente para lançar o novo cardápio japonês, juntamente com a chef Guta Domenech, que irá apresentar o menu tailandês e chinês da casa.

O empresário e um dos sócios da rede, Múrcio Dias, destacou o prêmio como resultado de um trabalho intenso, com a chancela de grandes profissionais na equipe e utilização de produtos de alta qualidade. "Há 06 anos trabalhamos para proporcionar aos nossos clientes uma nova experiência gastronômica, sempre trazendo novidades ao cardápio e os melhores profissionais da área para garantir excelência e aliar a alta gastronomia tradicional japonesa com a ousadia de grandes chefsnipônicos. Esse reconhecimento nos deixa muito feliz e nos impulsiona a querer fazer ainda mais e melhor para os soteropolitanos”, conta. O encontro no dia 07 será para convidados.

Equipe premiada

Entre os profissionais que fazem parte da equipe do restaurante e responsáveis por esse prêmio estão a gourmet e chef Guta Domenech, que comanda a cozinha há mais de 12 anos e é responsável pela criação dos pratos tailandeses e da alta gastronomia chinesa do Tokai; e o consultor e chef convidado Bruno Teramoto, que vem especialmente de São Paulo, de tempos em tempos, para contribuir com sua larga experiência na culinária nipônica na reformulação do menu e treinamento de toda a equipe. Com um vasto currículo e passagens por grandes restaurantes orientais de referência, Teramoto aperfeiçoou sua técnica trabalhando ao lado de renomados chefs como Alex Atala, do restaurante D.O.M., em São Paulo; Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita; além de passar pela cozinha do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e atualmente comandar os restaurantes do Google, na capital paulista.
Além da cozinha, o Tokai Gourmet conta também com renomados profissionais responsáveis, por exemplo, pelo projeto arquitetônico do restaurante, assinado por Sidney Quintela, que promoveu pequenas mudanças na estrutura para promover um ambiente ainda mais agradável e acolhedor aos clientes; e da stylist Livia Cady, que foi responsável pela assinatura de toda a farda dos funcionários.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01) será marcado por caminhada e testagem para HIV e sífilis com unidade móvel no Porto da Barra


Mais de 15 instituições de apoio participarão da ação

Neste sábado (01), o mundo inteiro comemora, há 30 anos, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Para marcar a data e dar início à programação do Dezembro Vermelho em Salvador, o Projeto Viva Melhor Sabendo Salvador, uma iniciativa do GAPA, juntamente com a UNICEF, em parceria com a UNAIDS e a Secretária de Saúde de Salvador, promoverá um ato com mais de 15 entidades baianas que trabalham com HIV. A ação contará com uma caminhada do Porto da Barra ao Farol e com testagem para HIV com uma unidade móvel. 

O objetivo é contribuir no acesso do diagnóstico para o HIV e melhorar a atenção dos serviços se saúde públicos de Salvador, com foco na população jovem. A estratégia se encontra no compromisso assumido pelo município de Salvador através da Declaração de Paris, para alcançar  as metas 90-90-90, que  estabelecem até 2020:  90% de todas as pessoas infectadas com HIV conhecerão seu estado sorológico; 90% dessas pessoas diagnosticadas com HIV receberão terapia antirretroviral ininterruptamente e 90% das pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral.

Segundo a coordenadora executiva do GAPA, Rosa Marinho, "Falar em prevenção torna-se cada vez mais importante, uma vez que foi graças a ela que foi possível controlar e diminuir os casos de AIDS no Brasil nos últimos 30 anos. Entretanto, temos visto que o índice de infecção continua maior entre os jovens e por isso, iniciativas como o Projeto Viver Melhor Sabendo Jovem Salvador são tão importantes. Trata-se de um projeto feito e coordenado por jovens, o que facilita o acesso e o diálogo com a comunidade e oportuniza a testagem onde o governo não chega, com a unidade móvel itinerante do projeto. Essa testagem extra muro das unidades de saúde têm aumentado o diagnóstico precoce e, portanto, a eficácia no tratamento da doença para barrar a transmissão. O GAPA está muito feliz em coordenar esse projeto."

Instituições participantes: Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa- CEDAP,  GAPA Bahia, Instituição Beneficente Conceição Macedo- IBCM, Pastoral da AIDS da Bahia, Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids- UNAIDS, UNICEF, SAE São Francisco, SAE Marymar Novais, SEMAE Liberdade,  Secretaria de Saúde da Bahia- SESAB; Secretaria Municipal de Saúde- SMS, RNP+/BA, Cidadãs PositHIVas/BA,  Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado- Fundação Pedro Calmon

Programação:

1/12 
15 às 19h - Ato e Caminhada do Porto da Barra ao Farol (ou vice versa) com todas as instituições e convidados. Testagem no Porto da Barra com Unidade Móvel.
19h - Show Solidariedade (ingresso 1 lata de leite em pó) 
Praça Teresa, Batista - Pelourinho

2/12
16 a 20h Testagem para HIV, Sifilis e Hep-C e B
Arena Fonte Nova SAE São Francisco

3/12
Sessão Científica SESAB. “AIDS: desafios iniciais e de sempre”
Auditório da Secretaria de Segurança Pública - CAB

4/12
8 a 12h 1° Seminário Municipal de HIV e Aids. Um olhar sobre o cuidado.
Auditório UNIJORGE – Av. Tancredo Neves

5/12
8:30 às 17h - V Jornada Baiana de Infectologia e I Jornada Baiana de IST e HIV
Anfiteatro da UNEB

9h à 12h -  Seminário: A discriminação como fator influenciador na Adesão
Auditório Multicentro Liberdade

Mobilização sobre prevenção das IST e HIV e importância do diagnóstico precoce, nas
escolas.
Escolas do Centro da Cidade

6/12
Ação de testagem para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV.
Biblioteca Central do Estado - Barris

7/12
09h à 17h, IV Seminário PositHIVamente
Centro Cultural da Câmara dos Vereadores

10h à 12h Roda de Conversa- Atualização em tratamentos para HIV
Auditório CEDAP

11/12
Ação de testagem (TESTE RÁPIDO) para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV para os colaboradores da CMS.
Câmara Municipal de Salvador

12/12
9h Seminario e Visita ao Novo Instituto Couto Maia - ICOM
Novo Instituto Couto Maia - Águas Claras

17/12
Apresentação do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador e Seminário de Atualização em HIV e AIDS para profissionais e gestores de saúde de Salvador.
Auditório da Faculdade de Medicina- Pelourinho

19/12
Ação de testagem (TESTE RÁPIDO) para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV
Arena Fonte Nova

Feijoada do Amor acontece no Zen Salvador neste domingo, dia 02


O evento beneficente terá shows de Tico, Rafa Gouveia, Demorô e GelaSamba


Neste domingo, dia 02, o Zen Salvador vai receber o evento Feijoada do Amor, a partir das 12h, com os shows de Tico, Rafa Gouveia, Demorô e GelaSamba.  A festa idealizada pelos voluntários do projeto social Amor em Ação, que tem como foco principal a assistência às pessoas em situação de rua de Salvador e região metropolitana, e pelos parceiros que fazem acontecer esse grande evento.  Além dos grandes shows o público presente poderá degustar uma deliciosa feijoada servida no terraço da casa.

Todo valor arrecadado através da venda dos ingressos da feijoada será revertido em auxílio e benefício para os  moradores de rua e os mais necessitados, sejam na compra de confecções, doações de quentinhas, auxílio de cestas básicas entre outras ações.  A entrada custa apenas R$ 35,00, valor do primeiro lote promocional, e podem ser aduqidos na Sympla, Zen e com os diretores.

Mais informações por direct ou WhatsApp (71) 99147-1043

Domingo, 02 de dezembro

O que: Feijoada do Amor
AtraçãoTico, Rafa Gouveia, Demorô e GelaSamba
Hora: 12h (abertura da casa)
Ingressos: R$35,00
Informações e reservas: (71) 99147-1043

Abertura do Fera Photo Festival movimentou a Rua Chile





Evento que acontece até esse domingo, 2, no Fera Palace Hotel
reúne mais de 25 fotógrafos da cena baiana

Centenas de pessoas atenderam ao convite de Adriana Cravo e Mariana Bittencourt, da Musa Projetos Culturais e Empreendimentos Criativos, e prestigiaram a abertura da primeira edição do Fera Photo Festival, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile, na noite desta quinta-feira, 29. O evento, que reúne mais de 25 fotógrafos expondo suas obras em 18 estandes, até esse domingo, 2, movimentou o hotel que abriu as portas para sediar a feira. A visitação é das 10h às 20h, com entrada gratuita.

Pela primeira vez o público pôde conferir, em um único espaço, grande parte da produção fotográfica feita na Bahia, e conheceu os novos artistas desta linguagem que estão despontando no mercado de arte. Além dos estandes reunindo as obras destes fotógrafos, o público também teve acesso a toda a cadeia produtiva da fotografia que inclui processos de impressão de alta tecnologia, livros de arte, galerias e institutos que atuam neste mercado como o Instituto Mario Cravo e a Fundação Pierre Verger. 


Serviço
O que: Fera Photo Festival 
Quando: De 30 de novembro a 2 de dezembro, das 10h às 20h
Onde: Fera Palace Hotel, na Rua Chile
Entrada gratuita

Via dos Corais e Sobrado da Vila recebem chefs Sandro Borges e Beto Pimentel durante realização do 13º Tempero no Forte



Gastronomia de altíssimo nível, música instrumental e variada, e artes à beira-mar formam o tripé da 13ª edição do Tempero no Forte e o Hotel Via dos Corais e a Pousada Sobrado da Vila, dirigidos por Rosa Brandão e Firmo Azevedo, estão em ritmo acelerado com a realização deste importante Festival de Cultura e Gastronomia, que vai até 09 de dezembro, na Praia do Forte. O evento, que se estende por 11 dias no paradisíaco vilarejo do Litoral Norte e outros lugarejos do entorno – como Arembepe, Diogo e Guarajuba – tem sua estrutura montada com a charmosa decoração do Atelier da Vila, da arquiteta Rosa Brandão.
Já consagrado no calendário nacional de eventos gastronômicos e turísticos, participam do festival 25 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis da região. Dez chefs convidados de Salvador e de outros estados e 15 dos restaurantes locais e do entorno desfilarão receitas à base de Camarão, o tema deste 13º Tempero no Forte, propondo uma viagem com gosto de sal e sol, para tornar inesquecível a experiência sensorial nesse paraíso à beira-mar.
Dentre as atividades que fazem parte do evento está a Cozinha Show, que desde o primeiro ano do festival leva chefs estrelados de todo o Brasil para, gratuitamente, compartilharem suas experiências gastronômicas com moradores e turistas de passagem pela Praia do Forte. No Via dos Corais o prato principal leva a assinatura do chef Sandro Borges com seu Camarão Supremo dos Corais e no Sobrado da Vila a grife vem do renomado Beto Pimentel, apresentando a Moqueca de Camarão com Tarioba e Rala Coco.
A programação deste ano conta com a participação da chef Tereza Paim; a doceira gaúcha Laura Estima; do chef do Senac, Sergio Paiva; da chef pernambucana Dani Dahoui, do bistrô Ruella, em São Paulo; do chef Fredy Miranda, do Tivoli Ecoresort; do paulista William Ribeiro, também do Tivoli; do influenciador digital paulista Marcelo Sampaio; e da chef premiada Morena Leite, do Capim Santo.

AIDS: quase metade dos nordestinos não está usando a camisinha no ato sexual




Mais de 40% dos nordestinos estão usando cada vez menos a camisinha, segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira. De acordo com o clínico geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, vale um alerta principalmente para os jovens, que estão mais suscetíveis a contrair o vírus.  Isso ocorre porque este público costuma ter mais parceiros, está se protegendo menos e não tem a consciência da gravidade da doença.

“Por mais que seja amplamente conhecida, tanto na forma de contágio como na prevenção, ainda falta conscientização, especialmente entre os jovens. A camisinha ainda continua sendo a forma mais eficaz de evitar a doença durante o sexo vaginal, anal e oral. Além disso, é fundamental evitar o uso de drogas, com compartilhamento de agulhas e seringas”, reforça o médico.

Guilherme Lazzari ainda explica que é aconselhável fazer regularmente o teste e sempre que houver situação de risco, a exemplo do sexo desprotegido. “Existem avaliações rápidas realizadas, gratuitamente, em postos de saúde. Vale ressaltar ainda que quem transou sem proteção pode ter contraído a doença, mesmo com o exame dando negativo inicialmente, visto que os sintomas podem ser silenciosos e demorar a aparecerem”, detalha o médico.

Tratamento
Em casos de urgência - exposição não protegida ao vírus (sexo sem proteção ou rompimento de preservativo) - o Ministério da Saúde alerta para o uso do kit conhecido como Profilaxia Pós-Exposição (PEP), distribuído pela Rede Pública de Saúde, mas pouco conhecido pela população. Trata-se de um tratamento de quatro semanas com doses diárias de medicamentos contra o vírus, em forma de pílulas, que pode reduzir as chances de infecção após a exposição ao HIV. O tratamento deve ser iniciado em até 72 horas e não pode haver interrupções. 

“Atualmente, pessoas que convivem com o vírus podem ter uma vida bastante normal. O tratamento consiste em uma série de cuidados e mudanças no estilo de vida, assim como a tomada de medicamentos chamados antirretrovirais. O esquema de tratamento pode variar de acordo com o estágio da doença e com a aceitação do paciente aos efeitos colaterais apresentados”, conta Lazzari.

Já a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – é o uso de medicamentos antes da exposição ao vírus, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar e deve ser utilizada se a pessoa acha que pode ter alto risco para adquirir o vírus. Segundo o site do Ministério da Saúde, a PrEP não é para todos e também não é uma profilaxia de emergência, como é a PEP.  Os públicos prioritários são as pulações-chave que concentram a estatística de mais casos de HIV no país: homossexuais (homens); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parceiros(as) sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

ABAP-BA CELEBRA 40 ANOS


A festa de comemoração acontece no dia 06/12, no Restaurante Amado. Ao longo de 2018, a Associação desenvolveu diversas ações para fortalecimento do setor da propaganda no estado

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Bahia (Abap-BA) festeja seu aniversário de 40 anos em evento no Restaurante Amado na próxima quinta-feira, 06, a partir das 19h. Na ocasião, a entidade homenageará os anunciantes mais importantes na história da propaganda baiana e que foram relevantes nessas quatro décadas de atividades. Escolhidos pelas agências, eles vão receber troféus, que são verdadeiras obras de arte assinadas pelo artista plástico Leonel Mattos. Quem também recebe a homenagem são os ex-presidentes da Abap ao longo da sua trajetória.
A animação do evento fica por conta de Ana Mametto. Com sua sonoridade que mistura ritmos, swing e poesia, a cantora apresenta o “Mar de Caymmi e Vinícius”, um repertório inspirado nos artistas Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, além de canções contemporâneas da MPB.
Ao longo de sua trajetória, a Abap-BA vem se destacando pela  atuação em prol do fortalecimento do setor publicitário local. Desde o início do ano, para marcar as comemorações dos seus 40 anos, a Associação organizou um calendário de ações voltadas para a atualização de conhecimento e o compartilhamento das melhores práticas do mercado de publicidade e propaganda.
Um ano a todo vapor – um dos eventos organizados pela entidade esse ano abordou o compliance, quando uma organização age em acordo com as leis e os regulamentos, sejam eles internos ou externos. Foi o Café com Compliance, realizado em abril, onde diversos especialistas discutiram a aplicação do conceito na publicidade.

Para reunir profissionais da área num momento de descontração e conhecimento e trazendo uma proposta diferenciada, em maio, aconteceu o Chacoalhada, que teve como principal atração o premiado publicitário Átila Francucci abordando o tema “Ação, luzes, câmera – A comunicação nos tempos modernos”.

Outro destaque na programação de 40 anos da Abap foi o curso de Métricas Digitais, realizado em julho com o objetivo de capacitar as agências sobre as melhores técnicas e estratégias para mensurar e metrificar ações de marketing digital, como webanalytics, campanhas e mídias sociais. O treinamento foi conduzido pela professora Leticia Vitale, da São Paulo Digital School.

Em setembro, foi a vez do OOH Summit, evento promovido pela Associação para discutir a mídia digital out-of-home. Na ocasião, especialistas da JCDecaux – multinacional com trabalho de referência na área de mídias externas – abordaram a importância dessa mídia, presente no mobiliário urbano, aeroportos, estações de metrô etc, e sua recente transformação para o formato digital, capaz de oferecer uma melhor interação entre a mensagem e seu público-alvo.
Na avaliação do presidente da Abap-BA, Americo Neto, a realização desses eventos ao longo do ano reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do segmento no estado. “É uma maneira de fortalecer o nosso setor, contribuindo para colocar o mercado mais em evidência e mostrar a importância da publicidade para a economia”, declara. “Por isso, nos empenhamos em promover todas essas ações de atualização de conhecimento, networking e troca de informações. Um esforço que faz parte da nossa missão ao longo dessas quatro décadas. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da propaganda”.  

Árvore dos Sonhos realiza desejos de crianças carentes


A ação do Shopping Barra visa presentear 3,5mil crianças com a ajuda de clientes.


Foto: Roberto Abreu

O projeto Árvore dos Sonhos, promovido pelo Shopping Barra, vai possibilitar mais uma vez aos seus clientes a oportunidade de presentear de forma personalizada crianças de instituições filantrópicas. Para contribuir com o projeto, os cartões com o desejo de cada criança estarão disponíveis em árvores espalhadas nos quatro pisos do Barra de 1° a 18 de dezembro. Somente este ano a previsão é de beneficiar cerca de 3,5 mil meninos e meninas de 14 entidades.

“A Árvore dos Sonhos continua realizando os desejos de milhares de crianças e adultos. A alegria em participar do projeto é mútua, tanto para quem ganha quanto para quem oferece os presentes. Por isso, seguimos ao lado dos nossos clientes com esse propósito de promover a felicidade”, conta a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito. O projeto criado há 18 anos já atingiu a marca de mais de 90 mil crianças presenteadas. Vale lembrar que os presentes devem ser levados pessoalmente ao shopping. As pessoas que desejarem entrega-los diretamente para os pequenos podem se cadastrar na Loja dos Sonhos (L3 Oeste) e participar dessa experiência.

Zambiapunga e Terreiro Tumba Junsara são declarados Patrimônio Cultural da Bahia


Decretos foram publicados nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado


Dois importantes símbolos de história, identidade e resistência, a manifestação popular Zambiapunga e o terreiro da nação Angola, Tumba Junsara, são oficialmente Patrimônios Culturais do estado da Bahia. Os decretos, assinados pelo governador Rui Costa, foram publicados na edição desta sexta-feira (30), do Diário Oficial do Estado. A partir disto, o bem cultural Zambiapunga é registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia, e o Tumba Junsara tombado como Patrimônio Material da Bahia.

Presente em municípios do Baixo Sul baiano, como Cairú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, a manifestação Zambiapunga liga-se profundamente a aspectos culturais e religiosos importados do continente africano, mais especialmente, dos povos de língua Banto. Tradicionalmente, o grupo sai às ruas na véspera do Dia de Finados, vestindo roupas coloridas e máscaras, dançando e despertando a população. A manifestação será inscrita no Livro do Registro Especial das expressões Lúdicas e Artísticas, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Considera-se que a palavra Zambiapunga vem de Zambiapombo, Nzambi Mpungu, Zambi e Nzambi, originárias dos povos Bantu, de onde veio também a tradição do candomblé da nação angola na Bahia. Esses entes sacros seriam correlatos ao deus Olorum do candomblé Ketu, e é sincretizado no catolicismo ao Senhor do Bonfim. Os bantus são originários de Angola e Congo, na África.

Entre os mais antigos terreiros de tradição angola no Brasil, fundado por Manoel Rodrigues do Nascimento e Manoel Ciríaco de Jesus, em 1919, na cidade de Santo Amaro da Purificação, o Terreiro Tumba Junsara, que desenvolve diversas ações afirmativas com objetivo de difundir a cultura e ancestralidade de matriz Africana, foi transferido para Salvador em 1938. O Tumba Junsara tem ligado a si mais de 500 terreiros em todo o Brasil. São casas fundadas por “filhos espirituais” dele provenientes.
O Tumba Junsara se torna o 11º terreiro a obter o tombamento definitivo como Patrimônio Cultural Material da Bahia.  Antes, já foram patrimonializados os terreiros São Jorge da Goméia, Ilê Axé Oxumaré, Pilão de Prata, Ilê Axé Opô Aganju, Ilê Axé Alabaxé, Ilê Axé Ajagunã, Rumpame Ayono Runtólogi, Manso Kilemberkweta Furamam, Mokambo, e Ilê Asipa.