14/11/2018

IV Festival Radioca: três dias de lotação esgotada em 20 horas de música brasileira


Foto: Rafael Barros.

Num Largo Quincas Berro d’Água totalmente personalizado, evento soma público de mais de 3.600 pessoas

O IV Festival Radioca tem missão cumprida. No último final de semana, em três dias de evento, de 9 a 11 de novembro, o Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, lotou de gente para assistir a um total de 11 shows, em 20 horas de música brasileira contemporânea. Mais de 1.200 pessoas passaram pelo local em cada data – incluindo turistas vindos de diversos estados do país –, 56 artistas no total subiram ao palco e muita satisfação foi compartilhada. Tudo correu conforme as boas expectativas que o projeto já imprime na cena local e nacional.

Em torno da ideia de apresentar “A música que você ainda vai ouvir”, o Festival Radioca mapeia o cenário musical do Brasil e lança suas apostas sobre o que o público interessado vai curtir experimentar, ver ao vivo, incluir na rotina. Na noite de abertura da sexta-feira, estiveram na grade Sonora Amaralina (BA), Wado (AL) e Academia da Berlinda (PE). No sábado, a lista incluiu Maria Beraldo (SP), The Baggios (SE), Larissa Luz (BA) e Letrux (RJ). Já no domingo, foi a vez de Duo B.A.V.I. (BA), Don L (CE), Luedji Luna (BA) e Maglore (BA). Destacou-se a diversidade de origens da escalação, vinda de sete estados diferentes, ao mesmo tempo em que a presença de baianos foi recorde, com cinco atrações da Bahia. Entre os muitos momentos inesquecíveis, estão o passeio do corpo de Letrux por sobre a plateia, que a segurou com muitas mãos, e a hipnotizante performance de Luedji Luna, ovacionada pelos presentes.

Cerca de 150 empregos temporários foram gerados, entre profissionais de produção, palco, técnica, recepção, comunicação, fotografia, vídeo, bilheteria, segurança, dentre outros. Os oito bares localizados no Quincas Berro d’Água se beneficiariam com a intensa movimentação no largo, que esteve totalmente decorado, reorganizado e personalizado, com o capricho típico do festival, incluindo ambientes especiais, como o dedicado à feira Pedra Papel Tesouro (PPT), com 11 expositores de impressos, paisagismo, moda e gastronomia.

A Rádio Educadora FM Bahia fez transmissão ao vivo de sete dos shows, tanto via rádio quanto no Portal em internet, possibilitando a audiência de ouvintes no estado e em todo o mundo. Ainda no universo digital, mais de 11 mil seguidores na página do Radioca no Instagram e 10 mil no Facebook acompanharam as notícias em tempo real, enquanto o perfil no Spotify ultrapassou 1,7 mil inscritos para escutar, inclusive, playlists especialmente criadas pelos próprios artistas.

Atraindo investimento de empresas nacionais e injetando recursos financeiros na Bahia, o Festival Radioca teve patrocínio de Natura Musical, parceiro pelo terceiro ano, da Cerveja Devassa e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Sobre Natura Musical – Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 367 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa em 2017 selecionou 33 projetos em todo o Brasil. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário