11/12/2018

Moradores do Bairro da Paz protagonizam espetáculo no teatro SESI Rio Vermelho


Apresentações de dança afro e teatro acontecem na próxima segunda-feira (10)
Moradores do Bairro da Paz são os protagonistas dos espetáculos de teatro e dança afro que acontecerão no dia 10 de dezembro, às 19h, no Teatro SESI Rio Vermelho, para convidados. As apresentações são o resultado das oficinas ministradas durante o segundo semestre deste ano no Programa Avançar, da Santa Casa da Bahia, com recursos do edital Espaços Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos.
Com o nome de “Resistir para Existir”, a peça de teatro é uma narrativa de ficção, baseada na história de fundação do Bairro da Paz, quando os primeiros moradores chegaram à comunidade. As cenas mostram o empenho dos personagens para conquistar o direito de fixar moradia na localidade que nasceu na década de 80. A direção cênica é do professor Luiz Bandeira, com texto de Paulo Neri.
Já o espetáculo de dança afro, chamado “D’versos”, aborda o contexto da cultura urbana e os aspectos problematizadores que permeiam a sociedade contemporânea em relação às diferenças. Dirigida pelo professor Robson Correia, a montagem tem o objetivo de estimular o espectador a refletir sobre suas atitudes para contribuir com o fim da intolerância, em âmbito individual e coletivo.
A Santa Casa da Bahia foi uma das três instituições selecionadas pelo edital Espaços Boca de Brasa no ano de 2018. Com o recurso obtido, a instituição, que já atua há 16 anos no Bairro da Paz, com programas de educação infantil, qualificação profissional, protagonismo juvenil e incentivo à cidadania, pôde oferecer novos projetos à comunidade. Cerca de 200 pessoas foram alunas das oficinas de hip-hop, pintura em tela, dança afro, teatro, grafite, introdução à comunicação e poesia.

Sobre o Programa Avançar
Fundado em 2009 pela Santa Casa da Bahia, o Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação desenvolve projetos e programas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos moradores do Bairro da Paz. O espaço oferta gratuitamente cursos e oficinas para geração de emprego e renda, ações de incentivo à cidadania e protagonismo para crianças, jovens e adultos da comunidade. Cerca de 3.000 pessoas são diretamente impactadas todos os anos, com a prestação de mais de 10 mil atendimentos sociais.

Sobre a Fundação Gregório de Mattos
Fundada em 1986, na 2ª gestão do então Prefeito Mario Kertész, a FGM é o órgão da Prefeitura de Salvador responsável por formular e executar a política cultural na capital baiana. Ligada a Secretaria de Cultura e Turismo do Município, desde 2013, tem como presidente, o diretor teatral Fernando Guerreiro, que trouxe de volta o Projeto Boca de Brasa e o transformou em Espaços Culturais Boca de Brasa. A FGM também vem desenvolvendo diversas ações de fomento a cultura e práticas de incentivo à leitura como o Selo João Ubaldo Ribeiro, o Projeto de incentivo fiscal Viva Cultura, edital Arte Todo Dia, Prêmio Capoeira Viva Salvador, o projeto Caminhos das Leituras, Circuito Reconectar, Patrimônio É..., roda de conversa sobre educação patrimonial e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário