13/02/2019

Aulão do Hapvida +1K incentiva a luta contra o alcoolismo


As atividades acontecem no sábado (16), na orla da capital baiana
Exercícios físicos e união. Esta tem sido a fórmula para a superação da família de Mara Pinheiro, aluna do projeto de corrida Hapvida +1K, que, apesar do consumo esporádico de bebida alcoólica, deixou o hábito para auxiliar no tratamento do marido, que enfrentava problemas com o álcool. Com o objetivo de combater e conscientizar sobre essa realidade, no dia 16 de fevereiro, a partir das 15h, o Hapvida +1K realiza a sua primeira edição do ano, na Av. Otávio Mangabeira. Os participantes contarão com uma programação especial com aula de krav maga, treino de caminhada e corrida, além de atividades voltadas para o público infantil.
O tema desse evento foi pensado para combater uma realidade em todo o Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência de problemas com o excesso de bebidas alcoólicas. O esposo de Mara é apenas um exemplo do que o vício do álcool pode causar, sendo esta uma das dependências químicas mais freqüentes no Brasil.
Uma das primeiras alternativas que Mara encontrou para combater o alcoolismo foi a conscientização seguida da atividade física. “Eu bebia só nos finais de semanas, mas já estava sentindo abstinência quando não fazia consumo do álcool nestes dias. Acabei unindo o útil ao agradável para ajudar meu esposo a deixar o vício do álcool, e acabei fazendo uma grande economia além de cuidar da nossa saúde”, explica Mara.
Para a psicóloga do Sistema Hapvida Saúde, Amanda Ranuza, além do apoio dos amigos e da família, a prática de exercícios físicos é muito importante na recuperação de pessoas que sofrem com qualquer tipo de vício. “Praticar exercícios estimula a produção dos chamados ‘hormônios da felicidade’, como, por exemplo, dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina. Eles estimulam a busca por recompensas, ajudam o corpo a superar dores físicas, colaboram na construção de laços sociais e promovem a sensação de bem-estar e prazer”, explica a psicóloga. “Com isso, a pessoa passa a ser mais autoconfiante, resgata a autoestima, tem mais disposição, aumenta a estabilidade emocional e ainda contribui para um bom relacionamento interpessoal e um melhor comportamento social”, detalha.
Sobre o Hapvida +1K
Realizado em grupo, o treino do Hapvida +1k acontece diariamente, de segunda a sábado, nos bairros do Rio Vermelho, Bonocô, Ribeira, Boca do Rio, Patamares e Stella Maris. Além da corrida, o projeto conta agora com exercícios funcionais que vão estimular a saída dos participantes do sedentarismo.
SERVIÇO
O QUE: Aulão Hapvida+1K de combate ao alcoolismo
QUANDO: 16 de fevereiro, às 15h 
ONDE: Av. Otávio Mangabeira – próximo à antiga sede de praia do Bahia
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário