05/04/2019

Exposição “Pra Lá de Marrakech” reúne diversos olhares do Marrocos por fotógrafos baianos


Garoto marroquino observa espelho d’agua no Jardim de Menara em Marrakech. Crédito: Lucas Almeida (Loda)


exposição fotográfica “Pra Lá de Marrakech” reúne registros realizados durante uma expedição de doze fotógrafos baianos para o Marrocos. A mostra apresenta imagens do país em suas cores, religiosidade, tradição, ruelas e paisagens, durante passagens pelas cidades de Chefchouen (Cidade Azul), Rabat Volubilis, Meknes, Dunas de Merzouga (Erg Chebbi), Gargantas de Toudra, Ouarzazate e Marrakech. A exposição entra em cartaz na galeria Cláudio Colavolpe Photo Art (Av. Paulo VI, 796, Pituba), com vernissage para convidados dia 25/04. A mostra estará aberta para visitação a partir do dia 26/04 até o dia 25/05, com entrada gratuita. 
O principal objetivo da exposição é apresentar ao público parte da beleza, os costumes, o povo e a singularidade da cultura marroquina, a partir do olhar dos fotógrafos Alci Macedo, Amadeu Martinez, Ana Paula Quadros, Cláudio Colavolpe, Emmanuel Correia, Fabriciane Santos, Jane Olliosi, Jorge Spínola, Lucas Almeida (Loda), Magali Abreu, Manuel Chagas e Silvio Benevides. “Marrocos é um país muito colorido. Em Chefchouen, nos encantamos ao fotografar uma cidade toda pintada de azul. Temos também muitas cores nos mercados, vestuários e paisagens únicas. A magnitude do Saara, retratos do povo, landscapes, que são fotos panorâmicas, a arquitetura rica em detalhes das mesquitas e muito mais”, explica Cláudio Colavolpe, fotógrafo e curador da mostra. 
Cada cantinho no Marrocos tem a sua particularidade, seus encantos e belezas. “Em termos de luzes, sombras e personagens, poderíamos estabelecer um paralelo entre a Medina de Marrakech e a Feira de São Joaquim aqui em Salvador, porém numa escala muito maior”, compara o fotógrafo Jorge Spínola. 
Segundo o fotógrafo Silvio Benevides, o maior desafio do projeto foi contornar a resistência dos marroquinos de serem fotografados. “Existe uma lenda que diz que quem é fotografado tem a alma roubada e, por uma questão cultural, eles sentem sua privacidade invadida. Vale a pena conferir como vencemos esta barreira e o resultado do trabalho”, convida Benevides.
Serviço:
Exposição: Pra Lá de Marrakech
Fotógrafos: 
Alci Macedo, Amadeu Martinez, Ana Paula Quadros, Cláudio Colavolpe, Emmanuel Correia, Fabriciane Santos, Jane Olliosi, Jorge Spínola, Lucas Almeida (Loda), Magali Abreu, Manuel Chagas e Silvio Benevides.
Abertura: 25 de abril, às 19h (para convidados)
Visitação: 26 de abril a 25 de maio de 2018. De
 segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 
3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário