17/05/2019

SALVADOR BAHIA AIRPORT APRIMORA RECICLAGEM COM CONSTRUÇÃO DE CENTRAL DE RESÍDUOS



Após inaugurar o novo embarque, o Salvador Bahia Airport fará mais uma entrega das obras de melhoria: a nova Central de Resíduos Sólidos, com capacidade para processa, de forma mais moderna e eficiente, cerca de 3.000 toneladas de resíduos ao ano. O espaço está em fase final de ajustes e começará a operar em sua plenitude no mês de junho.

Desde que a VINCI Airports assumiu a administração do Aeroporto de Salvador, em 2017, até o ano passado, o índice de reciclagem cresceu 35%. Com a nova Central, a previsão é atingir 50% ainda em 2019 e chegar a 100% em 2022. Ou seja, em três anos, o Salvador Bahia Airport destinará a totalmente dos resíduos gerados em suas atividades para que possam ser transformados, eliminando assim o descarte em aterros sanitários.

Para alcançar a meta, alguns desafios são: a redução do uso de embalagens plásticas descartáveis, a separação do lixo por toda a comunidade aeroportuária e a identificação de empresas para processamento de materiais orgânicos e resíduos sanitários.

“Em alinhamento com a estratégia ambiental da rede VINCI Airports, o Salvador Bahia Airport adota o conceito da Economia Circular em sua gestão, buscando alternativas para que seus resíduos não sejam tratados como lixo e, sim, como matéria-prima para outros processos produtivos”, explica o Gerente de Meio Ambiente, Rodrigo Tavares.

Com investimento de 1,482 milhões de reais, a nova Central de Resíduos Sólidos foi planejada considerando todo o fluxo operacional da gestão de resíduos, desde a sua geração até a sua destinação final. Para isso, foi dividida em cinco áreas: segregação dos materiais; baias para acondicionamento dos resíduos; prensagem; lavagem dos carrinhos de coleta e área de expedição, além de copa, vestiários e escritório para os trabalhadores. “O seu projeto foi desenvolvido visando otimizar todo o processo e deixá-lo mais produtivo”, afirma Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário