23/08/2019

Pacientes com Paralisias na Face podem recorrer à Harmonização Orofacial


Foto: MoveComunica
Especialidade já é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia


A Harmonização Orofacial, muito utilizada com o objetivo de melhorar a estética da face, também pode ser uma grande aliada no tratamento de paralisias e dores na face.
Desde o início desse ano, mudanças começaram a ocorrer no atendimento em consultórios odontológicos por conta da edição da Resolução 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que regulamenta a Harmonização Orofacial como especialidade dos Cirurgiões-dentistas. Com isso, foi regulamentado um conjunto de procedimentos de autonomia legal para exercer em sua área de atuação, que engloba o equilíbrio funcional e estético da face.
Segundo especialistas na área, a resolução também traz benefícios para a população, que deve estar atenta à formação e currículo do dentista antes de realizar a escolha do profissional.
Diversos fatores podem causar a paralisia facial. Um dos maiores experts em harmonização orofacial do Brasil, o odontólogo Prof. Dr. Cledson Azevedo, explica que a mais comum é a Paralisia de Bell, de causa idiopática, ou seja, não existe uma razão determinada para que aconteça, mas acredita-se que o stress, mudanças repentinas de temperatura, diabetes, entre outros fatores podem levar a esta paralisia. Além disso, o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto pode ser lesado por um tumor, trauma, inflamação, infecção ou um AVC, que leva à paralização total ou parcial dos músculos da mímica facial, causando transtornos para fala, mastigação, deglutição, além de deformações faciais que causam dificuldades no convívio social.
Uma das maneiras menos invasivas de tratar a paralisia facial é a harmonização orofacial. “Aplicamos a toxina botulínica (proteína produzida pela bactéria clostridium botulinum) no lado hipercinético (não paralisado) e os fios de sustentação no lado paralisado para levantar os tecidos da face ptosados ("caídos"), explica o cirurgião dentista Dr. Thiago Carvalho, que integra o Instituto Internacional de Harmonização Orofacial Cledson Azevedo em Salvador.

Em seguida utiliza-se o ácido hialurônico (substância própria do nosso organismo) para fazer o preenchimento da região malar ("maçã do rosto"), dos lábios, da mandíbula, do mento (queixo) para deixar o rosto mais harmônico. Essa sequência de tratamento é um protocolo criado pelo Dr. Cledson Azevedo, utilizada no Brasil e no Exterior, em pacientes com paralisia facial.
Ele pontua: “É um procedimento indolor, que devolve ao paciente uma aparência normal. O paciente passa a ter mais autoconfiança, alegria ao se olhar no espelho e principalmente retorna ao convívio social, importante para ele e sua família. É um salto na qualidade de vida! ”.
Cabe ao paciente, no entanto, ser criterioso na escolha do profissional que vai realizar os procedimentos que integram a Harmonização Orofacial. A Resolução 198/2019 torna obrigatória a quantidade mínima de carga horária, a titulação dos professores do curso, bem como a titulação do coordenador. O objetivo é preparar cada vez melhor os Cirurgiões-dentistas para atenderem os pacientes e conseguirem resultados com excelência, valendo-se de procedimentos muito menos invasivos do que uma cirurgia, por exemplo.
Sobre o Instituto Internacional de Harmonização Orofacial Prof. Cledson Azevedo
A primeira sede do Instituto Internacional de Harmonização Orofacial fora do Sudeste está sediada em Salvador. A inauguração foi realizada no dia 3 de julho último. Situado no CEO Salvador Shopping, o Instituto, que já é referência nacional, é liderado por um dos maiores experts em harmonização orofacial do Brasil e do exterior, o odontólogo Cledson Azevedo. Ele ministra cursos por toda a América do Sul, Estados Unidos e Europa.
Ele é membro fundador da SBTI - Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, pesquisador e cientista no desenvolvimento de técnicas na área da estética facial como os procedimentos de Toxina botulínica, Preenchimento, Lip Lift, Bioestimularores, Rejuvenescimento,  Bichectomia, Lifting Orofacial com Fios de Sustentação, inclusive com o lançamento do Fio Tri-segmentado semana passada durante o 3o Congresso Internacional de Lifting Orofacial e Rejuvenescimento na Odontologia.
O Fio Tri-Segmentado é a revolução para o levantamento dos tecidos faciais e o rejuvenescimento facial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário