Foto: Fernando Eduardo.
Artistas encerram lista de atrações dos cinco dias do evento, que acontece de 6 a 10 de novembro em Salvador
A 5ª edição do Festival Radioca anuncia as duas atrações que completam a sua programação: o veterano baiano Lazzo Matumbi (BA) e a grande novidade pernambucana Jessica Caitano. O evento, que acontecerá durante cinco dias, entre 6 e 10 de novembro, ocupa diferentes espaços da capital baiana e toda grade está então fechada. Na quarta-feira, Tim Bernardes (SP), Tiganá Santana (BA) e Amaro Freitas Trio (PE) se apresentam no Teatro Castro Alves (TCA). A quinta e a sexta-feira serão na Arena do Sesc-Senac Pelourinho, com shows de Luiza Lian (SP) e Livia Nery (BA), no dia 7, e o “Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP), Josyara (BA) e novamente Livia Nery, no dia 8. No final de semana, dias 9 e 10, na Chácara Baluarte, no bairro do Santo Antônio, com distribuição por data a divulgar, Lazzo e Jessica se juntam aos nomes já divulgados: o encontro de João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP), as cantoras Céu (SP) e Illy (BA), o cirandeiro Mestre Anderson Miguel (PE) com participação de Siba (PE) e as bandas Tuyo (PR), Afrocidade (BA), Dônica (RJ), Abayomy (RJ) com participação de Saulo Duarte (PA) e Tangolo Mangos (BA). Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, plataforma oficial de vendas: www.sympla.com.br/radioca2019.
Músico, intérprete e compositor, Lazzo Matumbi, “a voz da Bahia”, é personalidade fundamental do cenário da música afro-baiana. Com quase 40 anos de carreira, dispensa apresentações para o público diante de sua voz marcante e interpretações de groove inconfundível, com uma musicalidade que mistura ritmos como reggae, samba, jazz, soul e tantos outros batuques de origem africana. Agora, sua obra em renovada evidência merece holofotes de um festival que se dedica a apresentar o que de melhor existe na música brasileira. Com oito discos no currículo, Lazzo está em produção de um trabalho novo, além de estar lançando uma releitura de seu álbum “Atrás do Por do Sol”, que completou 30 anos em 2018 e que, com apoio de Natura Musical, é revivido com outros artistas cantando os sucessos que o compõem. As novidades que não para de criar se somam a um repertório atemporal de canções como “Alegria da Cidade”, “Do Jeito que seu Nego Gosta” e “Me Abraça e me Beija”.
Já Jessica Caitano é daqueles fenômenos que dão primeiros sinais já com total arrebatamento. Artista multifacetada, é cantora, compositora, rapper, coquista, repentista, percussionista, poetisa, declamadora, educadora e ativista. Nascida no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, terra dos lendários repentistas nordestinos, assina projeto solo em que desenvolve sua verve poética e seu flow agressivo e empoderado, em parceria com o produtor Chico Correa. Sua narrativa representa a mulher nordestina, suas lutas e a conexão com a terra, o coco de roda e os folguedos locais. O show é festivo, mas sem cair no discurso vazio: a festa e o terreiro também são lugares de consciência. Ao misturar a cultura popular com batidas urbanas, Jessica evidencia ancestralidade e contemporaneidade numa performance surpreendente.
O Radioca
“Acreditamos que existe um fio condutor que rege as transformações que estamos vendo na música brasileira, e isso está ligado à criatividade transformadora do brasileiro, que nós enxergamos como nossa identidade tropical”, afirma Gabriel D’Angelo Braz, gerente de Marketing da marca Devassa, do Grupo HEINEKEN no Brasil. “Desenvolvemos uma rede de parceiros com os principais produtores culturais de todo o Brasil e juntos cocriamos uma plataforma que enaltece o movimento da nova música brasileira”, completa Gabriel.
Pelo quarto ano, Natura Musical aposta no Radioca. “O Natura Musical busca alavancar o desenvolvimento da cena independente da música brasileira. Por isso, entendemos que apoiar festivais regionais é decisivo para essa finalidade. Os festivais estimulam todo o ecossistema da música, graças ao seu potencial de formar público e criar novas pontes entre artistas e audiência”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
“O Radioca traça, anualmente, um panorama de tendências da música brasileira, com a participação de artistas consagrados e nomes em ascensão. É um evento que favorece o intercâmbio entre músicos baianos e de outros estados e, além disso, tem o compromisso com a reflexão sobre a cadeia produtiva da música”, avalia Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA.
Sobre Devassa – Tropical Transforma
A marca lança uma plataforma musical com o objetivo de dar voz, e palco, ao que chama de nova música tropical brasileira, além de ser um canal aberto de conteúdo e reflexões sobre todas essas transformações culturais. Em fevereiro, Devassa apresentou seu novo posicionamento, “Tropical Transforma”, que enaltece a criatividade transformadora brasileira como representação do que quer dizer “tropical”, deixando para trás clichês que automaticamente remetem à palavra: praia, sol, coqueiros. Com isso, busca mostrar que a música é uma das principais manifestações por onde esses signos culturais brasileiros vêm se ressignificando. Devassa é hoje patrocinadora dos principais festivais de música brasileira do país, entre eles Radioca, Bananada, Sarará, Do Sol, Serasgum, GTR, Wehoo, entre outras iniciativas.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.
Sobre Fazcultura
Parceria entre a Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
6, 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2019
Salvador, Bahia, Brasil
Programação:
· 6/11 (qua), 19h30
Tim Bernardes (SP) + Tiganá Santana (BA) + Amaro Freitas Trio (PE)
No Teatro Castro Alves (TCA)
· 7/11 (qui), 19h30
Luiza Lian (SP) + Livia Nery (BA)
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
· 8/11 (sex), 19h30
“Processo criativo compartilhado: Papo Musicado”, com Tulipa Ruiz (SP) + Livia Nery (BA) + Josyara (BA)
Na Arena do Sesc-Senac Pelourinho
· 9/11 e 10/11 (sáb e dom), 16h
João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP) + Tuyo (PR) + Afrocidade (BA) + Dônica (RJ) + Illy (BA) + Abayomy (RJ) com participação de Saulo Duarte (PA) + Céu (SP) + Mestre Anderson Miguel (PE) com participação de Siba (PE) + Tangolo Mangos (BA) + Lazzo Matumbi (BA) + Jessica Caitano (BA)
Na Chácara Baluarte (Santo Antônio Além do Carmo)
Preços do 2º lote:
· Ingressos para 6/11: R$ 40 e R$ 20
· Ingressos para 7/11: R$ 40 e R$ 20
· Ingressos para 8/11: R$ 20 e R$ 10
· Ingressos para 9/11: R$ 50 e R$ 25
· Ingressos para 10/11: R$ 50 e R$ 25
· Dobradinha Final de Semana: R$ 90 e R$ 45
Vendas:
· Excepcionalmente para o dia 6/11 no TCA: Bilheteria do TCA, SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou canais digitais da Ingresso Rápido (site e aplicativo)
Classificação indicativa: 18 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário